Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26973 |
Resumo: | O presente trabalho relata um projeto de investigação participativa que foi desenvolvido com um grupo de Crianças do Bairro 5 de Abril, na Cidade de Moçâmedes, com o objetivo de compreender como a infância é vivida por Meninos e Meninas que têm que desempenhar o papel de filhas, alunas e de trabalhadoras, no dia a dia, entre a casa, a escola, o mercado e a comunidade. Para responder a este objetivo as crianças foram convidadas a participar, como investigadoras-atoras ou como jornalistas, num percurso que foi sendo construído com o investigador adulto que, partindo de entrevistas abertas, realizadas em pequenos grupos foi identificando temas geradores de novas conversas, que foram sendo aprofundadas em grande grupo, com o suporte algumas ferramentas de mapeamento de relações e de interesses de participação. Depois de situar cada criança, do ponto de vista da posição social da sua família e da sua própria posição na frartria, procurou-se analisar as condições que levaram algumas famílias a consentir e a naturalizar a participação das crianças no mundo da produção. O estudo mostra como o trabalho das crianças, vivido como ajuda familiar, surge para muitas destas famílias como resposta a necessidade de sobrevivência de famílias monoparentais e numerosas, passando este trabalho, a ser visto pelos adultos e pelas próprias crianças, como uma oportunidade social, sem se ter em conta o prejuízo causado numa trajetória escolar que parecia não prometer a mobilidade social. O projeto-processo é narrado em quarto fases, em que o envolvimento progressivo das crianças nas conversas e produção de conhecimento sobre as famílias, escolas e as amizades, culmina na realização de uma exposição pública, com a qual o grupo pretendeu suscitar a reflexão de adultos e crianças da comunidade sobre o direito de todas as crianças a infância e a educação |
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