Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1044 |
Resumo: | Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade em contexto clínico e a eficácia da intervenção com pais de crianças entre os 7 e os 13 anos. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas três sessões de grupo e nos três momentos de avaliação. Os resultados evidenciaram melhoria no conhecimento, nas práticas de gestão da asma e na integração equilibrada da asma na vida familiar, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma. |
id |
RCAP_2d19bdedaab1aca76ea6177c1a4d6284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1044 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratórioAsma, Intervenção psicológica, Gestão da doença, PaisConsiderando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade em contexto clínico e a eficácia da intervenção com pais de crianças entre os 7 e os 13 anos. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas três sessões de grupo e nos três momentos de avaliação. Os resultados evidenciaram melhoria no conhecimento, nas práticas de gestão da asma e na integração equilibrada da asma na vida familiar, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.ISPA - Instituto Universitário2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1044https://doi.org/10.14417/ap.1044Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 423-437Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 423-4371646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1044http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1044/pdfda Silva, Cláudia MendesBarros, LuísaSimões, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:07Zoai:ojs.localhost:article/1044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:17.597467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
title |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
spellingShingle |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório da Silva, Cláudia Mendes Asma, Intervenção psicológica, Gestão da doença, Pais |
title_short |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
title_full |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
title_fullStr |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
title_sort |
Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório |
author |
da Silva, Cláudia Mendes |
author_facet |
da Silva, Cláudia Mendes Barros, Luísa Simões, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Luísa Simões, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Cláudia Mendes Barros, Luísa Simões, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Asma, Intervenção psicológica, Gestão da doença, Pais |
topic |
Asma, Intervenção psicológica, Gestão da doença, Pais |
description |
Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade em contexto clínico e a eficácia da intervenção com pais de crianças entre os 7 e os 13 anos. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas três sessões de grupo e nos três momentos de avaliação. Os resultados evidenciaram melhoria no conhecimento, nas práticas de gestão da asma e na integração equilibrada da asma na vida familiar, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1044 https://doi.org/10.14417/ap.1044 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1044 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1044/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 423-437 Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 423-437 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591114489856 |