Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11768
Resumo: O relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment.
id RCAP_2e9b7197e7422c7240447c753fca17ab
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"Aprendizagem activa e ambienteActive learning and environmentO relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment.Universidade de Évora2014-11-10T17:42:10Z2014-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11768http://hdl.handle.net/10174/11768porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Martins, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.155834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
title Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
spellingShingle Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
Martins, Vanessa
Aprendizagem activa e ambiente
Active learning and environment
title_short Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
title_full Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
title_fullStr Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
title_full_unstemmed Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
title_sort Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
author Martins, Vanessa
author_facet Martins, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem activa e ambiente
Active learning and environment
topic Aprendizagem activa e ambiente
Active learning and environment
description O relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-10T17:42:10Z
2014-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11768
http://hdl.handle.net/10174/11768
url http://hdl.handle.net/10174/11768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540102754304