Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniel José Loureiro Flores
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2147
Resumo: Exame público realizado em 18 de Março de 2016.
id RCAP_2df59c7255664781aa4aab65bb567e0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporalArquitecturaTeoria da arquitecturaArquitectura sensorialArquitecturaEmoçõesExame público realizado em 18 de Março de 2016.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.As emoções que a Arquitetura e a sua linguagem proporcionam são o centro de toda a investigação. Este estudo procura perceber esse estado emocional, qual a sua origem. Como se desenvolve? O que é? Esta procura tem sempre o sentimento provocado pela linguagem como imagem original, fundadora de toda a pesquisa. Curiosamente, a análise deste estado emocional redirecionou o estudo para um âmbito muito mais vasto onde a Matemática se transforma inesperadamente no seu centro. Esta dissertação confronta teorias que na realidade procuram todas o mesmo, Verdades Universais. Excetuando a conclusão em que se dão algumas observações pessoais, todo o estudo será feito através de uma análise académica de hipóteses que caminham para Teorias. A Escola do Porto revelar-se-á fundamental no desenvolvimento das várias temáticas, Pedagogia, Neurociência e Linguagem. É de salientar que esta análise da Escola é efetuada em duas frentes, a primeira, focalizar-se-á na pedagogia da Escola, a sua génese e desenvolvimento, intrinsecamente, uma segunda, esta do foro pessoal e de difícil transmissão. Procuraremos que esses sentimentos se revelem durante a análise das várias temáticas. Esta dissertação têm a particularidade de incomodar Descartes, distinguir sentimentos de emoções e ironicamente apontar a Matemática como o grande problema da ciência. Deixando obviamente o leitor avaliar em consciência. É também de referir que menos de 1% de todo o texto produzido fala de Matemática, mas as conclusões apontam para que a Matemática tenha um problema, problema esse que só nós o poderemos resolver.Abstract: The emotions conveyed through Architecture constitute the centre of the research conducted. The aim of this study is to shed light on that resulting emotional state, to understand its origin. How does such a state develop? What is it made of? What is its nature? Such an enquiry is deeply grounded in the feeling aroused by Language, keeping it as an original image, he foundation of the entire research. Curiously enough, the analysis of that emotional state has redirected the study to a much broader scope, where Mathematics unexpectedly becomes the inner core. This dissertation confronts theories that share the common purpose of attaining universal truths. Except for the concluding section, which includes a number of observations of a more personal nature, this study is based on the critical analysis of hypotheses that form a pattern towards broader Theories. The School of Porto proves vital in the development of the various themes addressed, Pedagogy, Neuroscience and Language. It should be noted that the proposed analysis of the School will unfold on two fronts: firstly, it will focus on the pedagogy of the School, its genesis and intrinsic development, and secondly, it will turn inward in order to convey a more personal and harder to transmit sequence. The analysis of the various threads of themes and meanings will reveal and articulate the above-mentioned feelings. This dissertation features the singularity of unsettling Descartes, distinguishing between feelings and emotions, while ironically naming Mathematics as the major problem of science. The reader will obviously be given the necessary space and freedom to assess in his own knowledge. I should also be mentioned that less than 1% of the whole text directly refers to Mathematics, nevertheless, the conclusions point us in the direction of the existence of a problem in Mathematics, one which can only be solved by us.2016-04-13T10:52:29Z2016-04-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2147http://hdl.handle.net/11067/2147TID:201119323porRamos, Daniel José Loureiro Floresinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:48Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:59.390052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
title Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
spellingShingle Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
Ramos, Daniel José Loureiro Flores
Arquitectura
Teoria da arquitectura
Arquitectura sensorial
Arquitectura
Emoções
title_short Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
title_full Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
title_fullStr Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
title_full_unstemmed Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
title_sort Intuição e razão : a Escola do Porto como metodologia cognitiva intemporal
author Ramos, Daniel José Loureiro Flores
author_facet Ramos, Daniel José Loureiro Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daniel José Loureiro Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Teoria da arquitectura
Arquitectura sensorial
Arquitectura
Emoções
topic Arquitectura
Teoria da arquitectura
Arquitectura sensorial
Arquitectura
Emoções
description Exame público realizado em 18 de Março de 2016.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-13T10:52:29Z
2016-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2147
http://hdl.handle.net/11067/2147
TID:201119323
url http://hdl.handle.net/11067/2147
identifier_str_mv TID:201119323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136731796078592