Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/413 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa1. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. - This article presents a project started in 2004 by teachers of the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Lisbon. The main goal was to study the problem of peer violence at school. Nevertheless, an approach to education for peace and the will to develop a climate of well-being and harmony in school, underlying this project. Collaboration between universities and schools is a guiding principle of this project, both for the identification and understanding of the problems, both for the creation of change projects. Its development in various school contexts (subprojects) and is organized into two distinct phases, which we present here. Also refer the main results of each of the subprojects, far produced. |
id |
RCAP_2dfcaae7968d90291c2b7b7acea190d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativoBullyingViolência entre paresEducação para a convivênciaColaboração universidade-escolasNeste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa1. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. - This article presents a project started in 2004 by teachers of the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Lisbon. The main goal was to study the problem of peer violence at school. Nevertheless, an approach to education for peace and the will to develop a climate of well-being and harmony in school, underlying this project. Collaboration between universities and schools is a guiding principle of this project, both for the identification and understanding of the problems, both for the creation of change projects. Its development in various school contexts (subprojects) and is organized into two distinct phases, which we present here. Also refer the main results of each of the subprojects, far produced.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFreire, IsabelSimão, AnaCaetano, AnaFerreira, AnaCardoso, AnaGouveia, Sérgio2011-02-23T14:19:11Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/413porFREIRE, Isabel; SIMÃO, Ana; CAETANO, Ana; FERREIRA, Ana; CARDOSO, Ana; GOUVEIA, Sérgio - Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.229-2481646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:58.357793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
title |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
spellingShingle |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo Freire, Isabel Bullying Violência entre pares Educação para a convivência Colaboração universidade-escolas |
title_short |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
title_full |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
title_fullStr |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
title_full_unstemmed |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
title_sort |
Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo |
author |
Freire, Isabel |
author_facet |
Freire, Isabel Simão, Ana Caetano, Ana Ferreira, Ana Cardoso, Ana Gouveia, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Simão, Ana Caetano, Ana Ferreira, Ana Cardoso, Ana Gouveia, Sérgio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Isabel Simão, Ana Caetano, Ana Ferreira, Ana Cardoso, Ana Gouveia, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Violência entre pares Educação para a convivência Colaboração universidade-escolas |
topic |
Bullying Violência entre pares Educação para a convivência Colaboração universidade-escolas |
description |
Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa1. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. - This article presents a project started in 2004 by teachers of the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Lisbon. The main goal was to study the problem of peer violence at school. Nevertheless, an approach to education for peace and the will to develop a climate of well-being and harmony in school, underlying this project. Collaboration between universities and schools is a guiding principle of this project, both for the identification and understanding of the problems, both for the creation of change projects. Its development in various school contexts (subprojects) and is organized into two distinct phases, which we present here. Also refer the main results of each of the subprojects, far produced. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-02-23T14:19:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/413 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FREIRE, Isabel; SIMÃO, Ana; CAETANO, Ana; FERREIRA, Ana; CARDOSO, Ana; GOUVEIA, Sérgio - Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.229-248 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020975513600 |