Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Tatiana Micaela Couto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76663
Resumo: Dissertação de mestrado em Designe e Marketing de Produto Têxtil
id RCAP_a09b11b0d50a64ce2b6153851c221b45
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógicoDesign de vestuárioTêxteis interativosCriançasEducaçãoLúdicoClothing designInteractive textilesChildrenEducationPlayfulHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Designe e Marketing de Produto TêxtilA presente investigação apoia-se na inclusão do ato de brincar no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que essa atividade permite às crianças uma maior progressão da capacidade reflexiva e mais harmoniosa, por isso pretende-se o desenvolvimento de um produto de caráter lúdico/pedagógico para eventual aplicabilidade tanto no espaço da sala de aula como fora do mesmo. A relação entre o ato de brincar e a aprendizagem da criança permitiu o desenvolvimento de vínculos entre a área do design e da psicologia A mente do ser humano encontra-se sempre em desenvolvimento e o fator da idade não lhe é indissociável, o que torna essencial a definição do públicoalvo neste trabalho por faixa etária, reinventando-se assim, uma peça de vestuário para crianças dos 3 aos 6 anos. Como será desenvolvida apenas uma peça, focar-se-á nos 5 anos de idade, como forma de estabelecer a média entre o intervalo de idades citado. Este estudo assume um sentido estético primordial para o progresso do trabalho, mas as funções lúdicas e educacionais foram determinantes. Uma peça de vestuário, sweat, pensada na sua globalidade para se adequar à criança, tem como propósito auxiliar o desenvolvimento dos mais novos tornando-se a peça de vestuário um elemento integrante no jogo e/ou brincadeira, desta forma, as crianças podem brincar e aprender individualmente ou em grupo. A investigação teve de englobar, necessariamente, a área da psicologia, recorrendo-se à fundamentação de Piaget (1976), que enfoca na psicologia da criança, e ao Vygotsky (1936;1977; 2007) que se centraliza na psicologia do brincar. Posteriormente, foi desenvolvida uma linha de pensamento entre as crianças e o que as cativa, isto é, as cores e os brinquedos que estão presentes diariamente na infância. Desta forma, estudando-se os têxteis interativos e a análise de soluções existentes, chegou-se à proposta de uma peça de vestuário, que teve em conta a antropometria e ergonomia da criança e o desenvolvimento de vestuário infantil. A abordagem empírica através do estudo em campo, das entrevistas e dos questionários, possibilitou dados ainda mais concretos e um acréscimo de conhecimento com entidades especializadas nos assuntos a serem abordados. O último momento da investigação consolida o processo desenvolvido ao longo deste estudo, isto é, a criação de um protótipo que sempre teve em vista os objetivos iniciais e a exploração do mesmo com crianças para o qual foi desenvolvido. Através desta investigação, tenciona-se testemunhar e precisar a importância do brincar na aprendizagem das crianças, originando-se uma partilha de conhecimentos entre o Design e a Psicologia, de modo a materializar-se numa nova aproximação ao vestuário lúdico/pedagógico.The present investigation is based on the inclusion of the act of playing in the teaching-learning process, since this activity allows children a greater progression of reflective and more harmonious capacity therefore the aim is to develop a playful/pedagogical product for possible applicability both in the classroom and outside it. The relationship between the act of playing and the child's learning development of links between the areas of design and psychology. The human being's mind is always in development and the age factor isn’t inseparable, which makes it essential to define the target audience in this work by age group, thus reinventing itself, a garment for children from 3 to 6 years old. As only one piece will be developed, it will focus on 5 years of age, as a way to establish an average between that age group. This study assumes a primordial aesthetic sense for the progress of the work, but the playful and educational functions were decisive. A piece of clothing, sweatshirt, designed in its entirety to suit the child, is intended for the development of the youngest, making clothing an integral element of the game and/or play, in this way, children can play and learn individually or in groups. The investigation should necessarily cover the area of psychology, using the foundations of Piaget (1976), which focuses on child psychology, and Vygotsky (1936;1977;2007), which focuses on the psychology of play. Later, a line of thought was developed between children and what captivates them, that is, as centers and toys that are present daily in childhood. Thus, studying interactive textiles and analyzing existing solutions, a clothing proposal emerged, which took into account children's anthropometry and ergonomics and the development of children's clothing. The empirical approach, through field study, information and questionnaires, enabled even more concrete data and an increase in knowledge with entities specialized in the themes to be considered. The moment of investigation was consolidated in the process developed throughout this study, that is, the creation of a prototype that always had the initial objectives in mind and their exploration with the children for whom it was developed. Through this investigation, it is intended to witness and clarify the importance of playing in children's learning, giving rise to a sharing of knowledge between Design and Psychology, in order to materialize in a new approach to playful/pedagogical clothing.Cunha, JoanaUniversidade do MinhoMachado, Tatiana Micaela Couto20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76663por202813622info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:08.426688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
title Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
spellingShingle Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
Machado, Tatiana Micaela Couto
Design de vestuário
Têxteis interativos
Crianças
Educação
Lúdico
Clothing design
Interactive textiles
Children
Education
Playful
Humanidades::Artes
title_short Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
title_full Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
title_fullStr Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
title_full_unstemmed Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
title_sort Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico
author Machado, Tatiana Micaela Couto
author_facet Machado, Tatiana Micaela Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Joana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Tatiana Micaela Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Design de vestuário
Têxteis interativos
Crianças
Educação
Lúdico
Clothing design
Interactive textiles
Children
Education
Playful
Humanidades::Artes
topic Design de vestuário
Têxteis interativos
Crianças
Educação
Lúdico
Clothing design
Interactive textiles
Children
Education
Playful
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Designe e Marketing de Produto Têxtil
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76663
url http://hdl.handle.net/1822/76663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202813622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132747728420864