Vibrações induzidas por actividades humanas em pontes pedonais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, José Horácio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10431
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia
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spelling Vibrações induzidas por actividades humanas em pontes pedonaisPonte pedonalVibraçõesCritérios de confortoAmortecedoresDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e GeotecniaO presente trabalho tem como principal objectivo estudar as vibrações induzidas por actividades humanas em pontes pedonais, analisando em particular a passagem superior que faz a travessia sobre a 2ª Circular de Lisboa para o acesso ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Numa primeira fase fez-se uma abordagem geral de vibrações induzidas por actividades humanas, dando atenção ao modo de gerar as acções que se fazem actuar no modelo matemático das pontes pedonais. Estudaram-se e sintetizaram-se expressões propostas por vários códigos e pesquisadores. Na segunda fase procedeu-se à modelação da estrutura existente num programa de cálculo automático e a análise dos resultados obtidos. Encontrados as frequências e modos naturais da vibração da ponte em estudo, introduziu-se, a acção de peão a atravessar o passadiço com vários movimentos diferentes, tais como “corrida”, “jogging” e “andamento normal”. Os valores obtidos foram, submetidos a uma cuidada interpretação, com o intuito de verificar se os níveis máximos de aceleração, os deslocamentos e as frequências obtidos se encontram dentro dos limites preconizados nas várias normas que abordam este tema. Concluindo que a estrutura existente não verifica as condições de conforto, fez-se um estudo de soluções possíveis para garantir o conforto aos peões. Dessas soluções estudadas, e com base em questões económicas, estéticas e de aplicabilidade, optou-se por aumento da rigidez da ponte através do reforço do tabuleiro, obtendo assim, resultados satisfatórios.Faculdade de Ciências e TecnologiaSilva, ManuelRUNVarela, José Horácio2013-10-01T09:49:14Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:29:39ZPortal AgregadorONG
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