Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana C R B F
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/8695
Resumo: O atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT.
id RCAP_2d95bef1a776e288390d05a9cd144c26
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/8695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Verde: Uma Análise Bibliométricamarketing verderevisão bibliométricamapeamento cientificoSciMATO atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT.Instituto Politécnico da Guarda2023-09-28T17:09:25Z2023-09-282023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/8695http://hdl.handle.net/10314/8695TID:203359682porLima, Ana C R B Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:10Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/8695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:17.918832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
title Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
spellingShingle Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
Lima, Ana C R B F
marketing verde
revisão bibliométrica
mapeamento cientifico
SciMAT
title_short Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
title_full Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
title_fullStr Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
title_full_unstemmed Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
title_sort Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
author Lima, Ana C R B F
author_facet Lima, Ana C R B F
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana C R B F
dc.subject.por.fl_str_mv marketing verde
revisão bibliométrica
mapeamento cientifico
SciMAT
topic marketing verde
revisão bibliométrica
mapeamento cientifico
SciMAT
description O atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28T17:09:25Z
2023-09-28
2023-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/8695
http://hdl.handle.net/10314/8695
TID:203359682
url http://hdl.handle.net/10314/8695
identifier_str_mv TID:203359682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136939157225472