Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Avelar de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19245
Resumo: No atual cenário em que vivemos, em que a cada dia surgem novas tecnologias e meios de informação e comunicação, há uma fusão da comunicação interpessoal e da comunicação de massas, que convivem sob uma mestra matriz em rede. O emissor e o receptor confundem-se numa teia de interações e possibilidades. Torna-se essencial a busca por conhencimento desta realidade, tanto para as relações socioculturais, como para o desenvolvimento académico e para as organizações. Segundo Barichello (2013), devido ao atual contexto digital, a metáfora do ecossistema, difundida pela Ecologia dos Media, ganha folego para a análise e desenvolvimento teórico da comunicação nesta decáda: “Em um cenário de cultura da convergência, borram-se as fronteiras entre comunicação interpessoal e institucional ou massiva. Nem tudo que vem das organizações é massivo; assim como, nem tudo que é produzido pelo público é interpessoal.” (Barrichelo, 2013, p. 70). Cada vez mais o papel da mediação deixa de ser exclusivo das organizações mediáticas, e cada vez mais é necessário para as organizações trabalharem componentes de interatividade e melhoria da experiência dos indivíduos na sua relação com as instituições que compõem a sociedade. Desta forma, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se alinhar conhecimentos, em busca de uma visão holística, que nesta dissertação se pauta em três pilares: a Comunicação Organizacional (fundamentada pela tradição sociocultural, principalmente, nos conceitos de McLuhan e a derivada Ecologia dos Media); a User Experience (‘experiência do utilizador’, baseada principalmente nos contributos teóricos de Norman, Morville e Hassenzahl); e as tecnologias de informação e comunicação (no que toca às ferramentas de Web Analytics e ao tratamento de dados como conhecimento acionável). Para além dos três pilares referênciados, esta dissertação possui um contexto e desenvolvimento voltados para a área de e-commerce, em específico, o E-COMMERCE SONAE MC, que representa as lojas online Continente e Wells, em que foi realizado um projeto - denominado “Ativando Conhecimento” para o desenvolvimento e propagação de dados Web Analytics na organização. O posicionamento científico desta investigação é interpretativista e para a contrução metodológica foi utilizado o Modelo Interativo de Maxwell (2012), como também, as práticas de Estudo de Caso de Yin (2001). Foram definidas três questões de investigação, sendo a questão central: Uma abordagem comunicacional à User Experience é relevante do ponto de vista da estratégia organizacional/de negócio? As técnicas adotadas são maioritariamente qualitativas através do alinhamento teórico das áreas referenciadas, da observação participante e uso de entrevistas. Também foram utilizados métodos quantitativos para a análise de maturidade em Web Analytics da organização de forma comparativa (antes e após a implementação do projeto), sendo portanto uma metodologia mista para triangulação de resultados. Há também o uso da lógica de planeamento experimental no que diz respeito à implementação do projeto e às consequências esperadas. Após o desenvolvimento do projeto e análise do resultados, conclui-se que no atual contexto em vivemos, em principal para organizações que atuem no universo digital, tornase relevante e positiva a perspectiva de uma simbiose entre a Comunicação e a User Experience, pois nas interações humanas, sejam elas quais forem, não existe experiência sem alguma forma de comunicação e o inverso também se aplica. Ao utilizar dos conceitos e estratégias destas áreas de forma holística, alinhadas aos dados Web Analytics, foram obtidos resultados positivos que validam e respondem - dentro do contexto apresentado – a todas as questões de investigação.
id RCAP_2d19077347b8d5d4fd64554192381384
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MCComunicação organizacionalEcologia dos mediaUser experienceWeb analyticsComércio eletrónicoOrganizational communicationMedia ecologyE-commerceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo atual cenário em que vivemos, em que a cada dia surgem novas tecnologias e meios de informação e comunicação, há uma fusão da comunicação interpessoal e da comunicação de massas, que convivem sob uma mestra matriz em rede. O emissor e o receptor confundem-se numa teia de interações e possibilidades. Torna-se essencial a busca por conhencimento desta realidade, tanto para as relações socioculturais, como para o desenvolvimento académico e para as organizações. Segundo Barichello (2013), devido ao atual contexto digital, a metáfora do ecossistema, difundida pela Ecologia dos Media, ganha folego para a análise e desenvolvimento teórico da comunicação nesta decáda: “Em um cenário de cultura da convergência, borram-se as fronteiras entre comunicação interpessoal e institucional ou massiva. Nem tudo que vem das organizações é massivo; assim como, nem tudo que é produzido pelo público é interpessoal.” (Barrichelo, 2013, p. 70). Cada vez mais o papel da mediação deixa de ser exclusivo das organizações mediáticas, e cada vez mais é necessário para as organizações trabalharem componentes de interatividade e melhoria da experiência dos indivíduos na sua relação com as instituições que compõem a sociedade. Desta forma, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se alinhar conhecimentos, em busca de uma visão holística, que nesta dissertação se pauta em três pilares: a Comunicação Organizacional (fundamentada pela tradição sociocultural, principalmente, nos conceitos de McLuhan e a derivada Ecologia dos Media); a User Experience (‘experiência do utilizador’, baseada principalmente nos contributos teóricos de Norman, Morville e Hassenzahl); e as tecnologias de informação e comunicação (no que toca às ferramentas de Web Analytics e ao tratamento de dados como conhecimento acionável). Para além dos três pilares referênciados, esta dissertação possui um contexto e desenvolvimento voltados para a área de e-commerce, em específico, o E-COMMERCE SONAE MC, que representa as lojas online Continente e Wells, em que foi realizado um projeto - denominado “Ativando Conhecimento” para o desenvolvimento e propagação de dados Web Analytics na organização. O posicionamento científico desta investigação é interpretativista e para a contrução metodológica foi utilizado o Modelo Interativo de Maxwell (2012), como também, as práticas de Estudo de Caso de Yin (2001). Foram definidas três questões de investigação, sendo a questão central: Uma abordagem comunicacional à User Experience é relevante do ponto de vista da estratégia organizacional/de negócio? As técnicas adotadas são maioritariamente qualitativas através do alinhamento teórico das áreas referenciadas, da observação participante e uso de entrevistas. Também foram utilizados métodos quantitativos para a análise de maturidade em Web Analytics da organização de forma comparativa (antes e após a implementação do projeto), sendo portanto uma metodologia mista para triangulação de resultados. Há também o uso da lógica de planeamento experimental no que diz respeito à implementação do projeto e às consequências esperadas. Após o desenvolvimento do projeto e análise do resultados, conclui-se que no atual contexto em vivemos, em principal para organizações que atuem no universo digital, tornase relevante e positiva a perspectiva de uma simbiose entre a Comunicação e a User Experience, pois nas interações humanas, sejam elas quais forem, não existe experiência sem alguma forma de comunicação e o inverso também se aplica. Ao utilizar dos conceitos e estratégias destas áreas de forma holística, alinhadas aos dados Web Analytics, foram obtidos resultados positivos que validam e respondem - dentro do contexto apresentado – a todas as questões de investigação.In the current scenario that every day emerge new technologies, information and types of media. The scenario of the cyberculture. A place where occurs fusions between the interpersonal communication and the mass communication, who lives and operate under the same master matrix network. In which the transmitter and the receiver confused in a web of interactions and possibilities. It is essential for the socio-cultural relations, as for academic development and for organizations, the search for knology of this reality. According Barichello (2013), due to the current digital context, the metaphor broadcast by the Media Ecology, of an ecosystem for analysis and theoretical development of communication breath wins this decade. "In a culture of convergence scenario, which blurs the boundaries between institutional or interpersonal and mass communication. Not everything that comes from the organizations is massive; and, not everything that is produced by the public is interpersonal "(Barrichello, 2013, p.70). Increasingly, the role of mediation is no longer exclusive to media organizations, and increasingly it is necessary for institutions to work with interactive components and improving the experience of individuals in their relationship with those institutions that make up society. Thus, it becomes increasingly evident the need to match knowledge, searching for a holistic view, which in this work, is guided by three pillars: Organizational Communication (founded by the socio-cultural tradition, especially the concepts of McLuhan and the derivative Media Ecology). The User Experience (based on the theoretical contributions of Norman, Morville and Hassenzahl). And the information and communication technology (with regard to Web Analytics tools and the processing of data as actionable knowledge). In addition to the three referenced pillars this dissertation has a context and development focused on the area of e-commerce, in particular, the ECOMMERCE SONAE MC, which represents the online stores Continent and Wells, whose it was done a project - named "Ativando Conhecimento” (enabling knowledge) for the development and spread of Web Analytics data in the organization - parallel and guided by theoretical components of this dissertation. The positioning of this scientific research is interpretative, it was used the Interactive Maxwell model (Maxwell, 2012), as well, the practice of Case Study (Yin, 2001). Three research questions were defined, being the central issue: A communicative approach to User Experience is relevant from the point of view of organizational strategy / business? The adopted techniques are mostly qualitative, by theoretical alignment through the mentioned areas, the use of interviews and participant observation. Were also used quantitative methods to mesure the Maturity Level in Web Analytics on comparative basis (before and after the implementation of the project) and is therefore a mixed methodology for triangulation results. There is also the use of the experimental design logic with regard to the implementation of design and the expected consequences. After developing the design and analysis of results, it is concluded that in the current context where we live, in principal to organizations operating in the digital universe, it is relevant and positive the prospect of a symbiosis between the Communication and User Experience as in human interactions, whatever they may be, there is no experience without some form of communication and the reverse also applies. By using the concepts and strategies of these areas holistically aligned to Web Analytics data, positive results were obtained that validate and respond - within the context presented - all research questions.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Jéssica Avelar de2016-03-08T09:14:36Z2016-02-0820152016-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19245TID:201336804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:08.589957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
title Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
spellingShingle Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
Oliveira, Jéssica Avelar de
Comunicação organizacional
Ecologia dos media
User experience
Web analytics
Comércio eletrónico
Organizational communication
Media ecology
E-commerce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
title_full Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
title_fullStr Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
title_full_unstemmed Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
title_sort Estratégias e métricas web analytics assentes em contributos da comunicação organizacional e user experience : o caso e-commerce Sonae MC
author Oliveira, Jéssica Avelar de
author_facet Oliveira, Jéssica Avelar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Avelar de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Ecologia dos media
User experience
Web analytics
Comércio eletrónico
Organizational communication
Media ecology
E-commerce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação organizacional
Ecologia dos media
User experience
Web analytics
Comércio eletrónico
Organizational communication
Media ecology
E-commerce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description No atual cenário em que vivemos, em que a cada dia surgem novas tecnologias e meios de informação e comunicação, há uma fusão da comunicação interpessoal e da comunicação de massas, que convivem sob uma mestra matriz em rede. O emissor e o receptor confundem-se numa teia de interações e possibilidades. Torna-se essencial a busca por conhencimento desta realidade, tanto para as relações socioculturais, como para o desenvolvimento académico e para as organizações. Segundo Barichello (2013), devido ao atual contexto digital, a metáfora do ecossistema, difundida pela Ecologia dos Media, ganha folego para a análise e desenvolvimento teórico da comunicação nesta decáda: “Em um cenário de cultura da convergência, borram-se as fronteiras entre comunicação interpessoal e institucional ou massiva. Nem tudo que vem das organizações é massivo; assim como, nem tudo que é produzido pelo público é interpessoal.” (Barrichelo, 2013, p. 70). Cada vez mais o papel da mediação deixa de ser exclusivo das organizações mediáticas, e cada vez mais é necessário para as organizações trabalharem componentes de interatividade e melhoria da experiência dos indivíduos na sua relação com as instituições que compõem a sociedade. Desta forma, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se alinhar conhecimentos, em busca de uma visão holística, que nesta dissertação se pauta em três pilares: a Comunicação Organizacional (fundamentada pela tradição sociocultural, principalmente, nos conceitos de McLuhan e a derivada Ecologia dos Media); a User Experience (‘experiência do utilizador’, baseada principalmente nos contributos teóricos de Norman, Morville e Hassenzahl); e as tecnologias de informação e comunicação (no que toca às ferramentas de Web Analytics e ao tratamento de dados como conhecimento acionável). Para além dos três pilares referênciados, esta dissertação possui um contexto e desenvolvimento voltados para a área de e-commerce, em específico, o E-COMMERCE SONAE MC, que representa as lojas online Continente e Wells, em que foi realizado um projeto - denominado “Ativando Conhecimento” para o desenvolvimento e propagação de dados Web Analytics na organização. O posicionamento científico desta investigação é interpretativista e para a contrução metodológica foi utilizado o Modelo Interativo de Maxwell (2012), como também, as práticas de Estudo de Caso de Yin (2001). Foram definidas três questões de investigação, sendo a questão central: Uma abordagem comunicacional à User Experience é relevante do ponto de vista da estratégia organizacional/de negócio? As técnicas adotadas são maioritariamente qualitativas através do alinhamento teórico das áreas referenciadas, da observação participante e uso de entrevistas. Também foram utilizados métodos quantitativos para a análise de maturidade em Web Analytics da organização de forma comparativa (antes e após a implementação do projeto), sendo portanto uma metodologia mista para triangulação de resultados. Há também o uso da lógica de planeamento experimental no que diz respeito à implementação do projeto e às consequências esperadas. Após o desenvolvimento do projeto e análise do resultados, conclui-se que no atual contexto em vivemos, em principal para organizações que atuem no universo digital, tornase relevante e positiva a perspectiva de uma simbiose entre a Comunicação e a User Experience, pois nas interações humanas, sejam elas quais forem, não existe experiência sem alguma forma de comunicação e o inverso também se aplica. Ao utilizar dos conceitos e estratégias destas áreas de forma holística, alinhadas aos dados Web Analytics, foram obtidos resultados positivos que validam e respondem - dentro do contexto apresentado – a todas as questões de investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-08T09:14:36Z
2016-02-08
2016-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19245
TID:201336804
url http://hdl.handle.net/10400.14/19245
identifier_str_mv TID:201336804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131844804870144