Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30903
Resumo: Tendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases.
id RCAP_2e39adfe719ca54171442bb27b4b72fa
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociaisProbabilidadesExercícios parametrizadosRStudioTeste em duas fasesTendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases.Based on the Probability topic included in the syllabus of the subject “Matemática para as Ciências Sociais” for 11th grade students, we explore potential abilities of the RStudio, working with the Rmarkdown, in creating the so called parameterized exercises. A parameterized exercise contains some previously defined parameters whose values are randomly generated leading to different exercises with similar statement and degree of difficulty. In our study, we consider open response type questions for the parameterized exercises. Using this computational tool, a total of 12 parameterized exercises about Probabilities accompanied by a resolution proposal are built. In one of these parameterizations, it is possible to previously choose the solutions from which it is determined which values should appear in the statement (inverted parameterized exercise). For any teacher with access to the Rmarkdown files, this digital resource on his own personal computer allows the creation of documents to support the teaching and learning process, such as exercise sheets or assessment tests. Furthermore, we propose to adapt the assessment test in two phases (“teste em duas fases”) using parametrized exercises in its construction.2021-03-18T09:28:49Z2020-07-07T00:00:00Z2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30903porFreitas, Vítor Duarte Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:44Zoai:ria.ua.pt:10773/30903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.663383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
title Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
spellingShingle Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de
Probabilidades
Exercícios parametrizados
RStudio
Teste em duas fases
title_short Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
title_full Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
title_fullStr Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
title_full_unstemmed Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
title_sort Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
author Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de
author_facet Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidades
Exercícios parametrizados
RStudio
Teste em duas fases
topic Probabilidades
Exercícios parametrizados
RStudio
Teste em duas fases
description Tendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T00:00:00Z
2020-07-07
2021-03-18T09:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30903
url http://hdl.handle.net/10773/30903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137684651769856