A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Maria de Lurdes Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5401
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_2d4967786a25c057b7f546fee2a6a23e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino BásicoJogo dramáticoTextos narrativosCompetência narrativa1.º Ciclo do Ensino BásicoExpressão dramáticaDramatic playNarrative textsNarrative skils1st Cycle of Basic EducationDramatic expressionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Hoje em dia, as turmas são cada vez mais diversificadas e existe uma necessidadede realizar atividades que captem a atenção e o interesse dos alunos. Deste modo, o professor tem de encontrar atividades que sejam do interesse dos alunos e, simultaneamente, através das quais eles consigam aprender e adquirir aprendizagens significativas. De uma forma geral, os alunos revelam bastante interesse pelas atividades que envolvam as Expressões. No caso específico da Expressão Dramática, esta pode ser uma ferramenta que auxilia na compreensão de elementos de um texto narrativo e possibilita aos alunos serem eles próprios a desempenhar os papéis das personagens que fazem parte da história. Esta investigação teve como principal objetivo perceber a importância da Expressão Dramática na compreensão dos textos narrativos e comparar os resultados da compreensão dos textos nas atividades de leitura e interpretação com as atividades que, para além da leitura e interpretação, envolviam a representação dramática da história. Desta forma, este Projeto de Investigação foi aplicado durante o 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente no âmbito da Prática Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes nesta investigação eram um grupo de 20 alunos pertencentes a uma turma do 4.º Ano da Escola Básica João Roiz. No que diz respeito às metodologias, a que se considerou mais pertinente foi uma metodologia de investigação-ação, em que a observação participante e a reflexão acerca do que foi observado foram bastante importantes. Para além da observação participante, foram utilizados outros instrumentos, tais como um questionário, uma entrevista à professora, notas de campo, a gravação de um vídeo e, ainda, um comentário escrito pelos alunos acerca da influência da dramatização na compreensão do segundo texto trabalhado. Através da análise dos dados recolhidos, é possível compreender que os alunos ficaram bastante motivados com as atividades de dramatização da história e se empenharam por desempenhar os seus papéis o mais corretamente possível. Foi também possível constatar que o facto de serem os próprios alunos a desempenharem o papel de cada uma das personagens e serem eles a contar a história, contribuiu para que compreendessem determinados aspetos da história, que não conseguiam identificar com tanta facilidade através da leitura, como por exemplo, o espaço da ação e a sequência de acontecimentos. Em suma, o Jogo Dramático constitui-se como uma ferramenta importante para que os alunos compreendam alguns aspetos dos textos narrativos, que não conseguem reconhecer somente através da leitura dos mesmos.Nowadays, classes are increasingly diverse and there is a need for activities that capture the attention and interest of students. Thus, the teacher has to find activities that are of interest to students and simultaneously, through which they are able to learn and acquire meaningful learning. In general, students show enough interest in activities that involve expressions. In the specific case of Dramatic Expression, this may be a tool that assists in understanding the elements of a narrative text and enables students to be themselves to play the roles of characters that are part of the story. This research has as goal to understand the importance of Dramatic Expression in understanding narrative texts and compare the results of comprehension of texts in the reading and interpretation activities with the activities, in addition to reading and interpretation, involving the dramatic representation of history. Thus, this research project was implemented during the 2nd year of Master's Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education, more specifically in the Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education. Participants in this research were a group of 20 students belonging to a class of Year 4 of the Basic School João Roiz. In the matter of methodologies, the one considered the most relevant is a methodology of action inquiry, wherein the participant observation and reflection of what was observed was quite important. Besides participant observation were used other instruments, such as an inquiry, an interview with the teacher, field notes, recording a video and also a comment written by students about the influence of dramatization on the understanding of the second working text. Through analyzing the collected data, it is possible to understand that the students were highly motivated with drama activities, the history and pledged to play their roles as accurately as possible. It was also confirmed that the fact of students themselves play the role of each of the characters and are they to tell the story, contributes to understand certain aspects of history that they can not identify so easily by reading it, as for example, the space for action and the sequence of events. In short, Dramatic Expression is a very important tool for students to understand some aspects of the texts, which can not be interpreted by reading them.Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLourenço, Maria de Lurdes Matos2016-11-18T11:31:00Z2016-10-112016-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5401TID:201289300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:28Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:10.226319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Lourenço, Maria de Lurdes Matos
Jogo dramático
Textos narrativos
Competência narrativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Expressão dramática
Dramatic play
Narrative texts
Narrative skils
1st Cycle of Basic Education
Dramatic expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Lourenço, Maria de Lurdes Matos
author_facet Lourenço, Maria de Lurdes Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Maria Madalena Amaral Veiga
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Maria de Lurdes Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo dramático
Textos narrativos
Competência narrativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Expressão dramática
Dramatic play
Narrative texts
Narrative skils
1st Cycle of Basic Education
Dramatic expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogo dramático
Textos narrativos
Competência narrativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Expressão dramática
Dramatic play
Narrative texts
Narrative skils
1st Cycle of Basic Education
Dramatic expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-18T11:31:00Z
2016-10-11
2016-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5401
TID:201289300
url http://hdl.handle.net/10400.11/5401
identifier_str_mv TID:201289300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130821923176448