Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paulo Jorge Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/883
Resumo: Orientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira
id RCAP_2e44428aeddce7140a619fcb3051af6f
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.ReflexãoSupervisãoCompetências para ensinarDiários digitaisTMEReflectionSupervisionCompetences for teachingDigital diariesOrientação: Professora Doutora Jacinta Rosa MoreiraDissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.Com esta investigação procuramos analisar a relação existente entre a produção escrita de diários digitais e a prática da docência reflexiva. Para atingirmos este objetivo, analisaremos os diários digitais escritos por vários professores de vários níveis de ensino e em diferentes fases da sua vida profissional, o que nos permitirá apreciar o contributo deste exercício de escrita para o seu desenvolvimento profissional. Estes diários são escritos utilizando recursos livres, disponíveis a qualquer pessoa que utilize a internet. Foi também nosso objetivo analisar a relação entre a escrita dos diários de aula digitais e o desenvolvimento de competências profissionais para ensinar. Procuramos, ainda, evidenciar aspetos facilitadores da produção de diários digitais e desocultar obstáculos à escrita dos mesmos. Nesta investigação desenvolvemos uma abordagem de tipo qualitativa, e recorremos a análise de conteúdo do discurso produzido nos diários digitais pelos participantes no estudo, e na análise das entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes nesta investigação. Foi ainda analisado o conteúdo do diário do investigador edificado ao longo desta investigação. A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que os diários de aula digitais se assumem como bons instrumentos indutores de reflexão, autosupervisão e boas bases para o desenvolvimento de competências profissionais docentes, mas que existem vários constrangimentos que podem ser um impedimento para que os diários de aula digitais atinjam esse mesmo potencial.With this research we aim to analyze the relationship between the writing of digital diaries and a reflexive practice of teaching. To achieve this purpose, we will analyze the digital diaries written by teachers in different levels of teaching and in different stages of their professional live, which will allow us to analyze the contribution of this writing exercise to their professional development. These diaries are written with freeware resources, available to anyone who uses the internet. It was also our goal to analyze the relationship between the writing of the digital diaries and the development of the professional competences for teaching. We also aim to discover which aspects favor, and uncover obstacles to the writing of these digital diaries. We have a qualitative approach inherent to this investigation, based on the content analysis over the data collected from the digital teacher diaries, but also from semi-structured interviews applied to the participants in this study. The content of the investigator s narrative built throughout the investigation was also analyzed. The analysis and discussion of the results allowed us to conclude that the digital diaries are good reflection or self-supervision instruments and that they are a good base for the development of the professional competences for teaching, although there are several constraints that can be an obstacle for them to achieve their full potential.2014-08-08T16:23:03Z2014-08-082014-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/883http://hdl.handle.net/11328/883TID:201168928porGomes, P.J.O. (2014). Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Gomes, Paulo Jorge Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:58Zoai:repositorio.upt.pt:11328/883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:19.181692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
title Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
spellingShingle Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
Gomes, Paulo Jorge Oliveira
Reflexão
Supervisão
Competências para ensinar
Diários digitais
TME
Reflection
Supervision
Competences for teaching
Digital diaries
title_short Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
title_full Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
title_fullStr Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
title_full_unstemmed Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
title_sort Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva.
author Gomes, Paulo Jorge Oliveira
author_facet Gomes, Paulo Jorge Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paulo Jorge Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Supervisão
Competências para ensinar
Diários digitais
TME
Reflection
Supervision
Competences for teaching
Digital diaries
topic Reflexão
Supervisão
Competências para ensinar
Diários digitais
TME
Reflection
Supervision
Competences for teaching
Digital diaries
description Orientação: Professora Doutora Jacinta Rosa Moreira
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08T16:23:03Z
2014-08-08
2014-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/883
http://hdl.handle.net/11328/883
TID:201168928
url http://hdl.handle.net/11328/883
identifier_str_mv TID:201168928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, P.J.O. (2014). Diários de aula digitais: contributos para uma prática docente reflexiva. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134988101222400