O legado do ensino remoto emergencial de biologia no sistema Colégio Militar do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56647 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
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O legado do ensino remoto emergencial de biologia no sistema Colégio Militar do BrasilEnsino à distância - BrasilTecnologias da informação e da comunicaçãoColégios militaresBiologia - Estudo e ensinoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022No primeiro trimestre de 2020, quase 90% dos estudantes do planeta tiveram suas aulas presenciais interrompidas devido à pandemia de Covid-19. O que se seguiu foi uma grande diversidade de tentativas de adaptar o currículo para o chamado ensino remoto emergencial. É nesse contexto que se insere este trabalho, que buscou investigar como é que a experiência do ensino remoto emergencial afetou o ensino de Biologia no Sistema Colégio Militar do Brasil. Para isso, optamos por uma metodologia qualitativa, em um estudo de caso intrínseco, e realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Biologia dos Colégios Militares. A técnica usada para analisar os dados obtidos a partir das entrevistas foi a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Verificamos que, para a migração do currículo de Biologia para o ensino remoto, as decisões sobre o conteúdo e as estratégias de aprendizagem ficaram, principalmente, a cargo dos professores. Estes, no entanto, tiveram pouco tempo para planejar e, em sua maioria, não apresentavam formação adequada no uso das TIC para o ensino. Além disso, as concepções pedagógicas dos docentes ainda são muito atreladas à visão do professor como o centro do processo, o que fez com que as estratégias escolhidas para o ensino remoto também acompanhassem essa visão, com o predomínio da aula expositiva. Somamos a isso as dificuldades de adaptação dos alunos ao novo contexto, afetando sua motivação e sua participação nas atividades letivas remotas. No entanto, com o retorno ao ensino presencial, compreendemos que os docentes tenham condições, a partir do que viveram, de incorporar mais as TIC ao ensino de Biologia e diversificar suas estratégias de aprendizagem, dando maior protagonismo aos alunos. Para isso, porém, é fundamental ajustar os currículos, repensar os programas de formação continuada dos agentes de ensino e ter a consciência de que o “novo normal” também veio para ficar na educação.In the first quarter of 2020, almost 90% of students on the planet had their face-to-face classes interrupted due to the Covid-19 pandemic. What followed was a wide range of attempts to adapt the curriculum for the so-called emergency remote learning. It is in this context that this work is inserted, which sought to investigate how the experience of emergency remote learning affected the teaching of Biology in the Military School System of Brazil. For this, we opted for a qualitative methodology, in an intrinsic case study, and we carried out semi-structured interviews with Biology teachers from the Military Schools. The technique used to analyze the data obtained from the interviews was the thematic category content analysis. We verified that, for the migration of the Biology curriculum to remote teaching, the decisions about the content and the learning strategies were, mainly, in charge of the teachers. These, however, had little time to plan and, for the most part, did not have adequate training in the use of ICT for teaching. In addition, the pedagogical conceptions of teachers are still very much linked to the teacher as the center of the process, which made the strategies chosen for remote teaching also follow this vision, with the predominance of the lecture. In addition, there are the difficulties of students adapting to the new context, which affect their motivation and their participation in remote learning activities. However, with the return to face-to-face teaching, we understand that teachers are able, based on what they have experienced, to incorporate more ICT into Biology teaching and diversify their learning strategies, giving students greater protagonism. For this, however, it is essential to adjust the curriculum, rethink the continuing education programs of teaching agents, and to be aware that the “new normal” is here to stay in education as well.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Daniel dos Reis2023-03-14T12:20:32Z20222022-10-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56647TID:203287630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:13.116479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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