A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Raquel Sofia Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2197
Resumo: O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado no estágio de Educação pré-escolar. Dessa forma, este documento faz uma reflexão da prática vivenciada, sustentada por um enquadramento teórico que aqui também se apresenta. Da prática realizada, surgiu uma problemática que neste documento se explora: Qual a importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo numa sala de três anos. Numa primeira fase do estágio profissionalizante, foi necessário conquistar o grupo, conhecer as crianças e ir criando laços afetivos através da narração de histórias. Ficou claro, ao longo do tempo, que através da narração de histórias e da figura do contador de histórias as crianças se desenvolviam afetivamente. Defende-se aqui, também neste relatório, que as caraterísticas do contador de histórias são muito importantes e influenciam o desenvolvimento afetivo do grupo de crianças da sala dos três anos.
id RCAP_2de385afa39c90dfdc524fb87f0f8f44
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anosDesenvolvimento afetivoLeitura de históriasCrianças- 3 anosO presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado no estágio de Educação pré-escolar. Dessa forma, este documento faz uma reflexão da prática vivenciada, sustentada por um enquadramento teórico que aqui também se apresenta. Da prática realizada, surgiu uma problemática que neste documento se explora: Qual a importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo numa sala de três anos. Numa primeira fase do estágio profissionalizante, foi necessário conquistar o grupo, conhecer as crianças e ir criando laços afetivos através da narração de histórias. Ficou claro, ao longo do tempo, que através da narração de histórias e da figura do contador de histórias as crianças se desenvolviam afetivamente. Defende-se aqui, também neste relatório, que as caraterísticas do contador de histórias são muito importantes e influenciam o desenvolvimento afetivo do grupo de crianças da sala dos três anos.This report aims to highlight the professionalism of the construction process carried out in pre-school education stage. Thus, this document is a reflection of lived practice, supported by a theoretical framework that here also presents itself. The practice performed, an issue that is explored in this document arose: How important is the storyteller for the affective development in a three-year room. In a first phase of work experience, it was necessary to win the group, it was necessary to know the kids and go creating emotional bonds through storytelling. It became clear over time that through storytelling and the figure of the storyteller that children were developing emotionally. It is argued here also in this report, that the characteristics of storytelling are very important and influence the emotional development of the area of the group of children of three years.2015-07-09T14:24:09Z2015-07-09T00:00:00Z2015-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2197TID:201467313porAndrade, Raquel Sofia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.336742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
title A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
spellingShingle A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
Andrade, Raquel Sofia Soares
Desenvolvimento afetivo
Leitura de histórias
Crianças- 3 anos
title_short A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
title_full A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
title_fullStr A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
title_full_unstemmed A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
title_sort A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos
author Andrade, Raquel Sofia Soares
author_facet Andrade, Raquel Sofia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Raquel Sofia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento afetivo
Leitura de histórias
Crianças- 3 anos
topic Desenvolvimento afetivo
Leitura de histórias
Crianças- 3 anos
description O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado no estágio de Educação pré-escolar. Dessa forma, este documento faz uma reflexão da prática vivenciada, sustentada por um enquadramento teórico que aqui também se apresenta. Da prática realizada, surgiu uma problemática que neste documento se explora: Qual a importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo numa sala de três anos. Numa primeira fase do estágio profissionalizante, foi necessário conquistar o grupo, conhecer as crianças e ir criando laços afetivos através da narração de histórias. Ficou claro, ao longo do tempo, que através da narração de histórias e da figura do contador de histórias as crianças se desenvolviam afetivamente. Defende-se aqui, também neste relatório, que as caraterísticas do contador de histórias são muito importantes e influenciam o desenvolvimento afetivo do grupo de crianças da sala dos três anos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T14:24:09Z
2015-07-09T00:00:00Z
2015-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2197
TID:201467313
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2197
identifier_str_mv TID:201467313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624208596992