A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30839 |
Resumo: | A economia das experiências é um tema que, cada vez mais, apresenta um grande valor no turismo pois, a existência de experiências únicas e memoráveis poderão ser um fator de decisão para a escolha de um destino turístico. Estas também têm uma influência direta na satisfação do visitante e nas intenções de revisita ou recomendação. Desta forma, as organizações empresariais deverão considerar que os visitantes não ficam apenas satisfeitos com a aquisição de um bem ou serviço e, por isso, deverão desenvolver experiências que permitam ao visitante envolver os seus sentidos e, dessa forma, superar as expetativas dos consumidores. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem do destino Aveiro enquanto cidade de experiências, ou seja, analisar a relação entre as experiências oferecidas, a imagem percebida do destino e a satisfação dos visitantes. Com o intuito de responder a este objetivo, realizou-se uma revisão da literatura sobre os temas centrais da dissertação, imagem do destino e economia das experiências, sendo estes fundamentais para o desenvolvimento da metodologia da dissertação. Para o presente estudo optou-se pela utilização da recolha de dados por questionário, recorrendo às redes sociais para alcançar o maior número de respostas possíveis. Desta forma, foi possível concluir que Aveiro apresenta um vasto leque de experiências disponíveis para os seus visitantes e que a oferta de uma experiência turística única, memorável e positiva torna-se importante para a satisfação dos visitantes. Além disso, conclui-se que os visitantes de Aveiro atribuem um grande grau de importância às dimensões da experiência e estas influenciam a imagem que os visitantes têm do destino e a sua satisfação com o mesmo, contudo, a dimensão escapismo é a menos valorizada pelos visitantes. |
id |
RCAP_2d82fdf68dae9ad5ddceeb2537c8e04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiênciasTurismoImagem do destinoExperiências turísticasDimensões da experiênciaSatisfação dos visitantesAveiroA economia das experiências é um tema que, cada vez mais, apresenta um grande valor no turismo pois, a existência de experiências únicas e memoráveis poderão ser um fator de decisão para a escolha de um destino turístico. Estas também têm uma influência direta na satisfação do visitante e nas intenções de revisita ou recomendação. Desta forma, as organizações empresariais deverão considerar que os visitantes não ficam apenas satisfeitos com a aquisição de um bem ou serviço e, por isso, deverão desenvolver experiências que permitam ao visitante envolver os seus sentidos e, dessa forma, superar as expetativas dos consumidores. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem do destino Aveiro enquanto cidade de experiências, ou seja, analisar a relação entre as experiências oferecidas, a imagem percebida do destino e a satisfação dos visitantes. Com o intuito de responder a este objetivo, realizou-se uma revisão da literatura sobre os temas centrais da dissertação, imagem do destino e economia das experiências, sendo estes fundamentais para o desenvolvimento da metodologia da dissertação. Para o presente estudo optou-se pela utilização da recolha de dados por questionário, recorrendo às redes sociais para alcançar o maior número de respostas possíveis. Desta forma, foi possível concluir que Aveiro apresenta um vasto leque de experiências disponíveis para os seus visitantes e que a oferta de uma experiência turística única, memorável e positiva torna-se importante para a satisfação dos visitantes. Além disso, conclui-se que os visitantes de Aveiro atribuem um grande grau de importância às dimensões da experiência e estas influenciam a imagem que os visitantes têm do destino e a sua satisfação com o mesmo, contudo, a dimensão escapismo é a menos valorizada pelos visitantes.The experiences economy is a topic that has great value in tourism, mainly because the existence os unique and memorable experiences can be a factor in deciding the choice of a tourist destination. These also has a direct influence on visitor satisfaction and the intentions of revisiting or recommending. This way, business organizations should consider that visitors aren’t only satisfied with the purchase of a good or service and, therefore, they should develop experiences that allow the visitor to involve their senses and, this, exceeded the consumers expectations. The present investigation aims to analyze the destination image of Aveiro as a city of experiences, that is analyze the relationship between the experiences offered, the perceived image of the destination and the visitors satisfaction. In order to respond to this objective, a literature review was carried out on the central themes of the dissertation, destination image and experiences economy, which are fundamental for the the development of the dissertation methodology. For the present study, was choosen to use data collection by questionnaire, using social networks to achieve the largest number of Answers as possible. This way, it was possible to conclude that Aveiro presents a wide range of experiences available to its visitors and that the offer of a unique, memorable and positive tourist experience becomes important for the visitors satisfaction. In addition, it’s concluded that visitors from Aveiro attach a great degree of importance to the experience dimensions and these influence the image that visitors have of the destination and their satisfaction with it, however, the escapism dimension is the least valued by visitors.2021-03-12T10:50:07Z2021-02-19T00:00:00Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30839porVieira, Joana Sofia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:36Zoai:ria.ua.pt:10773/30839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:50.446268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
title |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
spellingShingle |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências Vieira, Joana Sofia Oliveira Turismo Imagem do destino Experiências turísticas Dimensões da experiência Satisfação dos visitantes Aveiro |
title_short |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
title_full |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
title_fullStr |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
title_full_unstemmed |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
title_sort |
A imagem de Aveiro enquanto cidade de experiências |
author |
Vieira, Joana Sofia Oliveira |
author_facet |
Vieira, Joana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Joana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Imagem do destino Experiências turísticas Dimensões da experiência Satisfação dos visitantes Aveiro |
topic |
Turismo Imagem do destino Experiências turísticas Dimensões da experiência Satisfação dos visitantes Aveiro |
description |
A economia das experiências é um tema que, cada vez mais, apresenta um grande valor no turismo pois, a existência de experiências únicas e memoráveis poderão ser um fator de decisão para a escolha de um destino turístico. Estas também têm uma influência direta na satisfação do visitante e nas intenções de revisita ou recomendação. Desta forma, as organizações empresariais deverão considerar que os visitantes não ficam apenas satisfeitos com a aquisição de um bem ou serviço e, por isso, deverão desenvolver experiências que permitam ao visitante envolver os seus sentidos e, dessa forma, superar as expetativas dos consumidores. A presente investigação tem como objetivo analisar a imagem do destino Aveiro enquanto cidade de experiências, ou seja, analisar a relação entre as experiências oferecidas, a imagem percebida do destino e a satisfação dos visitantes. Com o intuito de responder a este objetivo, realizou-se uma revisão da literatura sobre os temas centrais da dissertação, imagem do destino e economia das experiências, sendo estes fundamentais para o desenvolvimento da metodologia da dissertação. Para o presente estudo optou-se pela utilização da recolha de dados por questionário, recorrendo às redes sociais para alcançar o maior número de respostas possíveis. Desta forma, foi possível concluir que Aveiro apresenta um vasto leque de experiências disponíveis para os seus visitantes e que a oferta de uma experiência turística única, memorável e positiva torna-se importante para a satisfação dos visitantes. Além disso, conclui-se que os visitantes de Aveiro atribuem um grande grau de importância às dimensões da experiência e estas influenciam a imagem que os visitantes têm do destino e a sua satisfação com o mesmo, contudo, a dimensão escapismo é a menos valorizada pelos visitantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12T10:50:07Z 2021-02-19T00:00:00Z 2021-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30839 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137683969146880 |