"Um por todos e todos por um" : fomentar a aprendizagem cooperativa do inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Sandra Elisabete de Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23675
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
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spelling "Um por todos e todos por um" : fomentar a aprendizagem cooperativa do inglês no 1º CEB802.0:372.88372.88:802.0373.3371.311.4Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo, de natureza interventiva e qualitativa, realizou-se no âmbito do ensino do Inglês enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete um percurso de investigação-ação onde se exploraram e avaliaram estratégias de aprendizagem cooperativa. A investigação efetuou-se com uma turma do 4º ano, no ano letivo de 2011/2012. Trata-se de um trabalho que representa uma experiência de autossupervisão assente numa perspetiva democrática da educação, centrada no aluno e na sua participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, pressupondo-se que a aprendizagem cooperativa constitui uma dimensão central dessa perspetiva educacional. Os objetivos de investigação foram: conhecer perceções e práticas dos alunos relativamente à aprendizagem cooperativa; conhecer perceções e conceções da professora titular da turma relativamente à aprendizagem cooperativa; analisar práticas de promoção da aprendizagem cooperativa em sala de aula; avaliar potencialidades e constrangimentos da aprendizagem cooperativa em sala de aula. Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário inicial aos alunos, à observação de atividades de grupo (professora de Inglês e alunos), a uma entrevista à professora titular e a um instrumento de autoavaliação de competências sociais dos alunos. Os resultados obtidos vieram a confirmar a viabilidade e os ganhos da implementação da aprendizagem cooperativa do Inglês neste nível de ensino e permitiram concluir também que a investigação-ação constituiu um processo de desenvolvimento profissional que permite questionar e reconstruir teorias e práticas pedagógicas. Num plano geral, o estudo possibilitou uma reflexão sobre a pedagogia e sobre o papel do ensino reflexivo e da aprendizagem cooperativa na sua transformação.This interventive and qualitative study was conducted in the field of EFL teaching as an extracurricular subject in primary schools and reflects a course of action research where cooperative learning strategies were explored and evaluated. It was conducted with a group of 4th year students of a primary school in 2011/2012. It represents an experience of self-supervision based on a democratic view of education, focussed on the learner and its active participation in the teaching-learning process, assuming that cooperative learning is a crucial dimension of that educational view. The research objectives were: to know the students’ perceptions and practices of cooperative learning; to know the main teacher’s perceptions and practices of cooperative learning; to analyse cooperative learning practices; to evaluate the value and constraints of cooperative learning practices. Data collection was done through an initial student questionnaire, observation of group activities (EFL teacher and students), an interview to the main teacher and a student self-evalution intrument focussed on social competences. The results confirmed the feasibility of implementing cooperative EFL learning at this level of education and also allowed us to conclude that action research is a process of professional development that allows the interrogation and reconstruction of pedagogical theories and practices. At a more general level, the study created opportunities for reflecting about pedagogy and the role of reflective teaching and cooperative learning in its transformation.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoSimões, Sandra Elisabete de Freitas20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:35.097736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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