Educação integral e o programa mais educação: configuração das práticas educativas nas escolas da rede pública estadual de ensino do estado de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8823
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar como estão configuradas as práticas educativas em uma escola da Rede Pública Estadual de ensino do Estado de Sergipe, participante do Programa Mais Educação. O trabalho é composto de um referencial teórico sobre Educação Integral e Educação Integral no Brasil, incluindo a proposta do PME, uma análise das estratégias de trabalho que os responsáveis pela escola estudada programaram no Projeto Político Pedagógico para pôr em prática o PME. Há também uma pesquisa sobre o grau de envolvimento da comunidade na qual a escola está inserida na implementação das propostas do PME, uma caracterização do clima organizacional da instituição escolar quanto à execução das atividades promovidas pelo PME e uma avaliação dos resultados obtidos a partir das práticas educativas desenvolvidas pela escola estudada após a implantação do referido programa. O trabalho foi feito por meio de estudo de caso e usou para coleta de dados, inquérito e análise documental. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Sergipe Brasil e como resultado, evidenciou-se que a implantação do Programa Mais Educação na escola estudada permitiu uma melhoria nas práticas educativas, bem como um progresso no caminho da educação Integral.
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