Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1182 |
Resumo: | Este projecto orienta-se em torno de um corpo de trabalho simbólico que explora as relações entre arte e tecnologia. Ao incorporar o digital, resultado da crescente e progressiva artificialização da vida, a arte (des)configura-se e reconfigura-se. Nesta abordagem a tecnologia surge, para além da sua esfera instrumental, como foco e factor destabilizador. O mundo em transformação, o esforço despendido na adaptação aos novos media e uma deriva pessoal, servem de matéria para o desafio subversivo. Percepcionando primeiro as capacidades da tecnologia para de seguida transgredir: contrariando o seu determinismo, instigando o desvio, ou questionando o seu carácter quimérico, abrem-se novas frentes de produção poética e vinca-se uma dobra que acolhe e despoleta a sua apropriação crítica. Procura-se ainda desconstruir o fetichismo dos aparelhos, sem subestimar as suas infinitas potencialidades, retratando a nossa passagem feérica de nativos pré-digitais a seres virtuais. A substância deste trabalho é, assim, a reflexão sobre a tecnologia enquanto elemento condicionador da arte e da vida quotidiana, que aqui se deixam trespassar. ABSTRACT: This project focuses on a corpus of symbolic work that explores the relationship between art and technology. By incorporating digital media, a consequence of the increasingly and evergrowing artificiality of life, artwork shapes and reshapes itself. In this approach, technology emerges, beyond its instrumental character, both as the core of the projects and as a disturbing factor. The world in transformation, the efforts spent in adapting to the new technological media and a personal roam are the materials for the subversive challenge. By firstly realizing the potentialities of technology and then transgressing it: by opposing its determinism, by instigating the deviance or re-questioning its illusive character, new fields of action emerge for symbolic production and a fold for its critical appropriation is made. There is also an attempt of deconstructing the fetishism of the technical equipments without underestimating their endless potentialities, giving an account of our enchanted journey from pre-digital natives to virtual beings. Therefore, the substance of this work is a reflection upon technology as a conditioning factor of art and everyday life that (here) interpenetrate each other. |
id |
RCAP_2eb22f2fc171ff6967d0dacd4f2f328e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressãoCriação artísticaExpressão artísticaArte modernaArte digitalEste projecto orienta-se em torno de um corpo de trabalho simbólico que explora as relações entre arte e tecnologia. Ao incorporar o digital, resultado da crescente e progressiva artificialização da vida, a arte (des)configura-se e reconfigura-se. Nesta abordagem a tecnologia surge, para além da sua esfera instrumental, como foco e factor destabilizador. O mundo em transformação, o esforço despendido na adaptação aos novos media e uma deriva pessoal, servem de matéria para o desafio subversivo. Percepcionando primeiro as capacidades da tecnologia para de seguida transgredir: contrariando o seu determinismo, instigando o desvio, ou questionando o seu carácter quimérico, abrem-se novas frentes de produção poética e vinca-se uma dobra que acolhe e despoleta a sua apropriação crítica. Procura-se ainda desconstruir o fetichismo dos aparelhos, sem subestimar as suas infinitas potencialidades, retratando a nossa passagem feérica de nativos pré-digitais a seres virtuais. A substância deste trabalho é, assim, a reflexão sobre a tecnologia enquanto elemento condicionador da arte e da vida quotidiana, que aqui se deixam trespassar. ABSTRACT: This project focuses on a corpus of symbolic work that explores the relationship between art and technology. By incorporating digital media, a consequence of the increasingly and evergrowing artificiality of life, artwork shapes and reshapes itself. In this approach, technology emerges, beyond its instrumental character, both as the core of the projects and as a disturbing factor. The world in transformation, the efforts spent in adapting to the new technological media and a personal roam are the materials for the subversive challenge. By firstly realizing the potentialities of technology and then transgressing it: by opposing its determinism, by instigating the deviance or re-questioning its illusive character, new fields of action emerge for symbolic production and a fold for its critical appropriation is made. There is also an attempt of deconstructing the fetishism of the technical equipments without underestimating their endless potentialities, giving an account of our enchanted journey from pre-digital natives to virtual beings. Therefore, the substance of this work is a reflection upon technology as a conditioning factor of art and everyday life that (here) interpenetrate each other.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:34:57Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1182porCorreia, Pedro Luís Lopes Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:27:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:27:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
title |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
spellingShingle |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão Correia, Pedro Luís Lopes Pais Criação artística Expressão artística Arte moderna Arte digital |
title_short |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
title_full |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
title_fullStr |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
title_full_unstemmed |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
title_sort |
Arte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressão |
author |
Correia, Pedro Luís Lopes Pais |
author_facet |
Correia, Pedro Luís Lopes Pais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Pedro Luís Lopes Pais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação artística Expressão artística Arte moderna Arte digital |
topic |
Criação artística Expressão artística Arte moderna Arte digital |
description |
Este projecto orienta-se em torno de um corpo de trabalho simbólico que explora as relações entre arte e tecnologia. Ao incorporar o digital, resultado da crescente e progressiva artificialização da vida, a arte (des)configura-se e reconfigura-se. Nesta abordagem a tecnologia surge, para além da sua esfera instrumental, como foco e factor destabilizador. O mundo em transformação, o esforço despendido na adaptação aos novos media e uma deriva pessoal, servem de matéria para o desafio subversivo. Percepcionando primeiro as capacidades da tecnologia para de seguida transgredir: contrariando o seu determinismo, instigando o desvio, ou questionando o seu carácter quimérico, abrem-se novas frentes de produção poética e vinca-se uma dobra que acolhe e despoleta a sua apropriação crítica. Procura-se ainda desconstruir o fetichismo dos aparelhos, sem subestimar as suas infinitas potencialidades, retratando a nossa passagem feérica de nativos pré-digitais a seres virtuais. A substância deste trabalho é, assim, a reflexão sobre a tecnologia enquanto elemento condicionador da arte e da vida quotidiana, que aqui se deixam trespassar. ABSTRACT: This project focuses on a corpus of symbolic work that explores the relationship between art and technology. By incorporating digital media, a consequence of the increasingly and evergrowing artificiality of life, artwork shapes and reshapes itself. In this approach, technology emerges, beyond its instrumental character, both as the core of the projects and as a disturbing factor. The world in transformation, the efforts spent in adapting to the new technological media and a personal roam are the materials for the subversive challenge. By firstly realizing the potentialities of technology and then transgressing it: by opposing its determinism, by instigating the deviance or re-questioning its illusive character, new fields of action emerge for symbolic production and a fold for its critical appropriation is made. There is also an attempt of deconstructing the fetishism of the technical equipments without underestimating their endless potentialities, giving an account of our enchanted journey from pre-digital natives to virtual beings. Therefore, the substance of this work is a reflection upon technology as a conditioning factor of art and everyday life that (here) interpenetrate each other. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:34:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1182 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543367643365376 |