Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataíde Silva, Melissa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22221
Resumo: No intuito de discutir o fenômeno da rotatividade nas empresas, este estudo teve como objetivo analisar quais os determinantes da retenção de empregados nas empresas brasileiras. A partir de então, observar os aspectos motivacionais para atrair e reter talentos. O tema aprofunda a discussão acerca dos fatores socioambientais e comportamentais dos empregados e empregadores dentro das organizações. Constatando que o aprendizado sobre motivação, turnover e gerenciamento de recursos humanos é fundamental para uma gestão organizacional promissora. A metodologia aplicada nesta pesquisa responde ao recurso investigativo, utilizando-se do método quantitativo, empregado pela estatística descritiva e a análise multivariada (análise fatorial) em uma amostra de empregados e gestores de empresas brasileiras, desenvolvido em um Estudo de caso. Com o corolário, pôde-se concluir que as categorias pesquisadas apresentam níveis referenciais significativos sobre os determinantes de retenção de empregados nas empresas, decorrentes do fenômeno turnover. Os resultados demonstraram estar correlacionados com o tipo de teoria que as empresas brasileiras têm se baseado para reter seus empregados, o que tem levado, em muitos casos, a um nível de alta rotatividade. Foi apurado que ‒ salários justos e competitivos; benefícios; políticas de promoção e ascensão na carreira; rotatividade nos cargos; ganhos baseados na performance; recompensas; boas condições de trabalho; vida balanceada e identidade com os valores e crenças da empresa; estilo de liderança, política de canais abertos e aproveitamento de boas ideias; além de políticas de treinamento e educação continuada ‒ são fatores determinantes para o turnover nas empresas, tendo elevado grau de concordância entre os empregados e empregadores participantes da pesquisa.
id RCAP_2e434be81dec7677c9668e584f397b53
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Determinantes da retenção de empregados nas empresas no BrasilRetenção de empregados; Motivação; Turnover; Recursos Humanos.No intuito de discutir o fenômeno da rotatividade nas empresas, este estudo teve como objetivo analisar quais os determinantes da retenção de empregados nas empresas brasileiras. A partir de então, observar os aspectos motivacionais para atrair e reter talentos. O tema aprofunda a discussão acerca dos fatores socioambientais e comportamentais dos empregados e empregadores dentro das organizações. Constatando que o aprendizado sobre motivação, turnover e gerenciamento de recursos humanos é fundamental para uma gestão organizacional promissora. A metodologia aplicada nesta pesquisa responde ao recurso investigativo, utilizando-se do método quantitativo, empregado pela estatística descritiva e a análise multivariada (análise fatorial) em uma amostra de empregados e gestores de empresas brasileiras, desenvolvido em um Estudo de caso. Com o corolário, pôde-se concluir que as categorias pesquisadas apresentam níveis referenciais significativos sobre os determinantes de retenção de empregados nas empresas, decorrentes do fenômeno turnover. Os resultados demonstraram estar correlacionados com o tipo de teoria que as empresas brasileiras têm se baseado para reter seus empregados, o que tem levado, em muitos casos, a um nível de alta rotatividade. Foi apurado que ‒ salários justos e competitivos; benefícios; políticas de promoção e ascensão na carreira; rotatividade nos cargos; ganhos baseados na performance; recompensas; boas condições de trabalho; vida balanceada e identidade com os valores e crenças da empresa; estilo de liderança, política de canais abertos e aproveitamento de boas ideias; além de políticas de treinamento e educação continuada ‒ são fatores determinantes para o turnover nas empresas, tendo elevado grau de concordância entre os empregados e empregadores participantes da pesquisa.Dias, ÁlvaroRepositório ComumAtaíde Silva, Melissa Rodrigues2018-04-09T13:47:36Z2018-01-162018-04-03T00:00:00Z2018-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22221201895722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
title Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
spellingShingle Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
Ataíde Silva, Melissa Rodrigues
Retenção de empregados; Motivação; Turnover; Recursos Humanos.
title_short Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
title_full Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
title_fullStr Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
title_full_unstemmed Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
title_sort Determinantes da retenção de empregados nas empresas no Brasil
author Ataíde Silva, Melissa Rodrigues
author_facet Ataíde Silva, Melissa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Álvaro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataíde Silva, Melissa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Retenção de empregados; Motivação; Turnover; Recursos Humanos.
topic Retenção de empregados; Motivação; Turnover; Recursos Humanos.
description No intuito de discutir o fenômeno da rotatividade nas empresas, este estudo teve como objetivo analisar quais os determinantes da retenção de empregados nas empresas brasileiras. A partir de então, observar os aspectos motivacionais para atrair e reter talentos. O tema aprofunda a discussão acerca dos fatores socioambientais e comportamentais dos empregados e empregadores dentro das organizações. Constatando que o aprendizado sobre motivação, turnover e gerenciamento de recursos humanos é fundamental para uma gestão organizacional promissora. A metodologia aplicada nesta pesquisa responde ao recurso investigativo, utilizando-se do método quantitativo, empregado pela estatística descritiva e a análise multivariada (análise fatorial) em uma amostra de empregados e gestores de empresas brasileiras, desenvolvido em um Estudo de caso. Com o corolário, pôde-se concluir que as categorias pesquisadas apresentam níveis referenciais significativos sobre os determinantes de retenção de empregados nas empresas, decorrentes do fenômeno turnover. Os resultados demonstraram estar correlacionados com o tipo de teoria que as empresas brasileiras têm se baseado para reter seus empregados, o que tem levado, em muitos casos, a um nível de alta rotatividade. Foi apurado que ‒ salários justos e competitivos; benefícios; políticas de promoção e ascensão na carreira; rotatividade nos cargos; ganhos baseados na performance; recompensas; boas condições de trabalho; vida balanceada e identidade com os valores e crenças da empresa; estilo de liderança, política de canais abertos e aproveitamento de boas ideias; além de políticas de treinamento e educação continuada ‒ são fatores determinantes para o turnover nas empresas, tendo elevado grau de concordância entre os empregados e empregadores participantes da pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-09T13:47:36Z
2018-01-16
2018-04-03T00:00:00Z
2018-04-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22221
201895722
url http://hdl.handle.net/10400.26/22221
identifier_str_mv 201895722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301291933892608