As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18601
Resumo: Este estudo assenta nas relações entre liderança e cultura organizacional num serviço de imagiologia, entendendo-se, assim, que o papel do líder é fundamental para a orientação e o desenvolvimento do trabalho, através de condutas e estratégias que se adaptem às diversas situações. Deste modo, achou-se pertinente perceber o conceito de liderança, as suas abordagens teóricas e o modo como este conceito poderá ser posto em prática ao nível das instituições, contribuindo para fortalecer a comunicação e a cultura organizacional. No que respeita à cultura organizacional, esta resume-se a um conjunto de normas e comportamentos, os quais são utilizados pelas pessoas de forma a interagirem numa organização. Outra questão fundamental passa pela comunicação no seio da cultura organizacional, sendo um factor de extrema relevância, no que respeita à estrutura na sociedade e no funcionamento das organizações. Distinguem-se dois tipos de comunicação: a formal, uma comunicação sistemática; e a informal, uma comunicação assistemática. Em resumo, conclui-se que a liderança, movida pela comunicação, se trata de um processo em que as atitudes e os comportamentos dos líderes, bem como dos seus seguidores, incidem sobre a sua eficácia, a qual está, igualmente, dependente do contexto da cultura organizacional. ABSTRACT: This study builds on the relationship between leadership and organizational culture in a department of imaging, it being understood that, the role of leader is crucial to the direction and development of work, through pipelines and strategies that adapt to different situations. Thus, it is thought appropriate understand the concept of leadership, their theoretical approaches and how this concept could be implemented within the institutions, helping to strengthen communication and organizational culture. Regarding the organizational culture, this boils down to a number of norms and behaviours, which are used by people in order to interact in an organization. lt is assumed as a system of values, expressed through rituals, myths, beliefs and habits common to members of a particular institution, which produces widely accepted norms of behaviour by the group. Another key issue is through communication within the organizational culture, being a factor of extreme importance, with regard to the structure in society and the functioning of organizations. There are two types of communication: the formal, a systematic communication, and informally, a communications patchy. lt is through communication that are solved most problems, and is used to exploit many opportunities, managing organizational balanced life. ln summary, it appears that leadership, driven by communication, this is a process in which the attitudes and behaviours of leaders and their followers, focusing on its effectiveness, which is also dependent on context the organizational culture.
id RCAP_2e049c119b8354524d63fcc97d8c1e48
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18601
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologiaLiderançaComunicaçãoCultura organizacionalLeadershipCommunicationOrganizational cultureEste estudo assenta nas relações entre liderança e cultura organizacional num serviço de imagiologia, entendendo-se, assim, que o papel do líder é fundamental para a orientação e o desenvolvimento do trabalho, através de condutas e estratégias que se adaptem às diversas situações. Deste modo, achou-se pertinente perceber o conceito de liderança, as suas abordagens teóricas e o modo como este conceito poderá ser posto em prática ao nível das instituições, contribuindo para fortalecer a comunicação e a cultura organizacional. No que respeita à cultura organizacional, esta resume-se a um conjunto de normas e comportamentos, os quais são utilizados pelas pessoas de forma a interagirem numa organização. Outra questão fundamental passa pela comunicação no seio da cultura organizacional, sendo um factor de extrema relevância, no que respeita à estrutura na sociedade e no funcionamento das organizações. Distinguem-se dois tipos de comunicação: a formal, uma comunicação sistemática; e a informal, uma comunicação assistemática. Em resumo, conclui-se que a liderança, movida pela comunicação, se trata de um processo em que as atitudes e os comportamentos dos líderes, bem como dos seus seguidores, incidem sobre a sua eficácia, a qual está, igualmente, dependente do contexto da cultura organizacional. ABSTRACT: This study builds on the relationship between leadership and organizational culture in a department of imaging, it being understood that, the role of leader is crucial to the direction and development of work, through pipelines and strategies that adapt to different situations. Thus, it is thought appropriate understand the concept of leadership, their theoretical approaches and how this concept could be implemented within the institutions, helping to strengthen communication and organizational culture. Regarding the organizational culture, this boils down to a number of norms and behaviours, which are used by people in order to interact in an organization. lt is assumed as a system of values, expressed through rituals, myths, beliefs and habits common to members of a particular institution, which produces widely accepted norms of behaviour by the group. Another key issue is through communication within the organizational culture, being a factor of extreme importance, with regard to the structure in society and the functioning of organizations. There are two types of communication: the formal, a systematic communication, and informally, a communications patchy. lt is through communication that are solved most problems, and is used to exploit many opportunities, managing organizational balanced life. ln summary, it appears that leadership, driven by communication, this is a process in which the attitudes and behaviours of leaders and their followers, focusing on its effectiveness, which is also dependent on context the organizational culture.Universidade de Évora2016-07-07T14:32:08Z2016-07-072009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18601http://hdl.handle.net/10174/18601pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt687Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:29.434832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
title As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
spellingShingle As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos
Liderança
Comunicação
Cultura organizacional
Leadership
Communication
Organizational culture
title_short As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
title_full As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
title_fullStr As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
title_full_unstemmed As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
title_sort As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia
author Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos
author_facet Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Comunicação
Cultura organizacional
Leadership
Communication
Organizational culture
topic Liderança
Comunicação
Cultura organizacional
Leadership
Communication
Organizational culture
description Este estudo assenta nas relações entre liderança e cultura organizacional num serviço de imagiologia, entendendo-se, assim, que o papel do líder é fundamental para a orientação e o desenvolvimento do trabalho, através de condutas e estratégias que se adaptem às diversas situações. Deste modo, achou-se pertinente perceber o conceito de liderança, as suas abordagens teóricas e o modo como este conceito poderá ser posto em prática ao nível das instituições, contribuindo para fortalecer a comunicação e a cultura organizacional. No que respeita à cultura organizacional, esta resume-se a um conjunto de normas e comportamentos, os quais são utilizados pelas pessoas de forma a interagirem numa organização. Outra questão fundamental passa pela comunicação no seio da cultura organizacional, sendo um factor de extrema relevância, no que respeita à estrutura na sociedade e no funcionamento das organizações. Distinguem-se dois tipos de comunicação: a formal, uma comunicação sistemática; e a informal, uma comunicação assistemática. Em resumo, conclui-se que a liderança, movida pela comunicação, se trata de um processo em que as atitudes e os comportamentos dos líderes, bem como dos seus seguidores, incidem sobre a sua eficácia, a qual está, igualmente, dependente do contexto da cultura organizacional. ABSTRACT: This study builds on the relationship between leadership and organizational culture in a department of imaging, it being understood that, the role of leader is crucial to the direction and development of work, through pipelines and strategies that adapt to different situations. Thus, it is thought appropriate understand the concept of leadership, their theoretical approaches and how this concept could be implemented within the institutions, helping to strengthen communication and organizational culture. Regarding the organizational culture, this boils down to a number of norms and behaviours, which are used by people in order to interact in an organization. lt is assumed as a system of values, expressed through rituals, myths, beliefs and habits common to members of a particular institution, which produces widely accepted norms of behaviour by the group. Another key issue is through communication within the organizational culture, being a factor of extreme importance, with regard to the structure in society and the functioning of organizations. There are two types of communication: the formal, a systematic communication, and informally, a communications patchy. lt is through communication that are solved most problems, and is used to exploit many opportunities, managing organizational balanced life. ln summary, it appears that leadership, driven by communication, this is a process in which the attitudes and behaviours of leaders and their followers, focusing on its effectiveness, which is also dependent on context the organizational culture.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2016-07-07T14:32:08Z
2016-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18601
http://hdl.handle.net/10174/18601
url http://hdl.handle.net/10174/18601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136587306500096