Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/525 |
Resumo: | A intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand). |
id |
RCAP_2d981dd4e2c5cf6d102f42be16e5e235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociaisA intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).It is the aim of the authors to enlarge the hermeneutic model presented by Gilbert Durand. Taking into account his concepts of “mythanalysis” and “mythcriticism”, new concepts are introduced, namely bidimensional and unidimensional “ideologems”, which allow a better understanding of the myth-ideology relationship in many texts from our cultural tradition. The proposed methodology implies associations with the remythologizing orientation of “instaurative hermeneutics” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand).Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeSilva, Armando Malheiro da19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/525porARAÚJO, Alberto Filipe ; SILVA, Armando Malheiro da - Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 117-142.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:14.281135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
title |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
spellingShingle |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais Araújo, Alberto Filipe |
title_short |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
title_full |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
title_fullStr |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
title_full_unstemmed |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
title_sort |
Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Silva, Armando Malheiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Armando Malheiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Silva, Armando Malheiro da |
description |
A intenção dos autores, como o próprio título do presente artigo indica, é, tendo já em conta as noções de “mitanálise” e “mitocrítica” de Gilbert Durand, enriquecer o modelo hermenêutico avançado pelo autor citado. Para isso, introduziram os conceitos de “ideologemas” bidimensionais e unidimensionais, os quais permitem melhor compreender a relação mito-ideologia presente em muitos dos textos da nossa tradição cultural. Além disso, apresentando a sua proposta metodológica associam-se ao esforço remitologizador da chamada “hermenêutica instaurativa” (Cassirer, Jung, Eliade, Bachelard, Durand). |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/525 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Alberto Filipe ; SILVA, Armando Malheiro da - Mitanálise e interdisciplinaridade : subsídios para uma hermenêutica em educação e em ciências sociais. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 117-142. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132819334627328 |