Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho da Silva, José Luís, Vilaça, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85214
Resumo: Contem versão em português
id RCAP_2e7cce06efc5bd60015aedd757f83573
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching mastersFormação de professores baseada na investigação pedagógica: um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensinoFormación de profesores basada en la investigación pedagógica: un estudio sobre el prácticum en los masters en enseñanzaInitial teacher educationPracticumPedagogical researchFormação inicial de professoresEstágioInvestigação pedagógicaFormación inicial de profesoresPrácticumInvestigación pedagógicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeContem versão em portuguêsThe article presents a study about the practicum model of the Masters in Teaching of the University of Minho (Portugal), created with the Bologna reform. The model assigns a central role to the development of a pedagogical research project at school, which is presented in a final report defended publicly. The study involved a qualitative analysis of 40 practicum reports and a survey questionnaire to university supervisors (n=34), cooperating school teachers (n=112) and former trainees (n=133). Results are presented regarding the nature and impact of the projects and the professional competences evidenced by the reports. The participants' perceptions and the reports are globally aligned with the assumptions and action lines of the model. Nevertheless, some limitations are identified pointing to the need for improvement in training processes.O artigo apresenta um estudo sobre o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho (Portugal), criados com a reforma de Bolonha. O modelo confere um lugar central ao desenvolvimento de um projeto de investigação pedagógica na escola, apresentado num relatório final defendido em provas públicas. O estudo envolveu a análise qualitativa de 40 relatórios de estágio e um inquérito por questionário respondido por supervisores da universidade (n=34), orientadores cooperantes das escolas (n=112) e ex-estagiários (n=133). São apresentados resultados relativos à natureza e impacto dos projetos e às competências profissionais evidenciadas nos relatórios. Conclui-se que as perceções dos participantes e os relatórios estão globalmente alinhados com pressupostos e linhas de ação do modelo, embora se identifiquem algumas limitações que apontam a necessidade de melhorias nos processos de formação.El artículo presenta un estudio sobre el modelo de prácticum en los Másteres en Enseñanza de la Universidad de Minho (Portugal), creados tras la reforma de Bolonia. El modelo asigna un papel central al desarrollo de un proyecto de investigación pedagógica en la escuela, presentado en un informe final en una defensa pública. El estudio incluyó un análisis cualitativo de 40 informes de prácticas y una encuesta respondida por supervisores universitarios (n=34), mentores escolares (n=112) y antiguos alumnos en prácticas (n=133). Los resultados se centran en la naturaleza e impacto de los proyectos y las competencias profesionales evidenciadas en los informes. Se concluye que las percepciones de los participantes y los informes están en general alineados con los supuestos y las líneas de acción del modelo, aunque se identifican algunas limitaciones que apuntan a la necesidad de mejoras en los procesos de formación.The research team wishes to thank the supervisors, cooperating teachers and former student teachers who collaborated in the study, and also to the colleagues who participated in report analysis for initial studies. This work is funded through national funds of FCT/MCTES-PT, by CIEd (Research Centre on Education, project UID/CED/01661/2019) and by CIEC (Research Centre on Child Studies, project UID/CED/00317/2019), Institute of Education, University of Minho.Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Educação(UFV/PPGE)Universidade do MinhoVieira, FláviaCoelho da Silva, José LuísVilaça, Teresa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85214engVieira, F., Coelho da Silva, J.L., & Vilaça, M.T. (2020). Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters. Education in Perspective, 11, 1-17.2178-258X2178-835910.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9060/5821info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:59.345202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
Formação de professores baseada na investigação pedagógica: um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino
Formación de profesores basada en la investigación pedagógica: un estudio sobre el prácticum en los masters en enseñanza
title Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
spellingShingle Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
Vieira, Flávia
Initial teacher education
Practicum
Pedagogical research
Formação inicial de professores
Estágio
Investigação pedagógica
Formación inicial de profesores
Prácticum
Investigación pedagógica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
title_full Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
title_fullStr Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
title_full_unstemmed Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
title_sort Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters
author Vieira, Flávia
author_facet Vieira, Flávia
Coelho da Silva, José Luís
Vilaça, Teresa
author_role author
author2 Coelho da Silva, José Luís
Vilaça, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flávia
Coelho da Silva, José Luís
Vilaça, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Initial teacher education
Practicum
Pedagogical research
Formação inicial de professores
Estágio
Investigação pedagógica
Formación inicial de profesores
Prácticum
Investigación pedagógica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Initial teacher education
Practicum
Pedagogical research
Formação inicial de professores
Estágio
Investigação pedagógica
Formación inicial de profesores
Prácticum
Investigación pedagógica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Contem versão em português
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85214
url https://hdl.handle.net/1822/85214
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, F., Coelho da Silva, J.L., & Vilaça, M.T. (2020). Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters. Education in Perspective, 11, 1-17.
2178-258X
2178-8359
10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060
https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9060/5821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Educação(UFV/PPGE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Educação(UFV/PPGE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132985300090880