Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26973
Resumo: O presente trabalho relata um projeto de investigação participativa que foi desenvolvido com um grupo de Crianças do Bairro 5 de Abril, na Cidade de Moçâmedes, com o objetivo de compreender como a infância é vivida por Meninos e Meninas que têm que desempenhar o papel de filhas, alunas e de trabalhadoras, no dia a dia, entre a casa, a escola, o mercado e a comunidade. Para responder a este objetivo as crianças foram convidadas a participar, como investigadoras-atoras ou como jornalistas, num percurso que foi sendo construído com o investigador adulto que, partindo de entrevistas abertas, realizadas em pequenos grupos foi identificando temas geradores de novas conversas, que foram sendo aprofundadas em grande grupo, com o suporte algumas ferramentas de mapeamento de relações e de interesses de participação. Depois de situar cada criança, do ponto de vista da posição social da sua família e da sua própria posição na frartria, procurou-se analisar as condições que levaram algumas famílias a consentir e a naturalizar a participação das crianças no mundo da produção. O estudo mostra como o trabalho das crianças, vivido como ajuda familiar, surge para muitas destas famílias como resposta a necessidade de sobrevivência de famílias monoparentais e numerosas, passando este trabalho, a ser visto pelos adultos e pelas próprias crianças, como uma oportunidade social, sem se ter em conta o prejuízo causado numa trajetória escolar que parecia não prometer a mobilidade social. O projeto-processo é narrado em quarto fases, em que o envolvimento progressivo das crianças nas conversas e produção de conhecimento sobre as famílias, escolas e as amizades, culmina na realização de uma exposição pública, com a qual o grupo pretendeu suscitar a reflexão de adultos e crianças da comunidade sobre o direito de todas as crianças a infância e a educação
id RCAP_2e17a46b64e02d0c29280d216618d77b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de MoçãmedesInfânciaInfanciasDireitos da criançaParticipaçãoEducaçãoTrabalho infantilO presente trabalho relata um projeto de investigação participativa que foi desenvolvido com um grupo de Crianças do Bairro 5 de Abril, na Cidade de Moçâmedes, com o objetivo de compreender como a infância é vivida por Meninos e Meninas que têm que desempenhar o papel de filhas, alunas e de trabalhadoras, no dia a dia, entre a casa, a escola, o mercado e a comunidade. Para responder a este objetivo as crianças foram convidadas a participar, como investigadoras-atoras ou como jornalistas, num percurso que foi sendo construído com o investigador adulto que, partindo de entrevistas abertas, realizadas em pequenos grupos foi identificando temas geradores de novas conversas, que foram sendo aprofundadas em grande grupo, com o suporte algumas ferramentas de mapeamento de relações e de interesses de participação. Depois de situar cada criança, do ponto de vista da posição social da sua família e da sua própria posição na frartria, procurou-se analisar as condições que levaram algumas famílias a consentir e a naturalizar a participação das crianças no mundo da produção. O estudo mostra como o trabalho das crianças, vivido como ajuda familiar, surge para muitas destas famílias como resposta a necessidade de sobrevivência de famílias monoparentais e numerosas, passando este trabalho, a ser visto pelos adultos e pelas próprias crianças, como uma oportunidade social, sem se ter em conta o prejuízo causado numa trajetória escolar que parecia não prometer a mobilidade social. O projeto-processo é narrado em quarto fases, em que o envolvimento progressivo das crianças nas conversas e produção de conhecimento sobre as famílias, escolas e as amizades, culmina na realização de uma exposição pública, com a qual o grupo pretendeu suscitar a reflexão de adultos e crianças da comunidade sobre o direito de todas as crianças a infância e a educaçãoThis paper reports on a participatory research project that was developed with a group of Children of Barrio 5 de Abril, in the City of Moçâmedes, in order to understand how childhood is experienced by boys. and Girls who have to play the role of daughters, students and working women, in the day to day, between the house, the school, the market and the community .. In order to respond to this objective, the children were invited to participate as researcher or journalists, in a course that was built with the adult researcher who, starting from open interviews, carried out in small groups, identified topics generating new conversations that were being deepened in a large group, with the support of some mapping tools of relations and participation interests. After locating each child, from the point of view of the social position of their family and their own position in the region, it was sought to analyze the conditions that led some families to consent and to naturalize the participation of children in the world of production. The study shows how the work of children, lived as family aid, arises for many of these families as a response to the need for survival of single parents and numerous families, and this work, to be seen by adults and children as a social opportunity, without taking into account the damage caused in a school trajectory that did not seem to promise social mobility. The project-process is narrated in four phases, in which the children's progressive involvement in the conversations and production of knowledge about families, schools and friendships, culminates in a public exhibition, with which the group intended to elicit the reflection of adults and children of the community on the right of all children to childhood and education2019-11-18T11:36:32Z2018-12-11T00:00:00Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26973TID:202239616porCanjeque, Albana de Séfora Madalena Calovelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:16Zoai:ria.ua.pt:10773/26973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:52.043510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
title Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
spellingShingle Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
Infância
Infancias
Direitos da criança
Participação
Educação
Trabalho infantil
title_short Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
title_full Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
title_fullStr Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
title_full_unstemmed Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
title_sort Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
author Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
author_facet Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Infancias
Direitos da criança
Participação
Educação
Trabalho infantil
topic Infância
Infancias
Direitos da criança
Participação
Educação
Trabalho infantil
description O presente trabalho relata um projeto de investigação participativa que foi desenvolvido com um grupo de Crianças do Bairro 5 de Abril, na Cidade de Moçâmedes, com o objetivo de compreender como a infância é vivida por Meninos e Meninas que têm que desempenhar o papel de filhas, alunas e de trabalhadoras, no dia a dia, entre a casa, a escola, o mercado e a comunidade. Para responder a este objetivo as crianças foram convidadas a participar, como investigadoras-atoras ou como jornalistas, num percurso que foi sendo construído com o investigador adulto que, partindo de entrevistas abertas, realizadas em pequenos grupos foi identificando temas geradores de novas conversas, que foram sendo aprofundadas em grande grupo, com o suporte algumas ferramentas de mapeamento de relações e de interesses de participação. Depois de situar cada criança, do ponto de vista da posição social da sua família e da sua própria posição na frartria, procurou-se analisar as condições que levaram algumas famílias a consentir e a naturalizar a participação das crianças no mundo da produção. O estudo mostra como o trabalho das crianças, vivido como ajuda familiar, surge para muitas destas famílias como resposta a necessidade de sobrevivência de famílias monoparentais e numerosas, passando este trabalho, a ser visto pelos adultos e pelas próprias crianças, como uma oportunidade social, sem se ter em conta o prejuízo causado numa trajetória escolar que parecia não prometer a mobilidade social. O projeto-processo é narrado em quarto fases, em que o envolvimento progressivo das crianças nas conversas e produção de conhecimento sobre as famílias, escolas e as amizades, culmina na realização de uma exposição pública, com a qual o grupo pretendeu suscitar a reflexão de adultos e crianças da comunidade sobre o direito de todas as crianças a infância e a educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T00:00:00Z
2018-12-11
2019-11-18T11:36:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26973
TID:202239616
url http://hdl.handle.net/10773/26973
identifier_str_mv TID:202239616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137653465022464