Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28730 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2dc20779eb8bc572438a710f37eb2fe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaExpressão dramáticaCompetências sociaisCooperative learningDramaSocial skills373.3371.383Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica (PES), levada a cabo numa turma do 2ºano de escolaridade, envolvendo um estudo com crianças com idades compreendidas entres os 7 e os 8 anos de idades. Este tem como título “Aprender a cooperar, cooperar para aprender – contributos da Expressão Dramática na introdução à aprendizagem cooperativa” e, tal como o próprio nome sugere, aborda a Expressão Dramática enquanto instrumento facilitador da introdução da metodologia de aprendizagem cooperativa na sala de aula. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prendem-se a dois tipos de fatores: a falta de atitudes de cooperação e de outras competências sociais que lhe estão associadas, traduzíveis em situações de turbulência e conflito interpessoal entre as crianças e tornadas evidentes ao longo de todo o processo de observação participante; a consciência de existir uma lacuna metodológica neste domínio no âmbito da minha formação inicial, aliada ao interesse em experienciar e conhecer o impacto de metodologias e estratégias de intervenção focadas essencialmente nas dimensões relacionais e cooperativas em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Porque esta foi uma das dimensões que mais se evidenciou no grupo de crianças que integrou este estudo, considerámos essencial propiciar aos alunos experiências de relação e de cooperação, por forma a desenvolverem competências sociais, que lhes serão necessárias no seu processo de aprendizagem ao longo da vida, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante. Por conseguinte, este trabalho foi delineado quer com fins pedagógicos, quer investigativos, adotando-se, ao longo do mesmo, a metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos demonstram-nos uma crescente evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, bem como uma maior motivação e predisposição para a execução das propostas de trabalho com os pares. O que em parte, julgamos dever-se ao importante contributo das sessões de Expressão Dramática, não só na aquisição de competências sociais, cooperativas e relacionais, mas também nos processos de reflexão sobre as suas ações e na tomada de consciência de si e dos outros.The present work was developed within an educational intervention (PES), carried out in second grade class, involving a study with children aged between 7 and 8 years of age. The title of this work is “Learn to cooperate, cooperate to learn – contributions of the Dramatic Expression in the introduction to the cooperative learning” and, as the title suggests, it talks about the Dramatic Expression as a facilitator tool for the introduction of the cooperative learning methodology in the classroom. The reasons that led to the formulation of this intervention project relate to two types of factors: the lack of cooperative attitudes and other social skills associated with it, translatable in turbulent situations and interpersonal conflict between children and made evident along all the process of the participant observation; the conscience of the existence of methodological gaps in this area under my initial formation, allied to the interest in experience and knowing the impact of methodologies and strategies of interventions focused mainly on relational and cooperatives dimensions in children in the 1st cycle of basic education. Because this was one of the aspects that is most evident in the group of children who joined this study, we considered essential to giving students experiences of relationship and cooperation in order to develop social skills, which will be necessary in their learning process along their lives, either in the layout of the family linkages, or in the conscious and responsible intervention in the surrounding reality. Therefore, this work was designed with not only pedagogical purposes, but also investigative ones, adopting, along the same, the action research methodology. The results show us a growing trend in the acquisition of relational and cooperative skills among students, as well as increased motivation and predisposition for the execution of working proposals with peers. What partly judge due to the important contribution of Drama sessions, not only in the acquisition of social, cooperative and relational skills, but also in the reflection process of their actions and in the awareness of themselves and the others.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoMoreira, Ana Carina da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28730por201216841info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:06.250110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
title |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa Moreira, Ana Carina da Costa Aprendizagem cooperativa Expressão dramática Competências sociais Cooperative learning Drama Social skills 373.3 371.383 |
title_short |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
title_full |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Aprender a cooperar, cooperar para aprender : contributos da expressão dramática na introdução à aprendizagem cooperativa |
author |
Moreira, Ana Carina da Costa |
author_facet |
Moreira, Ana Carina da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria dos Anjos Flôr Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Carina da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Expressão dramática Competências sociais Cooperative learning Drama Social skills 373.3 371.383 |
topic |
Aprendizagem cooperativa Expressão dramática Competências sociais Cooperative learning Drama Social skills 373.3 371.383 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28730 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201216841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132228890918912 |