Espírito empresarial e empreendedorismo feminino: no Alto Tâmega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sabina do Alvar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7650
Resumo: Os estudos sobre empreendedorismo feminino têm sido inspirados por questões de igualdade de género e salientam que as disparidades entre homens e mulheres em termos de empreendedorismo são elevadas e persistentes a vários níveis, incluindo na apetência subjetiva para o empreendedorismo, na dimensão das empresas, no desempenho financeiro e no acesso e utilização de capital financeiro. Apesar da evolução dos tempos, na nossa sociedade ainda persiste a discriminação com base no género, o que se traduz em maiores dificuldades para o sexo feminino comparando com o sexo masculino em iniciar e gerir o seu próprio negócio. As pesquisas e as políticas têm vindo a alimentar a ideia de que as mulheres empresárias têm outros objetivos para além da maximização dos lucros, e a forma mais vasta como medem o seu desempenho realça o seu contributo para o desenvolvimento económico e social. As questões sobre as barreiras e obstáculos que as mulheres empreendedoras sofrem são levantadas no debate sobre género e empreendedorismo, isso geralmente é feito a partir da perspetiva de que as mulheres empresárias são um recurso inexplorado e têm potencial em atingir níveis elevados no desempenho económico de um país, assumindo por isso um papel predominante e fundamental. Além do atrás mencionado a igualdade de género é um dos argumentos subjacentes ao apoio às empresárias no âmbito da União Europeia. O crescimento global do empreendedorismo feminino nas últimas décadas tem sido acompanhado por um aumento no grau de escolaridade. Diferentes aspetos do empreendedorismo são estudados incluindo o indivíduo, a organização e o ambiente. O presente trabalho de investigação que intitulamos de “Espírito empresarial e empreendedorismo Feminino: no Alto Tâmega”, surgiu como forma de encontrarmos respostas para o seguinte objetivo geral: Compreender o fenómeno do empreendedorismo feminino no Alto Tâmega, e estudar os fatores que caraterizam a mulher empreendedora na região e o seu espirito empresarial, isto é, a sua a capacidade para transformar ideias em atos, através da criação da sua própria empresa. Para o efeito iremos recorrer a uma metodologia de caráter qualitativo mas também quantitativo, com recurso ao inquérito e à entrevista como instrumentos de recolha de dados. Nesta investigação pretendemos averiguar se as empreendedoras do sexo feminino, são um recurso inexplorado, com potencial para contribuir para o desempenho e/ou desenvolvimento da região do Alto Tâmega, sendo elas uma necessidade ou uma realidade existente.
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As pesquisas e as políticas têm vindo a alimentar a ideia de que as mulheres empresárias têm outros objetivos para além da maximização dos lucros, e a forma mais vasta como medem o seu desempenho realça o seu contributo para o desenvolvimento económico e social. As questões sobre as barreiras e obstáculos que as mulheres empreendedoras sofrem são levantadas no debate sobre género e empreendedorismo, isso geralmente é feito a partir da perspetiva de que as mulheres empresárias são um recurso inexplorado e têm potencial em atingir níveis elevados no desempenho económico de um país, assumindo por isso um papel predominante e fundamental. Além do atrás mencionado a igualdade de género é um dos argumentos subjacentes ao apoio às empresárias no âmbito da União Europeia. O crescimento global do empreendedorismo feminino nas últimas décadas tem sido acompanhado por um aumento no grau de escolaridade. Diferentes aspetos do empreendedorismo são estudados incluindo o indivíduo, a organização e o ambiente. O presente trabalho de investigação que intitulamos de “Espírito empresarial e empreendedorismo Feminino: no Alto Tâmega”, surgiu como forma de encontrarmos respostas para o seguinte objetivo geral: Compreender o fenómeno do empreendedorismo feminino no Alto Tâmega, e estudar os fatores que caraterizam a mulher empreendedora na região e o seu espirito empresarial, isto é, a sua a capacidade para transformar ideias em atos, através da criação da sua própria empresa. Para o efeito iremos recorrer a uma metodologia de caráter qualitativo mas também quantitativo, com recurso ao inquérito e à entrevista como instrumentos de recolha de dados. Nesta investigação pretendemos averiguar se as empreendedoras do sexo feminino, são um recurso inexplorado, com potencial para contribuir para o desempenho e/ou desenvolvimento da região do Alto Tâmega, sendo elas uma necessidade ou uma realidade existente.Studies on female entrepreneurship have been inspired on gender equality issues and have highlighted that disparities between men and women when it comes to entrepreneurship are high and persistent at various levels, including the subjective capacity for entrepreneurship, the companies’ dimension, in the financial performance and the access and use of financial capital. Despite the evolution through time, gender discrimination is still a reality in our current society, translating into great difficulties for women to initiate and manage their own business, comparing to men. Research and policies have been feeding the idea that women entrepreneurs have other goals other than the maximization of profits, and the most used way to measure their performance underlines their contribution to the economic and social development. The barriers and obstacles that women entrepreneurs go through are addressed at the debate about gender and entrepreneurship, where the presented perspective is that women entrepreneurs are an unexplored resource, having the potential to obtain high levels of economic performance within a country, thus assuming an essential role. Gender equality is also one of the underlying arguments used to support women entrepreneurs within the European Union. The global growth of female entrepreneurship in the last decades has been accompanied by an increase in the level of education. Different aspects of entrepreneurship are studied, including the subject, the organization and the environment. The present research work, entitled “Entrepreneurship spirit and women entrepreneurship: Alto Tâmega” emerged as a need to find some answers regarding the following question: Understand the phenomenon of women entrepreneurship in Alto Tâmega and study the factors that characterize entrepreneurial women in the region, as well as their entrepreneurial spirit, i.e., their ability to turn ideas into actions by creating their own company. In order to do that, we’ll use qualitative and quantitative methodology, using a survey and interview as data collection tools. In this investigation we’d like to ascertain whether entrepreneurial women are an unexplored resource with potential to improve the performance and development of the Alto Tâmega region, representing a need or an existent reality.2017-05-19T17:04:00Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7650TID:202033600porFernandes, Sabina do Alvarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:07.184120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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