Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Isabel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Simão, Ana Margarida Veiga, Caetano, Ana Paula, Ferreira, Ana Sousa, Cardoso, Ana, Gouveia, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.405
Resumo: Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. [1] Em 2009, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi extinta e deu origem a duas unidades orgânicas: o Instituto de Educação (juntamente com o antigo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Psicologia. Este Projecto tem sido financiado pela Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
id RCAP_282cc8e6ccfc758e909f0687db9cbb8b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativoNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. [1] Em 2009, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi extinta e deu origem a duas unidades orgânicas: o Instituto de Educação (juntamente com o antigo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Psicologia. Este Projecto tem sido financiado pela Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.405por1646-2335Freire, IsabelSimão, Ana Margarida VeigaCaetano, Ana PaulaFerreira, Ana SousaCardoso, AnaGouveia, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.417891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
title Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
spellingShingle Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
Freire, Isabel
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
title_short Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
title_full Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
title_fullStr Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
title_full_unstemmed Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
title_sort Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
author Freire, Isabel
author_facet Freire, Isabel
Simão, Ana Margarida Veiga
Caetano, Ana Paula
Ferreira, Ana Sousa
Cardoso, Ana
Gouveia, Sérgio
author_role author
author2 Simão, Ana Margarida Veiga
Caetano, Ana Paula
Ferreira, Ana Sousa
Cardoso, Ana
Gouveia, Sérgio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Isabel
Simão, Ana Margarida Veiga
Caetano, Ana Paula
Ferreira, Ana Sousa
Cardoso, Ana
Gouveia, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
topic Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
description Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. [1] Em 2009, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi extinta e deu origem a duas unidades orgânicas: o Instituto de Educação (juntamente com o antigo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Psicologia. Este Projecto tem sido financiado pela Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.405
url https://doi.org/10.25755/int.405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947373760512