Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana Paula Vaz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4758
Resumo: “Aprender inglês como segunda língua – A importância do Domínio de outras línguas num mundo globalizado” é um trabalho de investigação que visa abordar a importância da aprendizagem da língua inglesa na perspetiva dos alunos no final do 3º Ciclo do Ensino Básico e tendo em conta o mundo globalizado em que vivemos. A metodologia a aplicar é do tipo descritivo. Os sujeitos são 101 alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, pertencentes ao Colégio Vasco da Gama, perfazendo cinco turmas. Para ter acesso às opiniões dos alunos, recorremos à elaboração de questionários estruturados de acordo com os objetivos da investigação. Os questionários foram aplicados em aula com a devida autorização da Direção do Colégio. Procuramos apurar se, de acordo com a legislação europeia que valoriza a aprendizagem de várias línguas como forma de aproximar os vários países da comunidade, nomeadamente de uma língua franca que possa ser o meio de comunicação preferencial no mundo político, económico, social e cultural, os alunos valorizam a aquisição da língua estrangeira e em caso afirmativo, quais as funções e com que objetivos pretendem os alunos atingir a fluência na língua inglesa. No que diz respeito aos resultados obtidos, podemos afirmar que os alunos valorizam o domínio de outras línguas num mundo globalizado, em especial o domínio da língua inglesa visto ser considerada a língua franca internacional que permite a comunicação entre povos de diferentes línguas maternas. Também o enriquecimento cultural e o desenvolvimento da criatividade são fatores apontados pelos alunos como importantes consequências da aquisição de outras línguas.
id RCAP_2df19f5a3bc1ef7f5978d2f193bc33d1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizadoEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEM DE LÍNGUASLÍNGUA INGLESAGLOBALIZAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXIEDUCATIONLANGUAGE LEARNINGENGLISH LANGUAGEGLOBALISATION“Aprender inglês como segunda língua – A importância do Domínio de outras línguas num mundo globalizado” é um trabalho de investigação que visa abordar a importância da aprendizagem da língua inglesa na perspetiva dos alunos no final do 3º Ciclo do Ensino Básico e tendo em conta o mundo globalizado em que vivemos. A metodologia a aplicar é do tipo descritivo. Os sujeitos são 101 alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, pertencentes ao Colégio Vasco da Gama, perfazendo cinco turmas. Para ter acesso às opiniões dos alunos, recorremos à elaboração de questionários estruturados de acordo com os objetivos da investigação. Os questionários foram aplicados em aula com a devida autorização da Direção do Colégio. Procuramos apurar se, de acordo com a legislação europeia que valoriza a aprendizagem de várias línguas como forma de aproximar os vários países da comunidade, nomeadamente de uma língua franca que possa ser o meio de comunicação preferencial no mundo político, económico, social e cultural, os alunos valorizam a aquisição da língua estrangeira e em caso afirmativo, quais as funções e com que objetivos pretendem os alunos atingir a fluência na língua inglesa. No que diz respeito aos resultados obtidos, podemos afirmar que os alunos valorizam o domínio de outras línguas num mundo globalizado, em especial o domínio da língua inglesa visto ser considerada a língua franca internacional que permite a comunicação entre povos de diferentes línguas maternas. Também o enriquecimento cultural e o desenvolvimento da criatividade são fatores apontados pelos alunos como importantes consequências da aquisição de outras línguas.“Learning English as a second language – The importance of dominating other languages in a global world” is a research paper on the importance of learning English on the Junior-High students’ perspective in the global world we live in. The methodology chosen was the descriptive kind. The subjects for this research are 101 students from the 9th grade (Junior-High), from Colégio Vasco da Gama, a total of five classes. In order to have students’ opinions, were elaborated inquiries organized according with the investigation’s objectives. The inquiries were applied during class with authorization from the school direction. We intend to determine whether, in accordance with European legislation that enhances the learning of several languages as a way of bringing together the different European Union countries, including a lingua franca which can be the preferred means of communication in the political, economic, social and cultural world, learners value the acquisition of foreign language and if this is proved, what the roles and goals that students intend to achieve through fluency in the English language. Regarding the results, we can say that students valorize the mastery in other languages in a globalized world, particularly the dominance of the English language as it is considered the international lingua franca that allows the communication between people with different mother tongues. The cultural enrichment and the development of creativity are also factors identified by students as important consequences of other languages’ acquisition.2014-05-16T10:47:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4758porLoureiro, Ana Paula Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.675659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
title Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
spellingShingle Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
Loureiro, Ana Paula Vaz
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
LÍNGUA INGLESA
GLOBALIZAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
LANGUAGE LEARNING
ENGLISH LANGUAGE
GLOBALISATION
title_short Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
title_full Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
title_fullStr Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
title_full_unstemmed Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
title_sort Aprender inglês como segunda língua : a importância do domínio de outras línguas num mundo globalizado
author Loureiro, Ana Paula Vaz
author_facet Loureiro, Ana Paula Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana Paula Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
LÍNGUA INGLESA
GLOBALIZAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
LANGUAGE LEARNING
ENGLISH LANGUAGE
GLOBALISATION
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
LÍNGUA INGLESA
GLOBALIZAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI
EDUCATION
LANGUAGE LEARNING
ENGLISH LANGUAGE
GLOBALISATION
description “Aprender inglês como segunda língua – A importância do Domínio de outras línguas num mundo globalizado” é um trabalho de investigação que visa abordar a importância da aprendizagem da língua inglesa na perspetiva dos alunos no final do 3º Ciclo do Ensino Básico e tendo em conta o mundo globalizado em que vivemos. A metodologia a aplicar é do tipo descritivo. Os sujeitos são 101 alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, pertencentes ao Colégio Vasco da Gama, perfazendo cinco turmas. Para ter acesso às opiniões dos alunos, recorremos à elaboração de questionários estruturados de acordo com os objetivos da investigação. Os questionários foram aplicados em aula com a devida autorização da Direção do Colégio. Procuramos apurar se, de acordo com a legislação europeia que valoriza a aprendizagem de várias línguas como forma de aproximar os vários países da comunidade, nomeadamente de uma língua franca que possa ser o meio de comunicação preferencial no mundo político, económico, social e cultural, os alunos valorizam a aquisição da língua estrangeira e em caso afirmativo, quais as funções e com que objetivos pretendem os alunos atingir a fluência na língua inglesa. No que diz respeito aos resultados obtidos, podemos afirmar que os alunos valorizam o domínio de outras línguas num mundo globalizado, em especial o domínio da língua inglesa visto ser considerada a língua franca internacional que permite a comunicação entre povos de diferentes línguas maternas. Também o enriquecimento cultural e o desenvolvimento da criatividade são fatores apontados pelos alunos como importantes consequências da aquisição de outras línguas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-16T10:47:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4758
url http://hdl.handle.net/10437/4758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231624888320