Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/8695 |
Resumo: | O atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT. |
id |
RCAP_2d95bef1a776e288390d05a9cd144c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/8695 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométricamarketing verderevisão bibliométricamapeamento cientificoSciMATO atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT.Instituto Politécnico da Guarda2023-09-28T17:09:25Z2023-09-282023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/8695http://hdl.handle.net/10314/8695TID:203359682porLima, Ana C R B Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:10Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/8695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:17.918832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
title |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
spellingShingle |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica Lima, Ana C R B F marketing verde revisão bibliométrica mapeamento cientifico SciMAT |
title_short |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
title_full |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
title_fullStr |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
title_sort |
Marketing Verde: Uma Análise Bibliométrica |
author |
Lima, Ana C R B F |
author_facet |
Lima, Ana C R B F |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana C R B F |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing verde revisão bibliométrica mapeamento cientifico SciMAT |
topic |
marketing verde revisão bibliométrica mapeamento cientifico SciMAT |
description |
O atual deterioramento da situação ambiental e a escassez de recursos naturais, são crescentes preocupações da população à escala global, fazendo por isso com que todas as empresas tenham de adotar medidas mais sustentáveis e menos poluentes para conseguirem atingir o seu público-alvo. Neste contexto surge o Marketing Verde e a importância deste estudo. O presente estudo bibliométrico tem como objetivo principal fazer um mapeamento da produção científica sobre Marketing Verde na área do Business, Management and Accounting entre 2016 e 2021 e identificar os principais grupos de temas que foram explorados (a sua evolução, e foco de interesse), com a finalidade de propor um Framework teórico e linhas de pesquisa futuras. Para tal, as metodologias utilizadas foram a realização de uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados na base de dados Scopus, de 2016 a 2021. A partir da amostra final, foi realizada uma análise descritiva, através do Microsoft Excel, e uma análise bibliométrica, através do software SciMAT. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-28T17:09:25Z 2023-09-28 2023-07-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/8695 http://hdl.handle.net/10314/8695 TID:203359682 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/8695 |
identifier_str_mv |
TID:203359682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136939157225472 |