Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10033
Resumo: A presente dissertação pretende analisar a eficácia comunicativa dos meios da sala multimédia “Sonhatório” (Casa Fernando Pessoa) com base no impacto produzido nos seus visitantes. Conjugando as abordagens construtivista e positivista aplicadas ao contexto dos estudos de visitantes e de avaliação museológica, a nossa investigação delineia o perfil dos visitantes e analisa duas dimensões dialógicas: 1) a capacidade de atrair (attraction power) e prender a atenção do visitante (holding time), cujas variáveis de análise são o comportamento e a opinião dos visitantes; e 2) a capacidade de transmitir mensagens (communication power), sob a qual analisaremos a resposta cognitiva e a resposta afetiva dos visitantes. A estratégia metodológica utilizada privilegia uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a entrevista diretiva e a observação direta não-participante. Os resultados obtidos sugerem a eficácia comunicativa de certos elementos expositivos da sala multimédia em detrimento de outros, sendo que as expetativas assumem um importante papel no impacto que a visita produz nos visitantes. Verificámos também que a sala multimédia – considerada muito informativa para os visitantes – produz nestes uma resposta cognitiva positiva. Por outro lado, constatou-se que são os meios tradicionais e os objetos pessoais de Fernando Pessoa que provocam nos visitantes um impacto afetivo mais significativo.
id RCAP_2d902b405e1cc2b9f33e2eb7e53c79ac
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”Eficácia comunicativaExposiçãoEstudo de visitantesMeios multimédiaInteratividadeAvaliação museológicaCommunicative effectivenessExhibitionVisitor studyMultimedia resourcesInteractivityMuseum evaluationA presente dissertação pretende analisar a eficácia comunicativa dos meios da sala multimédia “Sonhatório” (Casa Fernando Pessoa) com base no impacto produzido nos seus visitantes. Conjugando as abordagens construtivista e positivista aplicadas ao contexto dos estudos de visitantes e de avaliação museológica, a nossa investigação delineia o perfil dos visitantes e analisa duas dimensões dialógicas: 1) a capacidade de atrair (attraction power) e prender a atenção do visitante (holding time), cujas variáveis de análise são o comportamento e a opinião dos visitantes; e 2) a capacidade de transmitir mensagens (communication power), sob a qual analisaremos a resposta cognitiva e a resposta afetiva dos visitantes. A estratégia metodológica utilizada privilegia uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a entrevista diretiva e a observação direta não-participante. Os resultados obtidos sugerem a eficácia comunicativa de certos elementos expositivos da sala multimédia em detrimento de outros, sendo que as expetativas assumem um importante papel no impacto que a visita produz nos visitantes. Verificámos também que a sala multimédia – considerada muito informativa para os visitantes – produz nestes uma resposta cognitiva positiva. Por outro lado, constatou-se que são os meios tradicionais e os objetos pessoais de Fernando Pessoa que provocam nos visitantes um impacto afetivo mais significativo.The present dissertation aims to analyse the communicative effectiveness of the multimedia room “Sonhatório/Dreamatorium” (Casa Fernando Pessoa) based on the impact it produces on its visitors. Combining the constructivist and positivist approaches applied in the context of visitor studies and museum evaluation, our investigation outlines the visitor profile and analyses two dialogical dimensions: 1) the ability to attract (attraction power) and hold visitors attention (holding time), whose analytical variables are the behaviour and opinion of visitors; and 2) the ability to transmit messages (communication power), under which we will analyse the cognitive and affective response from visitors. The methodological strategy privileges a mixed approach (quantitative and qualitative), using the survey, directive interview and non-participant direct observation as data collection instruments. The obtained results suggest the communicative effectiveness of certain elements of the multimedia room as opposed to others, and that the expectations play an important role in the visit impact on visitors. We have also found that the multimedia room – considered very informative by the visitors – produces a positive cognitive response on visitors. On the other hand, it was found that the traditional media and Fernando Pessoa’s personal items were the ones that caused a more significant affective impact.2015-10-28T11:03:01Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10033TID:201047900porFerreira, Andreia Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:18.856650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
title Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
spellingShingle Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
Ferreira, Andreia Filipa da Silva
Eficácia comunicativa
Exposição
Estudo de visitantes
Meios multimédia
Interatividade
Avaliação museológica
Communicative effectiveness
Exhibition
Visitor study
Multimedia resources
Interactivity
Museum evaluation
title_short Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
title_full Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
title_fullStr Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
title_full_unstemmed Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
title_sort Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
author Ferreira, Andreia Filipa da Silva
author_facet Ferreira, Andreia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andreia Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Eficácia comunicativa
Exposição
Estudo de visitantes
Meios multimédia
Interatividade
Avaliação museológica
Communicative effectiveness
Exhibition
Visitor study
Multimedia resources
Interactivity
Museum evaluation
topic Eficácia comunicativa
Exposição
Estudo de visitantes
Meios multimédia
Interatividade
Avaliação museológica
Communicative effectiveness
Exhibition
Visitor study
Multimedia resources
Interactivity
Museum evaluation
description A presente dissertação pretende analisar a eficácia comunicativa dos meios da sala multimédia “Sonhatório” (Casa Fernando Pessoa) com base no impacto produzido nos seus visitantes. Conjugando as abordagens construtivista e positivista aplicadas ao contexto dos estudos de visitantes e de avaliação museológica, a nossa investigação delineia o perfil dos visitantes e analisa duas dimensões dialógicas: 1) a capacidade de atrair (attraction power) e prender a atenção do visitante (holding time), cujas variáveis de análise são o comportamento e a opinião dos visitantes; e 2) a capacidade de transmitir mensagens (communication power), sob a qual analisaremos a resposta cognitiva e a resposta afetiva dos visitantes. A estratégia metodológica utilizada privilegia uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a entrevista diretiva e a observação direta não-participante. Os resultados obtidos sugerem a eficácia comunicativa de certos elementos expositivos da sala multimédia em detrimento de outros, sendo que as expetativas assumem um importante papel no impacto que a visita produz nos visitantes. Verificámos também que a sala multimédia – considerada muito informativa para os visitantes – produz nestes uma resposta cognitiva positiva. Por outro lado, constatou-se que são os meios tradicionais e os objetos pessoais de Fernando Pessoa que provocam nos visitantes um impacto afetivo mais significativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-09
2015-10-28T11:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10033
TID:201047900
url http://hdl.handle.net/10071/10033
identifier_str_mv TID:201047900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134845433020416