Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Albino
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Reto, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700
Resumo: This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor.
id RCAP_2e85160da45ea5d44316f78fd4f90525
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes-This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor.Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 307-313PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 307-3132183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700/422Lopes, AlbinoReto, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:57Zoai:oai.appsicologia.org:article/700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.164923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
spellingShingle Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
Lopes, Albino
-
title_short Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_full Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_fullStr Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_full_unstemmed Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_sort Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
author Lopes, Albino
author_facet Lopes, Albino
Reto, Luís
author_role author
author2 Reto, Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Albino
Reto, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700/422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 307-313
PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 307-313
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657929805824