A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alberto Manuel das Dores
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57542
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_2eab1d965df20adc33886bed85857303
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)História - Estudo e ensinoExpansão portuguesaAprendizagemDescobrimento do BrasilRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, intitulado A importância das fontes para o ensino da História– Da Conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500), documenta a minha experiência enquanto professorestagiário da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, cita no Vale da Romeira, Seixal, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário que habilita os seus mestrandos para a docência. Abordarei a teoria da Aprendizagem através de Conceitos de David P. Ausubel e a aprendizagem por descoberta de Jerome Bruner como principais influências da minha prática letiva, associadas a um particular enfoque na exploração e análise das fontes em sala de aula, como estratégia de ensino-aprendizagem. Esta abordagem procurou compreender como os alunos reagem e qual a importância da leitura e análise de fontes históricas em sala de aula, sejam elas propostas pelo manual adotado ou escolhidas pelo docente. Os temas lecionados, propostos pelas aprendizagens essenciais ou além delas, foram sempre tidos no âmbito do aprofundamento da disciplina de História, procurando criar condições favoráveis para a construção de um conhecimento histórico e, sem esquecer, uma abordagem de interdisciplinaridade através de um discurso rigoroso e científico que procurou evidenciar a importância da História no Ensino Básico. A prática letiva supervisionada tratou o domínio Expansão e Mudança nos séculos XV e XVI, subunidade Abertura ao Mundo, integrante do Programa de História do 8.º Ano do Ensino Básico.This Supervised Teaching Practice Report entitled The importance of sources for the teaching of History - A importância das fontes para o ensino da História– Da Conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500), documents my experience as a trainee teacher at Escola Básica Dr. António Augusto Louro, in Vale da Romeira, Seixal, within the scope of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle and Secondary levels, which enables his master's students to teach. I will approach the theory of Learning through Concepts by David P. Ausubel and discovery learning by Jerome Bruner as main influences of my teaching practice, associated with a particular focus on the exploration and analysis of written sources in the classroom, as a teaching strategy -learning. This approach sought to understand how students react and the importance of reading and analyzing historical sources in the classroom, whether proposed by the manual adopted or chosen by the teacher. The topics taught, proposed by the essential learning or beyond, were always taken within the scope of the deepening of the discipline of History, seeking to create favorable conditions for the construction of historical knowledge, without forgetting an interdisciplinary approach, through a rigorous and scientific discourse that sought to highlight the importance of History in 3rd Cycle levels. The supervised teaching practice dealt with the domain Expansion and Change in the 15th and 16th centuries, subunit Openness to the World, part of the History Program of the 8th.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaMonteiro, Alberto Manuel das Dores2023-05-23T14:48:53Z2022-11-042022-10-212022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:02.261451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
title A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
spellingShingle A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
Monteiro, Alberto Manuel das Dores
História - Estudo e ensino
Expansão portuguesa
Aprendizagem
Descobrimento do Brasil
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
title_full A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
title_fullStr A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
title_full_unstemmed A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
title_sort A importância das fontes para o ensino da história – Da conquista de Ceuta (1415) ao achamento do Brasil (1500)
author Monteiro, Alberto Manuel das Dores
author_facet Monteiro, Alberto Manuel das Dores
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alberto Manuel das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Expansão portuguesa
Aprendizagem
Descobrimento do Brasil
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História - Estudo e ensino
Expansão portuguesa
Aprendizagem
Descobrimento do Brasil
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
2022-10-21
2022-11-04T00:00:00Z
2023-05-23T14:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57542
url http://hdl.handle.net/10451/57542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134634646175744