O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ellen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031
Resumo: O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.
id UNIJ_8274284aac76b8e3e1123c6711599485
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6031
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lugar da afetividade na aprendizagem de crianças2019-07-1020182019-07-11T00:12:00Z2019-07-11T00:12:00ZO presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.16 f.Ciências humanas.Pedagogia.Afetividade.Aprendizagem.Crianças.Anos Iniciais.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031DMD_hdl_123456789/6031Paula, Ellenporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEllen%20Paula.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6031/1/Ellen%20Paula.pdfapplication/pdf561647http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6031/1/Ellen%20Paula.pdff8184d04fc93c67d8d0e1d05f81b819cMD5123456789_6031_12019-07-13T06:42:18Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
title O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
spellingShingle O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
Paula, Ellen
Ciências humanas.
Pedagogia.
Afetividade.
Aprendizagem.
Crianças.
Anos Iniciais.
title_short O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
title_full O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
title_fullStr O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
title_full_unstemmed O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
title_sort O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
author Paula, Ellen
author_facet Paula, Ellen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ellen
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Pedagogia.
Afetividade.
Aprendizagem.
Crianças.
Anos Iniciais.
topic Ciências humanas.
Pedagogia.
Afetividade.
Aprendizagem.
Crianças.
Anos Iniciais.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.
16 f.
description O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-07-11T00:12:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T00:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031
DMD_hdl_123456789/6031
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639033294947352576