Prevenção do consumo de álcool em jovens escolarizados de Cabeceiras de Basto : um estudo efectuado com professores e com manuais escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Augusta Cristina Gomes da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9530
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)
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spelling Prevenção do consumo de álcool em jovens escolarizados de Cabeceiras de Basto : um estudo efectuado com professores e com manuais escolares613.81613.956Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)O alcoolismo é um problema de saúde grave, muito prevalente a nível mundial, nacional e regional e em expansão. O consumo de álcool pelos jovens, com episódios de beber até à intoxicação alcoólica e o aumento do consumo no sexo feminino, é actualmente uma das principais preocupações da OMS. A prevenção do consumo de álcool nas Escolas, constitui uma via consensual para tentar controlar o problema. Neste contexto, o Ministério da Educação determinou a inclusão de várias temáticas de Educação para a Saúde nos Projectos Educativos das Escolas, entre as quais se encontra a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas. Os professores são os protagonistas da implementação das acções de Educação para a Saúde na Escola e os manuais escolares, um recurso potencialmente a utilizar nesses processos educativos. Neste sentido, esta investigação tem as seguintes finalidades: a) conhecer a opinião dos professores de Ciências Naturais do 3.º Ciclo, que leccionam nos agrupamentos de escolas do concelho de Cabeceiras de Basto, sobre a problemática do consumo de álcool; b) caracterizar a abordagem e estratégias que eles utilizam na sua leccionação; c) analisar as propostas de abordagem da temática apresentadas pelos manuais escolares de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade. Para tal entrevistaram-se todos os professores de Ciências Naturais que leccionam nos agrupamentos de escolas do concelho de Cabeceiras de Basto (num total de sete professores). Para conhecer as abordagens propostas pelos manuais escolares, efectuou-se a análise de conteúdo, aos sete manuais escolares de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade, das várias editoras, apresentados para adopção em 2008 e aos quinze dossiers que lhes servem de complemento. Os resultados obtidos permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que o consumo de álcool, no concelho de Cabeceiras de Basto, é um problema com alguma gravidade. Os professores afirmam abordar a problemática, apesar da extensão das orientações curriculares e da reduzida carga lectiva da disciplina e de considerarem que não detêm formação adequada para efectuar uma prevenção eficaz. Os manuais escolares apresentam conhecimentos sobre o álcool, no entanto, não existe, na maioria deles, uma preocupação em desenvolver nos alunos, competências para resistir às pressões que os levam ao consumo.Alcoholism is a serious health problem. It is not only an increasing worldwide problem but it is also becoming a national and regional concern. Nowadays one of the major concerns of the World Health Organization is the alcohol overconsumption by youngsters and the increase in consumption by young females. Starting by the prevention of alcohol consumption at schools is a consensual way of trying to control the problem. In this context, the Ministry of Education introduced several issues in the National Curriculum related to the Health Educational Program which must be integrated in each School Project. Teachers are the ones who put in practice the Health Educational Program and the schoolbooks are the main resource to be used in this educational process. As a consequence, this research has the following purposes: a) to know the Sciences teachers' opinions of middle schools from Cabeceiras de Basto on what concerns the alcohol consumption; b) to identify and describe the approach and strategies used by teachers; c) to analyse the approach of the issue suggested by the Sciences students' books of the 9th grade. To achieve these goals, all the seven Science teachers of Cabeceiras de Basto were interviewed and the content of seven listed school books for this school year (2008-2009), from many publishers, were analyzed as well as the fifteen workbooks. The results allow us to conclude that the interviewed schoolteachers consider the alcohol consumption as a quite serious problem in Cabeceiras de Basto. Although the National Curriculum is very extensive, in spite of the reduced timetable given to this subject and a lack of an accurate training to perform an effective prevention, teachers stated they approached the issue during their lessons. Knowledge on alcohol consumption is found in school books, however in most of them there isn’t a true concern in developing in pupils the right skills to resist to the pressures that may lead them to consumption.Precioso, JoséUniversidade do MinhoDias, Augusta Cristina Gomes da Costa2009-03-162009-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:05.054916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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