Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lobo, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/146106
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_2dbeb5108aa0c8236237852198717163
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/146106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do AutismoA´ movementAutism (ASD)Language acquisitionWh-questionsRelativesMovimento AAutismo (PEA)Aquisição da linguagemInterrogativas-whRelativasUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020This investigation aims to study the comprehension of A´movement (wh-questions and relatives) in L1 European Portuguese children with Autism Spectrum Disorder (ASD), since previous research on syntactic abilities in ASD remains inconclusive. 24 Portuguese speaking children with ASD (aged 5;6 to 13;11), including children with low and high non-verbal IQ, were compared to 35 typically developing (TD) children. The comprehension of subject, object and oblique wh-questions and subject, object and oblique relatives was assessed via a picture selection task. Overall, ASD children seem to have more difficulties than the control group with these structures, although there were only statiscally significant differences between the control group and the experimental group in younger children. No significant differences were found between ASD children with low and high IQ, with heterogeneous behavior in both groups. The results are in line with the ones we find in studies with this population conducted in other languages that suggest that ASD may be associated with general language delays and that there is a dissociation between non-verbal IQ and the comprehension of syntactic structures.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNCosta, Raquel dos SantosLobo, Maria2022-12-09T22:16:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146106por2183-9077PURE: 48224427https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:05Zoai:run.unl.pt:10362/146106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:28.999109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
title Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
spellingShingle Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
Costa, Raquel dos Santos
A´ movement
Autism (ASD)
Language acquisition
Wh-questions
Relatives
Movimento A
Autismo (PEA)
Aquisição da linguagem
Interrogativas-wh
Relativas
title_short Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
title_full Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
title_fullStr Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
title_full_unstemmed Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
title_sort Compreensão de estruturas com movimento A´ em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
author Costa, Raquel dos Santos
author_facet Costa, Raquel dos Santos
Lobo, Maria
author_role author
author2 Lobo, Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Linguística (DL)
Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raquel dos Santos
Lobo, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv A´ movement
Autism (ASD)
Language acquisition
Wh-questions
Relatives
Movimento A
Autismo (PEA)
Aquisição da linguagem
Interrogativas-wh
Relativas
topic A´ movement
Autism (ASD)
Language acquisition
Wh-questions
Relatives
Movimento A
Autismo (PEA)
Aquisição da linguagem
Interrogativas-wh
Relativas
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T22:16:07Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/146106
url http://hdl.handle.net/10362/146106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-9077
PURE: 48224427
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138115869212672