Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61590 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
id |
RCAP_2d8c3765a45eee89ec4eb20dbeddc66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do MinhoCultura chinesaPortugalInstituto ConfúcioDivulgação culturalEstereótiposChinese cultureConfucius InstituteCultural divulgationEsterotypes中国文化葡萄牙孔子学院文化传播刻板印象Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação EmpresarialDesde a criação do primeiro Instituto Confúcio, em 2004, o projeto espalhou-se a 146 países e regiões até ao final de 2017. Os Institutos têm trabalhado para dar a conhecer e aumentar a influência das cultura e língua milenares chinesas. Contudo, contextos nacionais diversos significam audiências com diferentes traços psicológicos e necessidades culturais. Estas diferenças podem ditar a estratégia e o desenvolvimento futuro da divulgação cultural chinesa, mas o tema ainda não suscitou particular interesse por parte de círculos académicos relevantes. O presente trabalho começa por analisar brevemente a origem dos estereótipos sobre os chineses na sociedade portuguesa e introduz o modelo de divulgação cultural do Instituto Confúcio Central, num contexto intercultural. Descritas as atividades desenvolvidas pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho nos últimos cinco anos, analisa-se o efeito da divulgação em diferentes níveis de cultura, nomeadamente elementos de origem material e comportamental. A iniciativa de um inquérito permitiu listar as atividades mais atrativas para os participantes e deixar algumas sugestões pertinentes para melhorar a eficácia e alcance do conjunto de atividades culturais organizadas pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho.Since the establishment of the world's first Confucius Institute in 2004, the programme has spread to 146 countries and regions by the end of 2017. The Confucius Institutes have worked to raise awareness and increase the influence of this millennial culture and language, over those years. However, diverse national contexts introduce audiences with different psychological traits and cultural needs. These differences may influence the strategy and future development of Chinese cultural dissemination, but the theme has not yet attracted particular interest from relevant academic circles. The present investigation begins by introducing Chinese culture in an intercultural context, briefly examines the origin of stereotypes about the Chinese, and introduces the cultural dissemination model of the Confucius Institute. After describing the activities developed by the Confucius Institute of the University of Minho in the last five years, the author analyzes the effect of dissemination on different levels of culture, namely the acceptance of elements of material and behavioral culture. The application of inquiry allows to know the most attractive activities for the participants and to leave some pertinent suggestions to improve the effectiveness and scope of the set of cultural activities organized by the Confucius Institute of the University of Minho.从 2004年全球第一家孔子学院创办开始,截至 2017年底,孔子学院已经遍布 146个 国家和地区。孔子学院一直致力于提高所在国民众对中国文化的了解,增强这种拥有 千年文化的中文的影响力。然而,不同文化背景下的传播受众必然有不同的心理特质 和文化需求,这些差异可能影响文化的传播策略和未来的发展,但目前学界对这方面 的研究还较少。本研究首先在跨文化背景下探究葡萄牙人对于中国人刻板印象的源头 与现状,进而考察孔子学院的文化传播模式。在描述了过去五年米尼奥大学孔子学院 开展的活动之后,作者分析了不同文化层次的传播效果,即对物质文化和行为文化的 接受程度进行分析。这项调查了解到了最受参与者喜爱的活动并收集了相关的建议, 以期提高米尼奥大学孔子学院组织的文化活动的影响力。Lam, SunUniversidade do MinhoDa Gu20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61590por202286029info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:17:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:17:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
title |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
spellingShingle |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho Da Gu Cultura chinesa Portugal Instituto Confúcio Divulgação cultural Estereótipos Chinese culture Confucius Institute Cultural divulgation Esterotypes 中国文化 葡萄牙 孔子学院 文化传播 刻板印象 Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
title_full |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
title_fullStr |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
title_sort |
Estudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
author |
Da Gu |
author_facet |
Da Gu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lam, Sun Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Gu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura chinesa Portugal Instituto Confúcio Divulgação cultural Estereótipos Chinese culture Confucius Institute Cultural divulgation Esterotypes 中国文化 葡萄牙 孔子学院 文化传播 刻板印象 Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Cultura chinesa Portugal Instituto Confúcio Divulgação cultural Estereótipos Chinese culture Confucius Institute Cultural divulgation Esterotypes 中国文化 葡萄牙 孔子学院 文化传播 刻板印象 Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61590 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202286029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544919257972736 |