ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Rayane Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MENEZES, Talita Santos, AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.
id UFS-5_0ec25a9bb3ba176884948c305f1b2e53
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17017
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPELETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEAção de extensãoLetramento acadêmicoResumoExtension projectAcademic literacySummaryO presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.This paper aims to observe the results achieved from an extension course held with undergraduate students of the Federal University of Sergipe (UFS) in 2019, with a focus on academic reading and writing. For this purpose, based on a documentary and descriptive methodology, supported by a qualitative-quantitative approach, an analysis of the production of an informative summary was carried out, requested from the participants at the end of the extension activity. The corpus consists of fourteen texts, analyzed using structured criteria according to the compositional characteristics of the genre, described in NBR 6028: 2003 of ABNT (Brazilian Association of Technical Standards). Thus, this work is in line with studies of academic literacy practices, so the theoretical framework is based on discussions by Lea and Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) and other authors. The analysis of the texts reinforces the relevance of holding academic literacy events during undergraduate courses, as the participants were able to expand the use of textual-discursive aspects and they started to more adequately meet the structural criteria of gender.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1701710.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-672236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017/12460Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, Rayane Araújo MENEZES, Talita Santos AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de 2022-01-12T02:28:31Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17017Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:28:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
LETRAMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
title ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
spellingShingle ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
GONÇALVES, Rayane Araújo
Ação de extensão
Letramento acadêmico
Resumo
Extension project
Academic literacy
Summary
title_short ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_full ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_fullStr ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_full_unstemmed ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_sort ACADEMIC LITERACY: ANALYSIS OF AN EXTENSION PROJECT AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
author GONÇALVES, Rayane Araújo
author_facet GONÇALVES, Rayane Araújo
MENEZES, Talita Santos
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de
author_role author
author2 MENEZES, Talita Santos
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Rayane Araújo
MENEZES, Talita Santos
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de
dc.subject.por.fl_str_mv Ação de extensão
Letramento acadêmico
Resumo
Extension project
Academic literacy
Summary
topic Ação de extensão
Letramento acadêmico
Resumo
Extension project
Academic literacy
Summary
description O presente trabalho tem o objetivo de observar os resultados alcançados a partir de um curso de extensão realizado com graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2019, com enfoque na leitura e na escrita acadêmicas. Para tanto, baseada em uma metodologia documental e descritiva, apoiada em uma abordagem quali-quantitativa, procedeu-se a uma análise da produção de um resumo informativo, solicitado aos participantes ao final da atividade extensionista. O corpus está constituído por quatorze textos, analisados por meio de critérios estruturados conforme as características composicionais do gênero, descritas na norma NBR 6028:2003 da ABNT. Assim, este trabalho se alinha aos estudos das práticas de letramento acadêmico, com o referencial teórico embasado nas discussões de Lea e Street (1998), Fischer (2008), Marinho (2010) e outros. As análises dos textos reforçam a relevância da realização de eventos de letramento acadêmico durante o processo de graduação, visto que os participantes conseguiram ampliar o uso de aspectos textual-discursivos e passaram a atender mais adequadamente aos critérios estruturais do gênero.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017
10.51951/ti.v11i24
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017
identifier_str_mv 10.51951/ti.v11i24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17017/12460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67
Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67
Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67
Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 50-67
2236-7403
10.51951/ti.v11i24
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416529809408