Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11768 |
Resumo: | O relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment. |
id |
RCAP_2e9b7197e7422c7240447c753fca17ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos"Aprendizagem activa e ambienteActive learning and environmentO relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment.Universidade de Évora2014-11-10T17:42:10Z2014-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11768http://hdl.handle.net/10174/11768porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Martins, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.155834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
title |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
spellingShingle |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" Martins, Vanessa Aprendizagem activa e ambiente Active learning and environment |
title_short |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
title_full |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
title_fullStr |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
title_sort |
Relatório de estágio em prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na creche/jardim-de-infância "Quinta dos Sonhos" |
author |
Martins, Vanessa |
author_facet |
Martins, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem activa e ambiente Active learning and environment |
topic |
Aprendizagem activa e ambiente Active learning and environment |
description |
O relatório centra-se na PES que decorreu durante os dois semestres do Mestrado em Educação Pré-escolar. Irei começar por apresentar a caracterização da instituição cooperante e dos grupos de crianças, para contextualizar, os temas que serão aprofundados no relatório. Os temas são: A aprendizagem activa no processo de desenvolvimento da criança, onde serão referidas perspectivas de aprendizagem, as diferenças entre uma pedagogia tradicional e a de participação, a importância do caderno de formação e das investigações para melhorar a prática, a aprendizagem pela acção e a metodologia do trabalho de projecto; e a importância do ambiente educativo no processo de desenvolvimento da criança: a influência dos espaços e materiais, tempo, trabalho em equipa e interacção com a família e comunidade na organização de ambiente educativo; ### Summary: Supervised Teaching in Pre-school held by the student V.Martins in the Nursery "Quinta dos Sonhos". The report focuses on the PES which took place during the two semesters of the masterys degree in Childhood Education. I will start by characterizing the cooperating institution and groups of children, to contextualize the themes that will be detailed in the report. The themes are: Active learning in the process of child development, which will be referred to the learning perspective, the differences between a traditional pedagogy and participation, the importance of terms of training and research to improve practice, learning by actions and methodology of project work and the importance of the educational environment in the process of child development: the influence of space and materials, time, teamwork and interaction with family and community in the organization of educational environment. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-11-10T17:42:10Z 2014-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11768 http://hdl.handle.net/10174/11768 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540102754304 |