A criança como actor social: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/235
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
id RCAP_c14babad9ef5a5e11ffc1a32832d7105
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança como actor social: um estudo de casoTesesEducação de infânciaJardim de infânciaParticipaçãoContexto educativoCriançasDireitos de participaçãoDireitos de protecçãoDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006Com o presente trabalho pretendemos compreender, no contexto de numa sala de Jardim de Infância, como é que a criança participa de forma activa, enquanto interveniente no processo educativo, mais concretamente, no que concerne à planificação e operacionalização do currículo. Recolheram-se as suas próprias opiniões, foram ouvidos os pais e a Educadora de Infância. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados contidos nas respectivas entrevistas e criada uma grelha de categorização, tendo por base os elementos recolhidos junto de cada grupo de entrevistados, com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e, seguidamente, se proceder à triangulação dos mesmos. Os nossos resultados apontam para a presença de um contexto educativo onde as crianças são respeitadas como pessoas, detentoras de saberes e potencialidades. As crianças são cidadãs, capazes de se organizarem numa cultura própria, sustentada nas vivências e nas interacções que estabelecem, com os seus pares, com os adultos e com a comunidade. Verifica-se que os Direitos de Protecção lhes são assegurados, sem interferência nos Direitos de Participação. A oportunidade da criança desempenhar um papel activo traduz-se na possibilidade de optar, tomar decisões, partilhar saberes e interferir na vida daqueles que a rodeiam. O Trabalho que se desenvolve neste Jardim de Infância tem, ainda, subjacente à sua prática educativa, uma Educadora mediadora do currículo, e as famílias enquanto intervenientes efectivas do mesmo.Cruz, Maria Isabel SantanaSapientiaAgostinho, Lília Maria Pires Viegas2011-09-07T16:04:13Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.1/235por373.2 AGO*Cri Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:10:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:37.638846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança como actor social: um estudo de caso
title A criança como actor social: um estudo de caso
spellingShingle A criança como actor social: um estudo de caso
Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
Teses
Educação de infância
Jardim de infância
Participação
Contexto educativo
Crianças
Direitos de participação
Direitos de protecção
title_short A criança como actor social: um estudo de caso
title_full A criança como actor social: um estudo de caso
title_fullStr A criança como actor social: um estudo de caso
title_full_unstemmed A criança como actor social: um estudo de caso
title_sort A criança como actor social: um estudo de caso
author Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
author_facet Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Maria Isabel Santana
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Lília Maria Pires Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação de infância
Jardim de infância
Participação
Contexto educativo
Crianças
Direitos de participação
Direitos de protecção
topic Teses
Educação de infância
Jardim de infância
Participação
Contexto educativo
Crianças
Direitos de participação
Direitos de protecção
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/235
url http://hdl.handle.net/10400.1/235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 AGO*Cri Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133146530185216