Vestir um conto: uma experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, David Miguel Paixão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5950
Resumo: Este trabalho nasce da vontade de explorar relações entre o Design de Comunicação e o vestuário infantil. Tem como objectivo fomentar um trabalho participativo no qual a produção de vestuário assume papel central no imaginário infantil, que inclui uma proposta da criação de t-shirts para crianças dos 6 aos 7 anos. O desenvolvimento da proposta foi motivado pela seguinte questão: Pode a participação das crianças, na criação do seu próprio vestuário, gerar soluções que evitem os estereótipos da iconografia visual da roupa segmentada por género? No enquadramento do trabalho estão referências a elementos históricos da relação da comunicação com o vestuário, à fantasia (MUNARI, 2007), ao design emocional (NORMAN, 2004) e ao desenvolvimento e socialização entre crianças (TOMLIN, s.d.). A metodologia é apoiada num processo participativo através da utilização dos métodos Grupo Focal, Sondas Culturais e Observação Etnográfica, permitindo a inclusão de 15 alunos do primeiro ciclo. Foi assim possível fazê-las contribuir com o seu imaginário para a conceptualização do produto final. A proposta resultou na elaboração de t-shirts que incorporam contos infantis interactivos (o Voadora, o Distraído e o Vaidoso), aplicando a experiência do Design de Comunicação aplicadas à cor, formas, texturas e tipografia. Cada t-shirt transporta uma personagem “amigo” para qualquer criança, com capacidades de interacção individual e/ou colectiva, possibilitando novas formas de estimular a sua fantasia.
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