Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Carina da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28730
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2dc20779eb8bc572438a710f37eb2fe6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaExpressão dramáticaCompetências sociaisCooperative learningDramaSocial skills373.3371.383Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica (PES), levada a cabo numa turma do 2ºano de escolaridade, envolvendo um estudo com crianças com idades compreendidas entres os 7 e os 8 anos de idades. Este tem como título “Aprender a cooperar, cooperar para aprender – contributos da Expressão Dramática na introdução à aprendizagem cooperativa” e, tal como o próprio nome sugere, aborda a Expressão Dramática enquanto instrumento facilitador da introdução da metodologia de aprendizagem cooperativa na sala de aula. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prendem-se a dois tipos de fatores: a falta de atitudes de cooperação e de outras competências sociais que lhe estão associadas, traduzíveis em situações de turbulência e conflito interpessoal entre as crianças e tornadas evidentes ao longo de todo o processo de observação participante; a consciência de existir uma lacuna metodológica neste domínio no âmbito da minha formação inicial, aliada ao interesse em experienciar e conhecer o impacto de metodologias e estratégias de intervenção focadas essencialmente nas dimensões relacionais e cooperativas em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Porque esta foi uma das dimensões que mais se evidenciou no grupo de crianças que integrou este estudo, considerámos essencial propiciar aos alunos experiências de relação e de cooperação, por forma a desenvolverem competências sociais, que lhes serão necessárias no seu processo de aprendizagem ao longo da vida, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante. Por conseguinte, este trabalho foi delineado quer com fins pedagógicos, quer investigativos, adotando-se, ao longo do mesmo, a metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstram-nos uma crescente evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, bem como uma maior motivação e predisposição para a execução das propostas de trabalho com os pares. O que em parte, julgamos dever-se ao importante contributo das sessões de Expressão Dramática, não só na aquisição de competências sociais, cooperativas e relacionais, mas também nos processos de reflexão sobre as suas ações e na tomada de consciência de si e dos outros.The present work was developed within an educational intervention (PES), carried out in second grade class, involving a study with children aged between 7 and 8 years of age. The title of this work is “Learn to cooperate, cooperate to learn – contributions of the Dramatic Expression in the introduction to the cooperative learning” and, as the title suggests, it talks about the Dramatic Expression as a facilitator tool for the introduction of the cooperative learning methodology in the classroom. The reasons that led to the formulation of this intervention project relate to two types of factors: the lack of cooperative attitudes and other social skills associated with it, translatable in turbulent situations and interpersonal conflict between children and made evident along all the process of the participant observation; the conscience of the existence of methodological gaps in this area under my initial formation, allied to the interest in experience and knowing the impact of methodologies and strategies of interventions focused mainly on relational and cooperatives dimensions in children in the 1st cycle of basic education. Because this was one of the aspects that is most evident in the group of children who joined this study, we considered essential to giving students experiences of relationship and cooperation in order to develop social skills, which will be necessary in their learning process along their lives, either in the layout of the family linkages, or in the conscious and responsible intervention in the surrounding reality. Therefore, this work was designed with not only pedagogical purposes, but also investigative ones, adopting, along the same, the action research methodology. The results show us a growing trend in the acquisition of relational and cooperative skills among students, as well as increased motivation and predisposition for the execution of working proposals with peers. What partly judge due to the important contribution of Drama sessions, not only in the acquisition of social, cooperative and relational skills, but also in the reflection process of their actions and in the awareness of themselves and the others.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoMoreira, Ana Carina da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28730por201216841info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:06.250110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
title Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
spellingShingle Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
Moreira, Ana Carina da Costa
Aprendizagem cooperativa
Expressão dramática
Competências sociais
Cooperative learning
Drama
Social skills
373.3
371.383
title_short Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
title_full Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
title_fullStr Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
title_sort Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
author Moreira, Ana Carina da Costa
author_facet Moreira, Ana Carina da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria dos Anjos Flôr
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Carina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Expressão dramática
Competências sociais
Cooperative learning
Drama
Social skills
373.3
371.383
topic Aprendizagem cooperativa
Expressão dramática
Competências sociais
Cooperative learning
Drama
Social skills
373.3
371.383
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28730
url http://hdl.handle.net/1822/28730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201216841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132228890918912