Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700 |
Resumo: | This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor. |
id |
RCAP_2e85160da45ea5d44316f78fd4f90525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes-This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor.Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 307-313PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 307-3132183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700/422Lopes, AlbinoReto, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:57Zoai:oai.appsicologia.org:article/700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.164923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
spellingShingle |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes Lopes, Albino - |
title_short |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_full |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_fullStr |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_full_unstemmed |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_sort |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
author |
Lopes, Albino |
author_facet |
Lopes, Albino Reto, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Reto, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Albino Reto, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
This paper intends to be a reflexion based on the authors’ long experience in professional training and intervention at the organizational level. It is structured in three parts: (1) a contrast among dominant instructional models in the industrialized countries; (2) assessment of training based on school, power and quality Metaphors; and (3) a concrete example of professional training, based on the quality metaphor. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/700/422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 307-313 PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 307-313 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657929805824 |