Inteligência emocional: O diferencial nas organizações educacionais competitivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2050 |
Resumo: | No descortinar deste início de século XXI percebemos a necessidade cada vez mais clara de investimentos no ser humano, nas esferas, familiar, pessoal, profissional e social. Na hierarquia de competências necessárias ao sucesso profissional a emoção ocupa, nos dias atuais, papel de destaque. A maneira como o ser humano lida com os outros e consigo utilizando com inteligência não só a razão, mas principalmente a emoção nas relações laborais proporciona, ou não, o sucesso das organizações. Nas organizações, são os administradores, considerados, por muitos como o maestro do século XXI, que tem a capacidade de saber controlar as próprias emoções e a dos colaboradores para que os mesmos atuem como uma orquestra afinada para que o desempenho e a produtividade laboral sejam a melhor e trabalhem cooperativamente. No tocante a emoção, são descritos dois tipos de inteligência a intra e interpessoal que vêm a constituir-se a essência da inteligência emocional, tal como definidas inicialmente por Salovey e Mayer e depois por Gardner, Goleman e Damásio e através de suas obras. Essa dissertação elenca as emoções como condição indispensável ao planejamento das habilidades educacionais e empresarias no que se refere à liderança e ao processo decisório que são dois quesitos, entre vários, que existem entre o dualismo razão e emoção. Assim, através da pesquisa bibliográfica e empírica realizada em uma instituição que além de ser educacional apresenta também seu aspecto profissional procuramos enfocar a importância da inteligência emocional como diferencial nas organizações competitivas. |
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