Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tiago José da Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2148
Resumo: Estágio curricular realizado no Departamento de Desenvolvimento Económico da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, doravante designada por CIM Alto Minho, integrado no Mestrado de Gestão das Organizações – Ramo Gestão de Empresas, promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estágio teve por objetivo uma análise académica de iniciativas de promoção internacional do território, instituições e empresas da região do Alto Minho, nomeadamente na identificação de Boas Práticas das relações entre as autoridades administrativas do Alto Minho e a sua Diáspora, no que respeita à na sua interlocução no intercâmbio de iniciativas de âmbito empresarial, social e cultural. O relatório resume as principais ações realizadas no Estágio, uma proposta de Modelo para uma Estratégia de Paradiplomacia Económica, intitulada Estratégia Alto Minho Global, em particular a proposta de uma Rede de Dinamização e Cooperação Económica com a Diáspora do Alto Minho, plataforma de comunicação ágil e flexível que agregue os sectores privado e público, terminando com uma conclusão do estudo realizado, incluindo referências a um Roadmap e principais recomendações para a implementação da Estratégia de Paradiplomacia Económica. No decorrer do estudo, são explorados os conceitos de Paradiplomacia Económica, Marketing Territorial e Marketing da Diáspora.
id RCAP_2e9f827992d6f529e4d6f33a8e2df96f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto MinhoAlto MinhoInternacionalizaçãoMarketing da diásporaParadiplomacia económicaPlaneamento estratégicoEconomic paradiplomacyInternationalizationDiaspora marketingStrategic planningAlto MiñoInternacionalizaciónMarketing de la diásporaParadiplomacia económicaPlanificación estratégicaEstágio curricular realizado no Departamento de Desenvolvimento Económico da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, doravante designada por CIM Alto Minho, integrado no Mestrado de Gestão das Organizações – Ramo Gestão de Empresas, promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estágio teve por objetivo uma análise académica de iniciativas de promoção internacional do território, instituições e empresas da região do Alto Minho, nomeadamente na identificação de Boas Práticas das relações entre as autoridades administrativas do Alto Minho e a sua Diáspora, no que respeita à na sua interlocução no intercâmbio de iniciativas de âmbito empresarial, social e cultural. O relatório resume as principais ações realizadas no Estágio, uma proposta de Modelo para uma Estratégia de Paradiplomacia Económica, intitulada Estratégia Alto Minho Global, em particular a proposta de uma Rede de Dinamização e Cooperação Económica com a Diáspora do Alto Minho, plataforma de comunicação ágil e flexível que agregue os sectores privado e público, terminando com uma conclusão do estudo realizado, incluindo referências a um Roadmap e principais recomendações para a implementação da Estratégia de Paradiplomacia Económica. No decorrer do estudo, são explorados os conceitos de Paradiplomacia Económica, Marketing Territorial e Marketing da Diáspora.Curricular internship in the Economic Development Department of the Intermunicipal Community of Alto Minho, hereinafter referred to as CIM Alto Minho, integrated in the Master of Management of Organizations - Business Management Branch, promoted by the Superior School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The internship was aimed to assess the developing of initiatives for Alto Minho’s region international promotion, including its institutions and companies, including the identification of Best-Practices in the institutional relations between Alto Minho’s regions administrative authorities and its Diaspora, in particular exploring the possibly the exchange of initiatives with economic, social and cultural dimensions. The report summarizes the main actions carried out during the Internship, a Model proposal for an Economic Paradiplomacy Strategy, called the Alto Minho Global Strategy, including the proposal on Economic Enhancement and Cooperation Network with the Diaspora of the Alto Minho, an agile communication platform and flexible approach that aggregates the private and public sectors, ending with the main conclusions of the study carried out, namely references to a Implementation Roadmap and strategic recommendations for the Economic Paradiplomacy Strategy. Throughout the study, the concepts of Economic Paradiplomacy, International Territorial Marketing and Diaspora Marketing are explored.Práctica curricular realizada en el Departamento de Desarrollo Económico de la Comunidad Intermunicipal del Alto Miño, adelante denominada CIM Alto Miño, integrado en el Máster de Gestión de las Organizaciones – Especialización de Gestión de Empresas, promovido por la Escuela Superior de Tecnología y Gestión del Instituto Politécnico de Viana do Castelo. La práctica tuvo como objetivo un análisis académico de iniciativas de promoción internacional del territorio, instituciones y empresas de la región del Alto Minho, en particular la identificación de Buenas Prácticas de las relaciones entre las autoridades administrativas del Alto Miño y su Diáspora, en particular en su interlocución en el intercambio de iniciativas de ámbito empresarial, social y cultural. El informe resume las principales acciones realizadas en la Práctica, una propuesta de Modelo para una Estrategia de Paradiplomacia Económica, titulada Estrategia Alto Minho Global, en particular la propuesta de una Red de Dinamización y Cooperación Económica con la Diáspora del Alto Minho, plataforma de comunicación ágil y flexible que agregue los sectores privado y público, terminando con una conclusión del estudio realizado, incluyendo referencias a un Roadmap y principales recomendaciones para la implementación de la Estrategia de Paradiplomacia Económica. En el transcurso del estudio, se exploran los conceptos de Paradiplomacia Económica, Marketing de la Diáspora e Paradiplomacia de la Diaspora.2019-02-28T17:16:04Z2019-01-21T00:00:00Z2019-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2148TID:202179729porMartins, Tiago José da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:45Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:47.865504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
title Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
spellingShingle Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
Martins, Tiago José da Cunha
Alto Minho
Internacionalização
Marketing da diáspora
Paradiplomacia económica
Planeamento estratégico
Economic paradiplomacy
Internationalization
Diaspora marketing
Strategic planning
Alto Miño
Internacionalización
Marketing de la diáspora
Paradiplomacia económica
Planificación estratégica
title_short Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
title_full Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
title_fullStr Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
title_full_unstemmed Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
title_sort Alto Minho global : plano de paradiplomacia económica com a diáspora do Alto Minho
author Martins, Tiago José da Cunha
author_facet Martins, Tiago José da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tiago José da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Alto Minho
Internacionalização
Marketing da diáspora
Paradiplomacia económica
Planeamento estratégico
Economic paradiplomacy
Internationalization
Diaspora marketing
Strategic planning
Alto Miño
Internacionalización
Marketing de la diáspora
Paradiplomacia económica
Planificación estratégica
topic Alto Minho
Internacionalização
Marketing da diáspora
Paradiplomacia económica
Planeamento estratégico
Economic paradiplomacy
Internationalization
Diaspora marketing
Strategic planning
Alto Miño
Internacionalización
Marketing de la diáspora
Paradiplomacia económica
Planificación estratégica
description Estágio curricular realizado no Departamento de Desenvolvimento Económico da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, doravante designada por CIM Alto Minho, integrado no Mestrado de Gestão das Organizações – Ramo Gestão de Empresas, promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estágio teve por objetivo uma análise académica de iniciativas de promoção internacional do território, instituições e empresas da região do Alto Minho, nomeadamente na identificação de Boas Práticas das relações entre as autoridades administrativas do Alto Minho e a sua Diáspora, no que respeita à na sua interlocução no intercâmbio de iniciativas de âmbito empresarial, social e cultural. O relatório resume as principais ações realizadas no Estágio, uma proposta de Modelo para uma Estratégia de Paradiplomacia Económica, intitulada Estratégia Alto Minho Global, em particular a proposta de uma Rede de Dinamização e Cooperação Económica com a Diáspora do Alto Minho, plataforma de comunicação ágil e flexível que agregue os sectores privado e público, terminando com uma conclusão do estudo realizado, incluindo referências a um Roadmap e principais recomendações para a implementação da Estratégia de Paradiplomacia Económica. No decorrer do estudo, são explorados os conceitos de Paradiplomacia Económica, Marketing Territorial e Marketing da Diáspora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28T17:16:04Z
2019-01-21T00:00:00Z
2019-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2148
TID:202179729
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2148
identifier_str_mv TID:202179729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131533096779776