Contributos para uma aproximação entre os pais e a escola : uma reflexão no contexto do Estágio Pedagógico, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mariana Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4734
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 10 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
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spelling Contributos para uma aproximação entre os pais e a escola : uma reflexão no contexto do Estágio Pedagógico, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)EscolaFamíliaPrática PedagógicaRelação Escola-FamíliaSchool-Family RelationshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 10 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa refletir sobre o nosso percurso em contexto de estágio, realizado em duas escolas, evidenciando, em particular, as práticas que incidiram na relação escola-família. O nosso trabalho procurou compreender os contributos de uma verdadeira aproximação entre a família e a escola. Neste sentido, primeiramente, este documento é sustentado por um quadro teórico, no qual apresentámos a forma como a perspetiva da família em relação à escola tem vindo a evoluir, gradualmente, ao longo dos tempos e vice-versa. Ainda neste cenário, elencamos exemplos de modelos explicativos do envolvimento parental, fazendo referência às suas vantagens, obstáculos e finalmente, propomos algumas estratégias de modo a se promover este envolvimento nas aprendizagens escolares dos educandos. À luz desta problemática, ao longo da nossa prática pedagógica procurámos promover experiências de aprendizagem que privilegiassem a interação entre a escola e família. O conjunto de atividades levadas a cabo no âmbito da temática que decidimos aprofundar neste relatório de estágio foram desenvolvidas em quatro diferentes esferas de interação que convocaram: 1) a criança/o aluno; 2) o grupo/a turma; 3) a escola e 4) a comunidade envolvente. Na tentativa de enriquecer o nosso trabalho e de conhecer as perceções dos docentes sobre esta temática, recorremos a uma investigação mista, levando assim à utilização de vários instrumentos de recolha de dados para que se tornasse possível alcançar os objetivos propostos previamente e por sua vez responder às questões delineadas. Deste modo, entrevistámos seis encarregados de educação, dois educadores e dois professores e realizámos um inquérito por questionários a 419 educadores e professores das escolas públicas do concelho de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, em São Miguel da Região Autónoma dos Açores. Também nos servimos da observação direta e analisámos alguns documentos que construímos ao longo das práticas pedagógicas, nomeadamente, as planificações e avaliações, bem como os documentos oficiais dos estabelecimentos de ensino onde se desenvolveu a prática pedagógica. Os resultados que emergiram deste trabalho demonstram que todos os agentes educativos têm a perceção da importância do desenvolvimento desta parceria entre a escola e família, partilhando da opinião que esta se assume como uma mais-valia no processo de aprendizagem dos alunos. Também conseguimos apurar que o nível de envolvimento varia consoante o nível socioeconómico dos encarregados de educação. Ao estabelecermos uma comparação entre a perceção dos educadores face aos professores, verificámos que estas estão em consonância, não se apurando grandes discrepâncias entre os dois grupos. Percebemos, no entanto, que o nível e a frequência do envolvimento parental é mais satisfatório e frequente no cenário da Educação Pré-escolar, comparativamente ao do 1.º Ciclo do Ensino Básico.ABSTRACT: This internship report was developed under the Master in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of basic education and aims to reflect on our journey in context stage, carried out in two schools, showing, in particular, the practices They focused on school-family relationship. Our work sought to understand the contributions of a genuine rapprochement between the family and school. In this regard, first, this document is supported by a theoretical framework in which we presented how the family perspective about the school has evolved gradually over time and vice versa. Even in this scenario, we list examples of explanatory models of parental involvement, referring to its advantages, obstacles and finally propose some strategies in order to promote this involvement in school learning of the students. In light of this problem, along our pedagogical practice we sought to promote learning experiences which focus on the interaction between school and family. The set of activities carried out under the theme we decided to deepen this stage report were developed in four different spheres of interaction that called for: 1) the child / student; 2) the group / class; 3) school and 4) the surrounding community. In an attempt to enrich our work and to know the perceptions of teachers on this issue, we turn to a joint investigation, leading to the use of multiple data collection tools that it might become possible to achieve the proposed objectives in advance and in turn respond the issues outlined. Thus, we interviewed six parents, two pre-school teachers and two elementary teachers and conducted survey questionnaires to 419 educators and teachers from public schools in the municipality of Ponta Delgada and Ribeira Grande, Sao Miguel in the Azores. We also serve in direct observation and looked at some documents we have built over the pedagogical practices, in particular, flat patterns and ratings. The results that emerged from this study demonstrate that all educators have the perception of the importance of developing the partnership between school and family, sharing the view that this is assumed as an asset in the student learning process. We also managed to ascertain that the level of involvement varies depending on the socioeconomic status of the parents. By establishing a comparison between the perception of educators face teachers, we found that these are in line, not hurrying major discrepancies between the two groups. We realize, however, that the level and frequency of parental involvement is more satisfying and often in the setting of pre-school education, compared to the 1st cycle of basic education.Lima, Jorge Manuel Ávila deFialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresAmaral, Mariana Sousa2018-06-18T12:19:47Z2018-05-102018-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4734201918595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:04.334091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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