Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camões, Aires
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Aguiar, J. L. Barroso de, Rocha, Patrício, Jalali, Said, Pereira, J. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16358
Resumo: Para a produção de betões de elevado desempenho (BED) é genericamente aceite que são necessários materiais criteriosamente seleccionados, obrigando assim a um acréscimo significativo do custo inicial dos BED quando confrontados com betões correntes. Este trabalho pretende abordar duas características: possibilidade de produzir betões de elevado desempenho que incorporam materiais considerados correntes, nomeadamente cinzas volantes com teor de inqueimados superior ao máximo regulamentar e inertes britados; verificação do efeito do teor de inqueimados na resistência e durabilidade dos BED. Para tal, processou-se ao melhoramento das cinzas volantes através da eliminação das partículas de dimensão superior a 75 m, reduzindo assim cerca de 50% do teor em carbono. Foram realizadas diferentes composições de betão, incorporando cinzas na proporção de 0, 20%, 40% e 60% de substituição de cimento Portland e utilizando 0, 20% e 40% de cinzas com dimensões inferiores a 75 m (cinzas melhoradas). Os valores das resistências à compressão e respectivos coeficientes de difusão foram analisados, satisfazendo assim o propósito deste trabalho. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível a produção de BED com cinzas volantes de baixa qualidade e inertes britados. As resistências à compressão determinadas indiciam a possibilidade de produção de BED com percentagens de substituição de cinzas volantes até cerca de 40%, permitindo a obtenção de cerca de 60 a 65 MPa de resistência à compressão aos 56 dias de idade. Foi também possível constatar que a influência do teor de inqueimados das cinzas volantes é reduzida, não sendo significativa na resistência e durabilidade dos BED analisados. A durabilidade dos betões produzidos, aferida pelo valor do seu coeficiente de difusão, aumentou drasticamente com a substituição de cimento Portland por cinzas volantes em percentagens convenientes.
id RCAP_2df8e0c8079ca84e19aad31ee4545a31
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntesBetãoCinzas volantesDesempenhoBaixo custoPara a produção de betões de elevado desempenho (BED) é genericamente aceite que são necessários materiais criteriosamente seleccionados, obrigando assim a um acréscimo significativo do custo inicial dos BED quando confrontados com betões correntes. Este trabalho pretende abordar duas características: possibilidade de produzir betões de elevado desempenho que incorporam materiais considerados correntes, nomeadamente cinzas volantes com teor de inqueimados superior ao máximo regulamentar e inertes britados; verificação do efeito do teor de inqueimados na resistência e durabilidade dos BED. Para tal, processou-se ao melhoramento das cinzas volantes através da eliminação das partículas de dimensão superior a 75 m, reduzindo assim cerca de 50% do teor em carbono. Foram realizadas diferentes composições de betão, incorporando cinzas na proporção de 0, 20%, 40% e 60% de substituição de cimento Portland e utilizando 0, 20% e 40% de cinzas com dimensões inferiores a 75 m (cinzas melhoradas). Os valores das resistências à compressão e respectivos coeficientes de difusão foram analisados, satisfazendo assim o propósito deste trabalho. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível a produção de BED com cinzas volantes de baixa qualidade e inertes britados. As resistências à compressão determinadas indiciam a possibilidade de produção de BED com percentagens de substituição de cinzas volantes até cerca de 40%, permitindo a obtenção de cerca de 60 a 65 MPa de resistência à compressão aos 56 dias de idade. Foi também possível constatar que a influência do teor de inqueimados das cinzas volantes é reduzida, não sendo significativa na resistência e durabilidade dos BED analisados. A durabilidade dos betões produzidos, aferida pelo valor do seu coeficiente de difusão, aumentou drasticamente com a substituição de cimento Portland por cinzas volantes em percentagens convenientes.Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB)Universidade do MinhoCamões, AiresAguiar, J. L. Barroso deRocha, PatrícioJalali, SaidPereira, J. C.1999-031999-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:47.941156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
title Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
spellingShingle Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
Camões, Aires
Betão
Cinzas volantes
Desempenho
Baixo custo
title_short Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
title_full Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
title_fullStr Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
title_full_unstemmed Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
title_sort Betões de elevado desempenho de custo reduzido utilizando materiais correntes
author Camões, Aires
author_facet Camões, Aires
Aguiar, J. L. Barroso de
Rocha, Patrício
Jalali, Said
Pereira, J. C.
author_role author
author2 Aguiar, J. L. Barroso de
Rocha, Patrício
Jalali, Said
Pereira, J. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Camões, Aires
Aguiar, J. L. Barroso de
Rocha, Patrício
Jalali, Said
Pereira, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Betão
Cinzas volantes
Desempenho
Baixo custo
topic Betão
Cinzas volantes
Desempenho
Baixo custo
description Para a produção de betões de elevado desempenho (BED) é genericamente aceite que são necessários materiais criteriosamente seleccionados, obrigando assim a um acréscimo significativo do custo inicial dos BED quando confrontados com betões correntes. Este trabalho pretende abordar duas características: possibilidade de produzir betões de elevado desempenho que incorporam materiais considerados correntes, nomeadamente cinzas volantes com teor de inqueimados superior ao máximo regulamentar e inertes britados; verificação do efeito do teor de inqueimados na resistência e durabilidade dos BED. Para tal, processou-se ao melhoramento das cinzas volantes através da eliminação das partículas de dimensão superior a 75 m, reduzindo assim cerca de 50% do teor em carbono. Foram realizadas diferentes composições de betão, incorporando cinzas na proporção de 0, 20%, 40% e 60% de substituição de cimento Portland e utilizando 0, 20% e 40% de cinzas com dimensões inferiores a 75 m (cinzas melhoradas). Os valores das resistências à compressão e respectivos coeficientes de difusão foram analisados, satisfazendo assim o propósito deste trabalho. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível a produção de BED com cinzas volantes de baixa qualidade e inertes britados. As resistências à compressão determinadas indiciam a possibilidade de produção de BED com percentagens de substituição de cinzas volantes até cerca de 40%, permitindo a obtenção de cerca de 60 a 65 MPa de resistência à compressão aos 56 dias de idade. Foi também possível constatar que a influência do teor de inqueimados das cinzas volantes é reduzida, não sendo significativa na resistência e durabilidade dos BED analisados. A durabilidade dos betões produzidos, aferida pelo valor do seu coeficiente de difusão, aumentou drasticamente com a substituição de cimento Portland por cinzas volantes em percentagens convenientes.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-03
1999-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16358
url http://hdl.handle.net/1822/16358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133067336482816