Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Filipa Gonçalves Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15431
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
id RCAP_2e11fb1097ac44ed6f965531f1895ae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercialRentabilidadeSustentabilidadeAviação comercialModelos de negócioReestruturaçãoProfitabilitySustainabilityCommercial aviationBusiness modelsRestructuringMestrado em Gestão e EmpreendedorismoEste estudo procurou concretizar os seguintes objetivos: analisar profundamente a situação da TAP num contexto pré-pandémico e aferir se esta se encontrava numa situação de falência; utilizar rácios financeiros estudados para auxílio e comparabilidade entre companhias aéreas e identificar diferenças entre TAP, Iberia, Lufthansa e Air France-KLM em situação pré pandemia; identificar principais problemas da TAP; destacar pontos fortes na Iberia, Lufthansa e Air France-KLM; identificar reestruturações possíveis para a TAP. De forma a concretizar os objetivos propostos o estudo aborda a evolução da aviação comercial e a sua rentabilidade, a sustentabilidade económica e da aviação, identificando-se os principais modelos de negócio: as companhias de bandeira, as lowcost e as charter, e ainda, possibilidades de reestruturação, tais como o outsourcing e o downsizing. No estudo empírico analisaram-se os relatórios e contas da TAP de 2011 a 2019, da Iberia, da Lufthansa e da Air France-KLM, de 2017 a 2019 através de rácios como: a margem EBITDA, a margem EBIT, o valor da remuneração por colaborador, o peso de gastos essenciais face às vendas, a autonomia financeira, a rentabilidade operacional das vendas e a rentabilidade líquida das vendas. Da comparação entre as companhias analisadas, a TAP estava em situação de falência técnica, apresentando um comportamento irregular na apresentação de resultados e uma realidade contrastante com as outras companhias em estudo. Foi-nos possível definir como principais problemas da TAP ao nível da gestão o overinvestement, o overtrading, as remunerações desajustadas, a concorrência com as companhias lowcost, e o negócio do Brasil. Como reestruturações possíveis definimos: venda do segmento da manutenção Brasil; reformulação do sistema remuneratório com avaliação de opções de outsourcing; redimensionar a atual frota para o nível de atividade de forma a permitir rentabilidade; investir na inovação e processos digitais que permitam libertar recursos humanos.This study sought to achieve the following objectives: deeply analyze the situation of TAP in a pre-pandemic context and assess whether it was in a situation of bankruptcy; use financial ratios studied for aid and comparability between airlines and identify differences between TAP, Iberia, Lufthansa and Air France-KLM in a pre-pandemic situation; identify TAP's main problems; highlight strengths in Iberia, Lufthansa and Air France-KLM; identify possible restructurings for TAP. In order to achieve the proposed objectives, the study addresses the evolution of commercial aviation and its profitability, economic and aviation sustainability, identifying the main business models: flag companies, lowcost and charter companies, and also, restructuring possibilities, such as outsourcing and downsizing. The empirical study analyzed the reports and accounts of TAP from 2011 to 2019, of Iberia, Lufthansa and Air France-KLM, from 2017 to 2019 through ratios such as: EBITDA margin, EBIT margin, remuneration value per employee, the weight of essential expenses compared to sales, financial autonomy, operational sales profitability and net sales profitability. From the comparison between the companies analyzed, TAP was in a situation of technical bankruptcy, presenting an irregular behavior in the presentation of results and a reality that contrasts with the other companies under study. It was possible for us to define the main problems of TAP at the management level as overinvestment, overtrading, inappropriate remuneration, competition with low cost companies, and the business in Brazil. As possible restructurings we define: sale of the Brazil maintenance segment; reformulation of the remuneration system with evaluation of outsourcing options; resizing the current fleet to the level of activity in order to allow profitability; invest in innovation and digital processes that free up human resources.ISCALBreia, ArménioRCIPLMamede, Filipa Gonçalves Miranda2023-01-30T14:58:03Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:06.133231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
title Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
spellingShingle Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
Mamede, Filipa Gonçalves Miranda
Rentabilidade
Sustentabilidade
Aviação comercial
Modelos de negócio
Reestruturação
Profitability
Sustainability
Commercial aviation
Business models
Restructuring
title_short Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
title_full Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
title_fullStr Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
title_full_unstemmed Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
title_sort Sustentabilidade e rentabilidade do setor da aviação comercial
author Mamede, Filipa Gonçalves Miranda
author_facet Mamede, Filipa Gonçalves Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Breia, Arménio
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Filipa Gonçalves Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Rentabilidade
Sustentabilidade
Aviação comercial
Modelos de negócio
Reestruturação
Profitability
Sustainability
Commercial aviation
Business models
Restructuring
topic Rentabilidade
Sustentabilidade
Aviação comercial
Modelos de negócio
Reestruturação
Profitability
Sustainability
Commercial aviation
Business models
Restructuring
description Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03
2022-03-01T00:00:00Z
2023-01-30T14:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15431
url http://hdl.handle.net/10400.21/15431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133503478038528