ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero. |
id |
UFS-5_0ec25a9bb3ba176884948c305f1b2e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17017 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPELETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEAção de extensãoLetramento acadêmicoResumoExtension projectAcademic literacySummaryO presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.This paper aims to observe the results achieved from an extension course held with undergraduate students of the Federal University of Sergipe (UFS) in 2019, with a focus on academic reading and writing. For this purpose, based on a documentary and descriptive methodology, supported by a qualitative-quantitative approach, an analysis of the production of an informative summary was carried out, requested from the participants at the end of the extension activity. The corpus consists of fourteen texts, analyzed using structured criteria according to the compositional characteristics of the genre, described in NBR 6028: 2003 of ABNT (Brazilian Association of Technical Standards). Thus, this work is in line with studies of academic literacy practices, so the theoretical framework is based on discussions by Lea and Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) and other authors. The analysis of the texts reinforces the relevance of holding academic literacy events during undergraduate courses, as the participants were able to expand the use of textual-discursive aspects and they started to more adequately meet the structural criteria of gender.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1701710.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-672236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017/12460Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, Rayane Araújo MENEZES, Talita Santos AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de 2022-01-12T02:28:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17017Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:28:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE |
title |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
spellingShingle |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE GONÇALVES, Rayane Araújo Ação de extensão Letramento acadêmico Resumo Extension project Academic literacy Summary |
title_short |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
title_full |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
title_fullStr |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
title_full_unstemmed |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
title_sort |
ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE |
author |
GONÇALVES, Rayane Araújo |
author_facet |
GONÇALVES, Rayane Araújo MENEZES, Talita Santos AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de |
author_role |
author |
author2 |
MENEZES, Talita Santos AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Rayane Araújo MENEZES, Talita Santos AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação de extensão Letramento acadêmico Resumo Extension project Academic literacy Summary |
topic |
Ação de extensão Letramento acadêmico Resumo Extension project Academic literacy Summary |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017 10.51951/ti.v11i24 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v11i24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017/12460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67 Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67 Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67 Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67 2236-7403 10.51951/ti.v11i24 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416529809408 |