A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Tânia Filipa Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31846
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.
id RCAP_2df3d6095c01888dd0c95885a2a4b455
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliaçãoSatisfaçãoQuebra do Contrato PsicológicoIntenção de compraTurismo da Universidade de CoimbraDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.Devido à atual evolução dos mercados turísticos e a constante mudança no comportamento dos consumidores/turistas, foi necessário criar um conhecimento mais aprofundado nas necessidades, nas motivações e nas atitudes dos mesmos para conseguir dar conta às respostas e às necessidades, preferências da procura e satisfação. Nesta investigação vai-se procurar verificar o efeito de satisfação em relação à retaliação do cliente através da Quebra do Contrato Psicológico no contexto do Turismo da Universidade de Coimbra. Para este trabalho de investigação, o Turismo da Universidade de Coimbra foi o escolhido para determinar a nossa amostra. É de grande importância realçar que foi introduzida a variável Quebra do Contrato Psicológico, uma vez que esta ainda não foi muito estudada no marketing, e por acharmos ser de verdadeira relevância para a nossa investigação, recorrendo à elaboração de uma escala de medição. As variáveis que vão ser estudadas nesta investigação serão a satisfação, a quebra do contrato psicológico, queixa vingativa, queixa a entidades terceiras, word-ofmouth negativo e intenção de compra. Com o intuito de validar o modelo de investigação, foi realizado um estudo empírico que incluiu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 385 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi sobretudo realizado com base em técnicas multivariadas. Concluímos então que o Modelo proposto ficou satisfatoriamente validado, uma vez que provámos que a satisfação influencia a quebra do contrato psicológico, assim como a variável anteriormente mencionada influencia a intenção de compra. Além disso, os resultados obtidos podem ser uma boa fonte para o Turismo de Coimbra. Serão importantes, para avaliar o posicionamento real e psicológico da Universidade de Coimbra, enquanto produto turístico, norteando decisões futuras sobre comunicação, garantindo que a experiência dos turistas corresponda às expectativas criadas.FEUC2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31846http://hdl.handle.net/10316/31846porFarinha, Tânia Filipa Dias - A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação, Coimbra, 2016.Farinha, Tânia Filipa Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T07:03:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:57.352726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
title A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
spellingShingle A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
Farinha, Tânia Filipa Dias
Satisfação
Quebra do Contrato Psicológico
Intenção de compra
Turismo da Universidade de Coimbra
title_short A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
title_full A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
title_fullStr A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
title_full_unstemmed A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
title_sort A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
author Farinha, Tânia Filipa Dias
author_facet Farinha, Tânia Filipa Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Tânia Filipa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Quebra do Contrato Psicológico
Intenção de compra
Turismo da Universidade de Coimbra
topic Satisfação
Quebra do Contrato Psicológico
Intenção de compra
Turismo da Universidade de Coimbra
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31846
http://hdl.handle.net/10316/31846
url http://hdl.handle.net/10316/31846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Farinha, Tânia Filipa Dias - A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação, Coimbra, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133745040588800