Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Silva, Armando Malheiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/525
Resumo: A intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).
id RCAP_2d981dd4e2c5cf6d102f42be16e5e235
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociaisA intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).It is the aim of the authors to enlarge the hermeneutic model presented by Gilbert Durand. Taking into account his concepts of “mythanalysis” and “mythcriticism”, new concepts are introduced, namely bidimensional and unidimensional “ideologems”, which allow a better understanding of the myth-ideology relationship in many texts from our cultural tradition. The proposed methodology implies associations with the remythologizing orientation of “instaurative hermeneutics” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeSilva, Armando Malheiro da19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/525porARAÚJO, Alberto Filipe ; SILVA, Armando Malheiro da - Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 117-142.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:14.281135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
title Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
spellingShingle Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
Araújo, Alberto Filipe
title_short Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
title_full Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
title_fullStr Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
title_full_unstemmed Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
title_sort Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Silva, Armando Malheiro da
author_role author
author2 Silva, Armando Malheiro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Silva, Armando Malheiro da
description A intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/525
url http://hdl.handle.net/1822/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARAÚJO, Alberto Filipe ; SILVA, Armando Malheiro da - Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 117-142.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132819334627328