O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031 |
Resumo: | O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget. |
id |
UNIJ_8274284aac76b8e3e1123c6711599485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6031 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lugar da afetividade na aprendizagem de crianças2019-07-1020182019-07-11T00:12:00Z2019-07-11T00:12:00ZO presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.16 f.Ciências humanas.Pedagogia.Afetividade.Aprendizagem.Crianças.Anos Iniciais.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031DMD_hdl_123456789/6031Paula, Ellenporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEllen%20Paula.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6031/1/Ellen%20Paula.pdfapplication/pdf561647http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6031/1/Ellen%20Paula.pdff8184d04fc93c67d8d0e1d05f81b819cMD5123456789_6031_12019-07-13T06:42:18Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
title |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
spellingShingle |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças Paula, Ellen Ciências humanas. Pedagogia. Afetividade. Aprendizagem. Crianças. Anos Iniciais. |
title_short |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
title_full |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
title_fullStr |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
title_full_unstemmed |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
title_sort |
O lugar da afetividade na aprendizagem de crianças |
author |
Paula, Ellen |
author_facet |
Paula, Ellen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Ellen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Pedagogia. Afetividade. Aprendizagem. Crianças. Anos Iniciais. |
topic |
Ciências humanas. Pedagogia. Afetividade. Aprendizagem. Crianças. Anos Iniciais. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget. 16 f. |
description |
O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-07-11T00:12:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-11T00:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031 DMD_hdl_123456789/6031 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6031 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639033294947352576 |