Potencialidades do Centro Interpretativo da Lagoa Pequena como fator ativo do currículo e espaço de educação não formal
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11635 |
Resumo: | O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena {Sesimbra) foi criado há cerca de dois anos e revela imensas potencialidades como espaço de ensino não formal. O espaço, embora potenciador de uma abordagem de conteúdos curriculares diversos das ciências da natureza, tem potencialidades para abordagens mais integradas mobilizadoras, por exemplo, da Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, entre outras. Consciente deste potencial, a Câmara Municipal de Sesimbra, entendida gestora do espaço, estabeleceu um protocolo com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o objetivo de produção de recursos didáticos para diferentes anos de escolaridade. Esta comunicação pretende assim mostrar a riqueza da Lagoa Pequena, essencialmente no que se refere ao seu enquadramento físico, biológico e geológico, assim como explicar de forma mais pormenorizada os contornos da parceria estabelecida e mencionada anteriormente. |
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Potencialidades do Centro Interpretativo da Lagoa Pequena como fator ativo do currículo e espaço de educação não formalLagoa PequenaCiências da naturezaO Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena {Sesimbra) foi criado há cerca de dois anos e revela imensas potencialidades como espaço de ensino não formal. O espaço, embora potenciador de uma abordagem de conteúdos curriculares diversos das ciências da natureza, tem potencialidades para abordagens mais integradas mobilizadoras, por exemplo, da Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, entre outras. Consciente deste potencial, a Câmara Municipal de Sesimbra, entendida gestora do espaço, estabeleceu um protocolo com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o objetivo de produção de recursos didáticos para diferentes anos de escolaridade. Esta comunicação pretende assim mostrar a riqueza da Lagoa Pequena, essencialmente no que se refere ao seu enquadramento físico, biológico e geológico, assim como explicar de forma mais pormenorizada os contornos da parceria estabelecida e mencionada anteriormente.RCIPLAlmeida, AntónioRíbeiro, FernandoVasconcelos, Clara2020-05-13T09:09:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11635porAlmeida, A. Ribeiro, M. F. & Vasconcelos, C. (2014). Potencialidades do Centro Interpretativo da Lagoa Pequena como fator ativo do currículo e espaço de educação não formal. In Dos Rios Aos Oceanos: alianças em Educação Ambiental para a transição. XXI Jorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:51.378794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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