Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92 |
Resumo: | Este artigo analisa o tema da revitalização de pequenas localidades através do turismo slow folclórico. A arte popular é lenta por natureza: promove o artesanato tradicional, a criatividade, as relações turista-anfitrião e a coesão da comunidade. Como tal, partilha características com o movimento slow, concretamente, com o slow tourism. Neste trabalho, 132 turistas foram inquiridos na localidade de Matyó, na Mezőkövesd, de modo a conhecer o lado slow das suas férias, o consumo dos produtos de folclore e o grau de satisfação com a visita. Os resultados revelam que (1) os visitantes têm conhecimento da existência dos movimentos slow, (2) os inquiridos prontamente escolhem opções de transporte mais slow, (3) há uma ligação entre o consumo mais elevado de produtos folclóricos e uma estada mais longa, e (4) os visitantes ficam muito satisfeitos com o consumo de produtos de folclore. Com base nos resultados, o autor conclui que, no contexto do slow tourism, o aumento do consumo de produtos de folclore pode ser uma forma de revitalizar o turismo em pequenas localidades |
id |
RCAP_2d320124eadd5a2da0f18c5abf20058b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/92 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na HungriaRevitalizing tourism in small regional towns through folklore-driven slow tourism: The example of Matyó land, Hungaryslow tourism; cittáslow; folclore; património cultural intangível; Matyó; Mezőkövesdslow tourism; cittáslow; folklore; intangible cultural heritage; Matyó; MezőkövesdEste artigo analisa o tema da revitalização de pequenas localidades através do turismo slow folclórico. A arte popular é lenta por natureza: promove o artesanato tradicional, a criatividade, as relações turista-anfitrião e a coesão da comunidade. Como tal, partilha características com o movimento slow, concretamente, com o slow tourism. Neste trabalho, 132 turistas foram inquiridos na localidade de Matyó, na Mezőkövesd, de modo a conhecer o lado slow das suas férias, o consumo dos produtos de folclore e o grau de satisfação com a visita. Os resultados revelam que (1) os visitantes têm conhecimento da existência dos movimentos slow, (2) os inquiridos prontamente escolhem opções de transporte mais slow, (3) há uma ligação entre o consumo mais elevado de produtos folclóricos e uma estada mais longa, e (4) os visitantes ficam muito satisfeitos com o consumo de produtos de folclore. Com base nos resultados, o autor conclui que, no contexto do slow tourism, o aumento do consumo de produtos de folclore pode ser uma forma de revitalizar o turismo em pequenas localidadesThis paper raises the issue of revitalization of small town tourism through the lenses of folklore-driven slow tourism. Folk art is slow by nature; it promotes traditional craftsmanship, human creativity, hostlocal relations and community cohesion. Therefore, it has similar characteristics to the slow movement, particularly ‘slow tourism’. In this paper 132 tourists were surveyed at the heart of the Matyó land, in Mezőkövesd, about the slow aspects of their holiday, their folklore consumption and their satisfaction with visit. The findings revealed: (1) visitors have some awareness of the slow movements; (2) respondents readily chose slower transport options; (3) A certain link could be established between more intensive consumption of folklore products and longer stay; (4) Visitors had a high satisfaction rate regarding the consumption of folklore products. Based on the results the author draws the conclusion that boosting the consumption of folklore products in the context of ‘slow tourism’ might be one way of revitalizing tourism in small regional towns.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 27 (2016); 94-119Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 27 (2016); 94-1192182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92/110Copyright (c) 2017 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPecsek, Brigitta; Enyedi György Doctoral School of Regional Sciences, Szent Istvan University2024-01-27T07:45:59Zoai:ojs.dosalgarves:article/92Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:09.192127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria Revitalizing tourism in small regional towns through folklore-driven slow tourism: The example of Matyó land, Hungary |
title |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
spellingShingle |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria Pecsek, Brigitta; Enyedi György Doctoral School of Regional Sciences, Szent Istvan University slow tourism; cittáslow; folclore; património cultural intangível; Matyó; Mezőkövesd slow tourism; cittáslow; folklore; intangible cultural heritage; Matyó; Mezőkövesd |
title_short |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
title_full |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
title_fullStr |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
title_full_unstemmed |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
title_sort |
Revitalizar a atividade turística em pequenas localidades através do turismo folclórico slow: O caso de Matyó, na Hungria |
author |
Pecsek, Brigitta; Enyedi György Doctoral School of Regional Sciences, Szent Istvan University |
author_facet |
Pecsek, Brigitta; Enyedi György Doctoral School of Regional Sciences, Szent Istvan University |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecsek, Brigitta; Enyedi György Doctoral School of Regional Sciences, Szent Istvan University |
dc.subject.por.fl_str_mv |
slow tourism; cittáslow; folclore; património cultural intangível; Matyó; Mezőkövesd slow tourism; cittáslow; folklore; intangible cultural heritage; Matyó; Mezőkövesd |
topic |
slow tourism; cittáslow; folclore; património cultural intangível; Matyó; Mezőkövesd slow tourism; cittáslow; folklore; intangible cultural heritage; Matyó; Mezőkövesd |
description |
Este artigo analisa o tema da revitalização de pequenas localidades através do turismo slow folclórico. A arte popular é lenta por natureza: promove o artesanato tradicional, a criatividade, as relações turista-anfitrião e a coesão da comunidade. Como tal, partilha características com o movimento slow, concretamente, com o slow tourism. Neste trabalho, 132 turistas foram inquiridos na localidade de Matyó, na Mezőkövesd, de modo a conhecer o lado slow das suas férias, o consumo dos produtos de folclore e o grau de satisfação com a visita. Os resultados revelam que (1) os visitantes têm conhecimento da existência dos movimentos slow, (2) os inquiridos prontamente escolhem opções de transporte mais slow, (3) há uma ligação entre o consumo mais elevado de produtos folclóricos e uma estada mais longa, e (4) os visitantes ficam muito satisfeitos com o consumo de produtos de folclore. Com base nos resultados, o autor conclui que, no contexto do slow tourism, o aumento do consumo de produtos de folclore pode ser uma forma de revitalizar o turismo em pequenas localidades |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/92/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 27 (2016); 94-119 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 27 (2016); 94-119 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066957668352 |