O ensino da língua e cultura chinesa como ferramenta de soft power : o caso do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Variani, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242037
Resumo: O Instituto Confúcio, apresentado pelo Governo chinês como um projeto não governamental e sem fins lucrativos, foi criado com o objetivo de promover o entendimento mútuo e a amizade entre a China e os países estrangeiros, assim como a cooperação nas áreas da cultura, ciência e tecnologia. Além do ensino da língua, o Instituto foca também no ensino da cultura chinesa e como essa se manifesta dentro da sociedade, além de oferecer bolsas de estudo. A Hanban está associada ao Ministério da Educação, e é o órgão executivo responsável pela administração dos Institutos. Ao contrário do que é divulgado pela organização, existem evidências que conectam ações de interferência do governo chinês à administração da instituição. A criação dos Institutos Confúcio e o posterior estabelecimento dessas unidades de ensino ao redor do globo gerou um questionamento a respeito do propósito e objetivo da instituição, tendo em vista o crescente protagonismo chinês no cenário mundial. Levando em consideração esse panorama, o objetivo desse trabalho é sondar, entre estudantes que ingressam no IC, como a sua visão sobre o país China se alterou, ou não, após iniciar os estudos na Instituição. A hipótese levantada é a de que os alunos têm sua visão sobre o país influenciada de maneira positiva pelo Instituto Confúcio, através das aulas e atividades culturais oferecidas. Embasado pela teoria liberal e pelo conceito de soft power de Joseph Nye, assim como pelo conceito de soft power com características chinesas de Yu Xintian e Yan Xuetong, esse trabalho buscará compreender como o ensino da cultura e da língua chinesa pelo Instituto Confúcio são utilizados como ferramenta de soft power no caso do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por meio de pesquisa empírica quantitativa e qualitativa.
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