Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10138
Resumo: A linguagem especializada, presente em resumos da esfera acadêmica e jornalística, é mais bem compreendida por alunos universitários quando a orientação do letramento se apóia na perspectiva dialógica da linguagem. Partindo dessa evidência acadêmica, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como eventos de letramento, em que o resumo é adotado como objeto de ensino-aprendizagem, têm efeitos sobre a produção escrita desse gênero discursivo no primeiro ano do curso de Letras da Unifebe (Brusque-SC).Realizou-se um acompanhamento longitudinal da construção do letramento acadêmico de alunos desse curso em 2005. As produções de uma aluna revelam que as orientações de letramento, pelo professor, para compreensão e análise de resumos, não garantem que ela realize produções escritas totalmente adequadas ao gênero. Os motivos são socialmente explicados, seja no espaço da sala de aula, seja na relação com dizeres distantes no tempo e no espaço e com outras identidades sociais desse sujeito letrado. No entanto, e acima de tudo, essas orientações auxiliam na constituição de uma identidade acadêmico-profissional mais crítica.
id RCAP_2d8c9a61e3f3e478af1c50f41432f272
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmicoLiteracy and interlocutive actions within summary's construction in the academic contextLetramento acadêmicoEventos de letramentoResumoSummaryAcademic literacyLiteracy eventsA linguagem especializada, presente em resumos da esfera acadêmica e jornalística, é mais bem compreendida por alunos universitários quando a orientação do letramento se apóia na perspectiva dialógica da linguagem. Partindo dessa evidência acadêmica, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como eventos de letramento, em que o resumo é adotado como objeto de ensino-aprendizagem, têm efeitos sobre a produção escrita desse gênero discursivo no primeiro ano do curso de Letras da Unifebe (Brusque-SC).Realizou-se um acompanhamento longitudinal da construção do letramento acadêmico de alunos desse curso em 2005. As produções de uma aluna revelam que as orientações de letramento, pelo professor, para compreensão e análise de resumos, não garantem que ela realize produções escritas totalmente adequadas ao gênero. Os motivos são socialmente explicados, seja no espaço da sala de aula, seja na relação com dizeres distantes no tempo e no espaço e com outras identidades sociais desse sujeito letrado. No entanto, e acima de tudo, essas orientações auxiliam na constituição de uma identidade acadêmico-profissional mais crítica.The specialized language, contained in summaries of academic and journalistic domains, is better understood by students at University when the literacy orientation is supported by the dialogic language perspective. Consequently, this article aims at analyzing how literacy events, in which summary is considered as object of teaching-learning, have effects on the writing production of this discursive genre in the first year of Unifebe’s Letras Course (Brusque-SC). A longitudinal follow-up students’academic literacy construction, in the course of 2005, has been performed. The writing production of one student indicates that teacher’s literacy orientations, within summaries’ comprehension and analyses, don’t determine that she produces summaries completely right to the genre. The reasons are social situated, whether in the classroom setting, whether in the relation with distant talks in the space and time of this student and with others social identities of this literacy person. Nevertheless, and above all, these orientations help to increase the academic-professional identity in a more critical direction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/UFSC)Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)Universidade do MinhoFischer, Adriana20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10138por"Revista da Unifebe." ISSN 1679-8708. 5 (2007) 19-32.1679-8708info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:17.354973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
Literacy and interlocutive actions within summary's construction in the academic context
title Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
spellingShingle Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
Fischer, Adriana
Letramento acadêmico
Eventos de letramento
Resumo
Summary
Academic literacy
Literacy events
title_short Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
title_full Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
title_fullStr Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
title_full_unstemmed Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
title_sort Letramento e movimentos interlocutivos na construção do resumo em contexto acadêmico
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Eventos de letramento
Resumo
Summary
Academic literacy
Literacy events
topic Letramento acadêmico
Eventos de letramento
Resumo
Summary
Academic literacy
Literacy events
description A linguagem especializada, presente em resumos da esfera acadêmica e jornalística, é mais bem compreendida por alunos universitários quando a orientação do letramento se apóia na perspectiva dialógica da linguagem. Partindo dessa evidência acadêmica, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como eventos de letramento, em que o resumo é adotado como objeto de ensino-aprendizagem, têm efeitos sobre a produção escrita desse gênero discursivo no primeiro ano do curso de Letras da Unifebe (Brusque-SC).Realizou-se um acompanhamento longitudinal da construção do letramento acadêmico de alunos desse curso em 2005. As produções de uma aluna revelam que as orientações de letramento, pelo professor, para compreensão e análise de resumos, não garantem que ela realize produções escritas totalmente adequadas ao gênero. Os motivos são socialmente explicados, seja no espaço da sala de aula, seja na relação com dizeres distantes no tempo e no espaço e com outras identidades sociais desse sujeito letrado. No entanto, e acima de tudo, essas orientações auxiliam na constituição de uma identidade acadêmico-profissional mais crítica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10138
url http://hdl.handle.net/1822/10138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista da Unifebe." ISSN 1679-8708. 5 (2007) 19-32.
1679-8708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132878264598528