Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Isabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29832
Resumo: O consumo está a sofrer uma revolução. Atualmente, os consumidores têm cada vez mais possibilidades de escolha, onde esperam obter uma experiência consistente, integrada e uniforme, independentemente do canal utilizado. Ora, o consumidor está disposto a movimentar-se facilmente entre canais. Assim, o sucesso do retalho advém da fusão entre experiências digitais e físicas, da qual a buzzword é omnicanal. Na verdade, a inclusão da internet móvel como um novo canal de procura e de compra, estimulou a adoção do meio digital durante o processo de compra, ganhando cada vez mais espaço em relação às lojas físicas. No entanto, existem interesses que os Millennials não estão dispostos a abdicar, apesar de serem uma geração que interage com a tecnologia como nenhuma outra. Ora, o propósito desta investigação é perceber o impacto do consumidor jovem numa experiência de compra integrada através da utilização de uma app mobile. Assim, recorreu-se a uma abordagem teórica assente em quatro eixos – comportamento do consumidor, processo de tomada de decisão de compra do consumidor, experiência do consumidor com a marca e, por fim, o omnicanal. Os resultados alcançados foram obtidos através da recolha de dados primários adquiridos por focus group e questionários, que ajudaram a delinear propostas de melhoria para a experiência de compra dentro dos espaços Continente. Por fim, os resultados obtidos, apontam para uma valorização de uma experiência de compra interativa, através de uma multiplicidade de pontos de contacto entre os canais alternativos. Foi possível identificar, num contexto offline, que a maior lacuna durante a experiência de consumo é a desorientação do consumidor dentro do espaço físico quando procura um produto específico e, numa situação online, a falta de contacto com o produto.
id RCAP_2e3e695e0de785ce799d1c2850405069
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso ContinenteOmnicanalExperiência do consumidorMillennialsAplicações móveis (app´s)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO consumo está a sofrer uma revolução. Atualmente, os consumidores têm cada vez mais possibilidades de escolha, onde esperam obter uma experiência consistente, integrada e uniforme, independentemente do canal utilizado. Ora, o consumidor está disposto a movimentar-se facilmente entre canais. Assim, o sucesso do retalho advém da fusão entre experiências digitais e físicas, da qual a buzzword é omnicanal. Na verdade, a inclusão da internet móvel como um novo canal de procura e de compra, estimulou a adoção do meio digital durante o processo de compra, ganhando cada vez mais espaço em relação às lojas físicas. No entanto, existem interesses que os Millennials não estão dispostos a abdicar, apesar de serem uma geração que interage com a tecnologia como nenhuma outra. Ora, o propósito desta investigação é perceber o impacto do consumidor jovem numa experiência de compra integrada através da utilização de uma app mobile. Assim, recorreu-se a uma abordagem teórica assente em quatro eixos – comportamento do consumidor, processo de tomada de decisão de compra do consumidor, experiência do consumidor com a marca e, por fim, o omnicanal. Os resultados alcançados foram obtidos através da recolha de dados primários adquiridos por focus group e questionários, que ajudaram a delinear propostas de melhoria para a experiência de compra dentro dos espaços Continente. Por fim, os resultados obtidos, apontam para uma valorização de uma experiência de compra interativa, através de uma multiplicidade de pontos de contacto entre os canais alternativos. Foi possível identificar, num contexto offline, que a maior lacuna durante a experiência de consumo é a desorientação do consumidor dentro do espaço físico quando procura um produto específico e, numa situação online, a falta de contacto com o produto.Rodrigues, FilipeRepositório ComumCoelho, Ana Isabel2019-09-24T18:18:39Z2019-09-16T00:00:00Z2019-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29832202284239pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:10.894197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
title Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
spellingShingle Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
Coelho, Ana Isabel
Omnicanal
Experiência do consumidor
Millennials
Aplicações móveis (app´s)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
title_full Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
title_fullStr Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
title_full_unstemmed Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
title_sort Melhoria da experiência de compra do consumidor jovem através da utilização de uma app mobile: caso Continente
author Coelho, Ana Isabel
author_facet Coelho, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Omnicanal
Experiência do consumidor
Millennials
Aplicações móveis (app´s)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Omnicanal
Experiência do consumidor
Millennials
Aplicações móveis (app´s)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O consumo está a sofrer uma revolução. Atualmente, os consumidores têm cada vez mais possibilidades de escolha, onde esperam obter uma experiência consistente, integrada e uniforme, independentemente do canal utilizado. Ora, o consumidor está disposto a movimentar-se facilmente entre canais. Assim, o sucesso do retalho advém da fusão entre experiências digitais e físicas, da qual a buzzword é omnicanal. Na verdade, a inclusão da internet móvel como um novo canal de procura e de compra, estimulou a adoção do meio digital durante o processo de compra, ganhando cada vez mais espaço em relação às lojas físicas. No entanto, existem interesses que os Millennials não estão dispostos a abdicar, apesar de serem uma geração que interage com a tecnologia como nenhuma outra. Ora, o propósito desta investigação é perceber o impacto do consumidor jovem numa experiência de compra integrada através da utilização de uma app mobile. Assim, recorreu-se a uma abordagem teórica assente em quatro eixos – comportamento do consumidor, processo de tomada de decisão de compra do consumidor, experiência do consumidor com a marca e, por fim, o omnicanal. Os resultados alcançados foram obtidos através da recolha de dados primários adquiridos por focus group e questionários, que ajudaram a delinear propostas de melhoria para a experiência de compra dentro dos espaços Continente. Por fim, os resultados obtidos, apontam para uma valorização de uma experiência de compra interativa, através de uma multiplicidade de pontos de contacto entre os canais alternativos. Foi possível identificar, num contexto offline, que a maior lacuna durante a experiência de consumo é a desorientação do consumidor dentro do espaço físico quando procura um produto específico e, numa situação online, a falta de contacto com o produto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24T18:18:39Z
2019-09-16T00:00:00Z
2019-09-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29832
202284239
url http://hdl.handle.net/10400.26/29832
identifier_str_mv 202284239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130008484052992