Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pedro Miguel da Silva Afonso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/28487
Resumo: No âmbito da componente não letiva do Mestrado em Artes Musicais, este documento constitui o relatório do estágio profissional realizado na DMix, Digital Mix Música e Imagem, Lda., empresa produtora de som e imagem. O estágio teve a duração de 400 horas, decorrendo de Outubro de 2016 até Fevereiro de 2017, e contou com a orientação do Professor Doutor Rui Pereira Jorge. Este relatório está organizado em duas partes. Numa primeira parte, são identificados os novos conhecimentos adquiridos durante o estágio, dos quais sobressaem: a perceção de como funciona uma empresa de produção de som e imagem, a utilização de equipamentos de estúdio e a aprendizagem de novas técnicas de sonoplastia. Descrevem-se ainda as várias etapas dos trabalhos desenvolvidos na empresa, dos quais se destacam a sonoplastia para dois filmes utilizando o software Nuendo: a curta-metragem de animação Vincent, realizado por Tim Burton e a curtametragem Above All Else, realizado por Yali Sharon. Na segunda parte do relatório, apresenta-se uma investigação sobre a sonorização de curtas-metragens nos últimos 20 anos, destacando-se as curtasmetragens em live action. O objetivo da investigação é perceber se os autores da sonorização das curtas-metragens foram influenciados pelos estilos musicais mais populares à data da sua realização.
id RCAP_2e6280c3ae61e982c7ee4e9a52038a2a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/28487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anosSonoplastiaCurta-MetragemComposiçãoNuendoSound DesignShortcutCompositionDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesNo âmbito da componente não letiva do Mestrado em Artes Musicais, este documento constitui o relatório do estágio profissional realizado na DMix, Digital Mix Música e Imagem, Lda., empresa produtora de som e imagem. O estágio teve a duração de 400 horas, decorrendo de Outubro de 2016 até Fevereiro de 2017, e contou com a orientação do Professor Doutor Rui Pereira Jorge. Este relatório está organizado em duas partes. Numa primeira parte, são identificados os novos conhecimentos adquiridos durante o estágio, dos quais sobressaem: a perceção de como funciona uma empresa de produção de som e imagem, a utilização de equipamentos de estúdio e a aprendizagem de novas técnicas de sonoplastia. Descrevem-se ainda as várias etapas dos trabalhos desenvolvidos na empresa, dos quais se destacam a sonoplastia para dois filmes utilizando o software Nuendo: a curta-metragem de animação Vincent, realizado por Tim Burton e a curtametragem Above All Else, realizado por Yali Sharon. Na segunda parte do relatório, apresenta-se uma investigação sobre a sonorização de curtas-metragens nos últimos 20 anos, destacando-se as curtasmetragens em live action. O objetivo da investigação é perceber se os autores da sonorização das curtas-metragens foram influenciados pelos estilos musicais mais populares à data da sua realização.In the scope of the non-teaching component of the Masters on Musical Arts, this document constitutes the report of the professional internship accomplished in DMix, Digital Mix Music and Image, Lda., a sound and image production company. The traineeship lasted 400 hours, from October 2016 until February 2017, under the supervision Professor Rui Pereira Jorge. This report is organized in two parts. In the first part, the new knowledge acquired during the internship is identified, form which stand out: the perception of how a sound and image production company works, the use of studio equipment and the learning of new sound techniques. The various stages of the work developed in the company are also described, from which highlight the two film sound-works using the software Nuendo: the animated short film Vincent by Tim Burton and the short film Above All Else by Yali Sharon . In the second part of the report, an investigation is presented on the sound of short films over the last 20 years, including shortcuts in live action. The objective of the research is to understand if the authors of the soundings of the short films were influenced by the most popular musical styles at the time of their realization.Jorge, Rui PedroRUNDias, Pedro Miguel da Silva Afonso2018-01-18T14:53:29Z2017-12-062017-06-202017-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/quicktimeaudio/x-wavaudio/x-wavvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10362/28487TID:201777932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:15:19Zoai:run.unl.pt:10362/28487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:58.665688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
title Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
spellingShingle Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
Dias, Pedro Miguel da Silva Afonso
Sonoplastia
Curta-Metragem
Composição
Nuendo
Sound Design
Shortcut
Composition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
title_full Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
title_fullStr Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
title_full_unstemmed Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
title_sort Evolução da Sonoplastia para Curtas-Metragens nos últimos 20 anos
author Dias, Pedro Miguel da Silva Afonso
author_facet Dias, Pedro Miguel da Silva Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Rui Pedro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Pedro Miguel da Silva Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Sonoplastia
Curta-Metragem
Composição
Nuendo
Sound Design
Shortcut
Composition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Sonoplastia
Curta-Metragem
Composição
Nuendo
Sound Design
Shortcut
Composition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description No âmbito da componente não letiva do Mestrado em Artes Musicais, este documento constitui o relatório do estágio profissional realizado na DMix, Digital Mix Música e Imagem, Lda., empresa produtora de som e imagem. O estágio teve a duração de 400 horas, decorrendo de Outubro de 2016 até Fevereiro de 2017, e contou com a orientação do Professor Doutor Rui Pereira Jorge. Este relatório está organizado em duas partes. Numa primeira parte, são identificados os novos conhecimentos adquiridos durante o estágio, dos quais sobressaem: a perceção de como funciona uma empresa de produção de som e imagem, a utilização de equipamentos de estúdio e a aprendizagem de novas técnicas de sonoplastia. Descrevem-se ainda as várias etapas dos trabalhos desenvolvidos na empresa, dos quais se destacam a sonoplastia para dois filmes utilizando o software Nuendo: a curta-metragem de animação Vincent, realizado por Tim Burton e a curtametragem Above All Else, realizado por Yali Sharon. Na segunda parte do relatório, apresenta-se uma investigação sobre a sonorização de curtas-metragens nos últimos 20 anos, destacando-se as curtasmetragens em live action. O objetivo da investigação é perceber se os autores da sonorização das curtas-metragens foram influenciados pelos estilos musicais mais populares à data da sua realização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06
2017-06-20
2017-12-06T00:00:00Z
2018-01-18T14:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/28487
TID:201777932
url http://hdl.handle.net/10362/28487
identifier_str_mv TID:201777932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
video/quicktime
audio/x-wav
audio/x-wav
video/quicktime
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137914799521792