Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30903 |
Resumo: | Tendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases. |
id |
RCAP_2e39adfe719ca54171442bb27b4b72fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30903 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociaisProbabilidadesExercícios parametrizadosRStudioTeste em duas fasesTendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases.Based on the Probability topic included in the syllabus of the subject “Matemática para as Ciências Sociais” for 11th grade students, we explore potential abilities of the RStudio, working with the Rmarkdown, in creating the so called parameterized exercises. A parameterized exercise contains some previously defined parameters whose values are randomly generated leading to different exercises with similar statement and degree of difficulty. In our study, we consider open response type questions for the parameterized exercises. Using this computational tool, a total of 12 parameterized exercises about Probabilities accompanied by a resolution proposal are built. In one of these parameterizations, it is possible to previously choose the solutions from which it is determined which values should appear in the statement (inverted parameterized exercise). For any teacher with access to the Rmarkdown files, this digital resource on his own personal computer allows the creation of documents to support the teaching and learning process, such as exercise sheets or assessment tests. Furthermore, we propose to adapt the assessment test in two phases (“teste em duas fases”) using parametrized exercises in its construction.2021-03-18T09:28:49Z2020-07-07T00:00:00Z2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30903porFreitas, Vítor Duarte Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:44Zoai:ria.ua.pt:10773/30903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.663383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
title |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
spellingShingle |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de Probabilidades Exercícios parametrizados RStudio Teste em duas fases |
title_short |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
title_full |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
title_fullStr |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
title_full_unstemmed |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
title_sort |
Recursos digitais para matemática aplicada às ciências sociais |
author |
Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Vítor Duarte Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilidades Exercícios parametrizados RStudio Teste em duas fases |
topic |
Probabilidades Exercícios parametrizados RStudio Teste em duas fases |
description |
Tendo como base de estudo o tópico Probabilidades no âmbito do plano curricular da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais para o 11.º ano de escolaridade, exploramos possíveis potencialidades do software RStudio, em conexão com o Rmarkdown, na conceção de exercícios parametrizados, isto é, na criação de exercícios com um mesmo enunciado, e grau de dificuldade similar, a menos de parâmetros previamente definidos que serão gerados de forma aleatória. Com esta ferramenta computacional, construímos um total de 12 exercícios parametrizados de resposta aberta sobre conceitos do tópico Probabilidades acompanhados de uma proposta de resolução. Em uma dessas parametrizações, é possível a escolha prévia das soluções a partir das quais se determina quais os valores que devem constar no enunciado (exercício parametrizado invertido). O desenvolvimento deste recurso digital permite, a um docente com acesso aos ficheiros Rmarkdown e no seu próprio computador pessoal, a criação de documentos de suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como sejam, fichas de exercícios ou provas de avaliação. Mais ainda, definimos um instrumento de avaliação adaptando o teste em duas fases. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07T00:00:00Z 2020-07-07 2021-03-18T09:28:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30903 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137684651769856 |